Samuel John Stone (1839-1900)

Obra e Biografia

29/06/2012

Samuel John Stone (1839-1900) HPD nº 109

Nasceu: 25 de abril de 1839, Whitmore, Staffordshire, Inglaterra. Faleceu: 19 de novembro de 1900, Charterhouse, Somerset, Inglaterra.

Samuel John Stone é o autor da letra do hino HPD nº 109 Da Igreja é fundamento Jesus, o Salvador.

Nascido 1839, Stone, passou os primeiros treze anos no interior. Depois, mudou-se para Londres e estudou no Pembroke College, em Oxford, onde, além dos estudos, participava também ativamente de vários esportes. Mostrou grande talento poético. (BA 1862, MA 1872). Em 1862, depois de ordenado, ele tonou-se Cura ajudante numa igreja em Windsor.

Enquanto servia a igreja em Windsor, a “Controvérsia de Colenso”1 estourou. Stone sentiu que as suas ovelhas repetiam friamente o Credo Apostólico, sem realmente sentirem o sentido das palavras. Por isso ele escreveu em 1866 a coleção conhecida como, Lyra Fidelium, constituída de doze hinos sobre os doze artigos do Credo Apostólico. Um desses hinos é o que tem por título “Da Igreja o Fundamento”, que é baseado no artigo 9 do Credo, que dizia “Ele é a cabeça do corpo da igreja.” O hino era um reflexo da própria controvérsia. Tinha, originalmente sete estrofes, mas algumas partes foram omitidas, por conterem expressões pouco condizentes ao louvor.

Em 1870, Stone foi a Londres e trabalhou como auxiliar do pai, que também era um prelado da Igreja Anglicana na Igreja St. Paul. Em 1874 o pai faleceu, e John Stone tornou-se seu sucessor no bairro de Haggerstone, conhecido como um bairro pobre e necessitado. Ele foi muito querido pelo povo, e os moradores desse bairro ficaram tristes, quando, em 1890, com sua saúde enfraquecida, Stone foi transferido para outra igreja. No dia 19 de novembro de 1900 Stone faleceu, vitima de câncer.

A melodia é de Samuel Sebastian Wesley em1864 (*1810, +1876)

Fontes: Se os Hinos Falassem – Bill H. Ichter – Vol. IV – pág. 60 a 63 e www.cyberhymnal.org/

Nota: 1 John William Colenso (1814-1883), um prelado britânico, estava servindo como bispo anglicano em Natal, África do Sul. Ele era muito ativo na evangelização dos zulus, e defendeu as populações negras contra a dominação bôer. Suas interpretações críticas da Bíblia provocaram vivas polêmicas. Um comentário crítico dele, “O Pentateuco e o Livro de Josué”, foi publicado em 1862 e provocou uma grande controvérsia. Quem não gostou os ensinos de Colenso foi o seu superior, o Bispo Gray, Bispo da Cidade do Cabo. Ele demitiu Colenso das suas funções. E este apelou à sede da Igreja em Londres. Quem se interessou muito pela polêmica foi um outro membro da Igreja Anglicana, o Rev. Samuel John Stone, que naquela época estava iniciando o seu ministério.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15682
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br