Santificados por Deus

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 2 Tessalonicenses 2.13-17

Devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fá na verdade”. (v. 13)


Por isso também devemos considerar santos e colocar ao lado de Cristo aqueles que recebem sua palavra, levam-na a sério e a confessam, de modo especial na hora da tentação e da perseguição, mesmo que sejam pessoas fracas e miseráveis, que não aparentam nenhuma santidade especial. Porque as pessoas simplesmente não trazem uma inscrição na testa. Dizendo quem é justificado, santo, e quem não é. Mas isso sabemos: onde a palavra está presente e produz fruto, assim que, por causa da mesma, se está disposto a sofrer o que for preciso, ... ali, certamente, também existem santos de verdade.
Agora, a falsa humildade dos que procuram a santidade pela obras, diz assim: “Oh, não, Deus me livre, como poderia alguém ser tão atrevido e deixar que o chamem de santo?! Não somos todos uns pobres pecadores?” Resposta: Tudo isso é resultado daquela velha ilusão: quando se ouve a palavra “santo”, as pessoas só pensam em obras grandiosas e olham para os santos no céu, como se esses tivessem merecido a santidade por conta própria. Mas nós dizemos que os verdadeiros santos de Cristo têm que ser pecadores dos bons e dos grandes; devem continuar sendo santos que não se envergonham de orar o Pai-nosso, dizendo: “Santificado seja o teu nome, venha o teu reino, perdoa-nos as nossas dívidas, etc.”, pois reconhecemos que o nome de Deus não é santificado em nós co mo deveria, que seu reino não veio e que sua vontade não é feita. Eles são chamados santos não porque estão sem pecado, ou se tornam santos por meio de obras. Justamente o contrário: em si mesmos e com todas as suas obras não passam de pecadores e estão condenados; mas, tornam-se santos através da santidade alheia, a saber, a de Cristo Senhor, a qual, por meio da fé, lhes é presenteada e passa a ser deles.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Santificado e Conservado na Verdadeira fé
Deus assiste na congregação divina Salmo 82
Sede Santos 1 Pedro 3.8-15
Santos em Cristo 1 Coríntios 6.9-11
Santificado por Deus 2 Tessalonicenses 2.13-17
Santificados pela fé Atos 26.12-18
Ainda não Filipenses 3.12-16
Na oficina de Deus João 15.1-5
Crer na salvação Romanos 8.12-17

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses II / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22241
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br