Sergio Matos

Obra e Biografia

29/06/2012

Sergio Matos - HPD 436 (L+M)

   Sérgio Paulo Ferreira de Matos é autor do hino “Ó vinde vós, os povos, de todas as nações...” (HPD nº 436). Ele é neto do Pastor João de Deus Ferreira, um dos Pastores Baptistas pioneiros em Portugal. Sérgio seguiu os passos do avô e se tornou pastor. Está atendendo uma comunidade da Igreja Evangélica Maranata no norte de Portugal.

Este hino, intitulado Convite à liberdade, foi escrito e composto por Sérgio Matos na década de 1970, no contexto da Revolução dos Cravos , quando o jovem estudava na Universidade da cidade do Porto, onde ele era co-fundador e participante ativo do Grupo Bíblico Universitário de Portugal (GBUP) ,

Sérgio Paulo Ferreira de Matos graduou-se como Bacharel em Letras no ano de 1974 e depois ainda conquistou as seguintes habilitações:
- Doutor em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Funções e atividades acadêmicas:
- Docente (professor auxiliar sem agregação)

Fontes: http://br.dir.groups.yahoo.com/group/mmc/message/76790
http://olhaioliriodocampo.blogspot.com/2011/02/os-meus-hinos-queridos-7.html
http://www.gaia.unisla.pt/1011/index.php?option=com_content&task=view&id=316&Itemid=925

Notas:

1  Revolução dos Cravos foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas.

2  A data do início do GBU é incerta, provavelmente no final dos anos sessenta. O ano de 1970 é assinalado pelos membros como o início do GBU pela chegada de Alexandre Araújo, o primeiro obreiro, da IFES, a dar consistência ao movimento.
Data do início oficial, perante o Estado: 27/05/76, data da publicação dos Estatutos no Diário da República.
Local da realização da Escritura Pública: 4º Cartório Notarial do Porto, em 13/03/76.
Membros que assinaram a escritura: Manuel Pedro de Almeida Duarte; Fernando Adolfo Serra de Sousa Pinheiro; Maria Celeste Mendes Jorge; Sérgio Paulo Ferreira de Matos; Isabel Rosa Pereira de Almeida Pinheiro; João Alfredo Figueiredo Duarte.
http://www.gbu.pt/conteudos/SystemPages/page.asp?art_id=270
 

 


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18195
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br