Salmo 147.12-20 - 2º Domingo após Natal - 04.01.2015

Caderno de Cultos 2015

04/01/2015

04/01/2015- 2° Domingo após o Natal
Pregação: Sl 147.12-20; Leituras: Ef 1.3-14; Jo 1.(1-9)10-18
Pa. Daiane Mariléia Baade – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! Ou Boa Noite!
Palavras de saudação encontramos em Efésios 1.6: “Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho.” É por essa graça, por esse amor que nós nos reunimos em culto. Buscamos aqui nos fortalecer em nossas fraquezas, buscamos aqui a misericórdia maravilhosa de Deus, buscamos aqui conhecer a vontade do Pai e fazer dessa vontade a nossa razão de viver. Buscamos aqui esse amor, que ele nos seja concedido mais uma vez nesta celebração. Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Título do Hino

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Graça e Paz da parte de Deus Pai, Filho e Espírito Santo seja com todos e todas. Aqui estamos em nome desse Tríno Deus. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Título do Hino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confessamos a Ti Deus, todo-poderoso, que pecamos em pensamentos, palavras, atos e omissões, desrespeitando a sua vontade e não vivendo conforme a Boa Nova anunciada pelo seu Filho, segundo a qual deseja que todos e todas tenhamos vida eterna. Como comunidade, como corpo de Cristo necessitamos de Ti. Que a nossa maior riqueza seja compreendida e assim também praticada, a nossa fé. Compadeça-Te Senhor Deus, em nome de teu Filho Jesus Cristo, perdoa-nos todos os pecados e conceda-nos a força do teu Espírito Santo para melhorarmos de vida. Suplicamos humildemente pelo perdão dos nossos pecados. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra de graça e misericórdia encontramos em Efésios 1.7: “Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus.” Nessas palavras encontramos a paz que nosso coração anseia, encontramos o perdão, o amor verdadeiro e incondicional. Que assim seja! Amém.

KYRIE
Pelas dores do mundo, pelos males que causam dor, injustiça, violência, e todo tipo de sofrimento nós nos prostramos a Deus em oração e pedimos que nos olhe e nos guarde diante destes males, e fazemos isso cantando...

Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
“É bom cantar louvores ao nosso Deus, é agradável e certo louvá-lo” Salmo 147.1
Por essa razão louvemos a Deus cantando

Glória ao Cordeiro – HPD 2 - 471

ORAÇÃO DO DIA
Deus bondoso, tu tens em tuas mãos todo o vasto mundo. Tu podes transformar corações e atitudes, conforme o teu agrado. Concede-nos a graça da fé que nos permite experimentar teu abraço e tua proteção, e que nos dá a força para buscar a paz que une e refaz. Tu que estivestes com o teu povo quando ele esteve em aflição e em tormentos, Tu que sempre te mostras caminhando junto com aqueles que querem viver o teu evangelho, esteja agora nos orientando e auxiliando quando estaremos ouvindo a tua palavra e a tua mensagem de amor e salvação. Isto Te pedimos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica EFÉSIOS 1.3-14

Leitura do Evangelho
Aclamação do Evangelho
Leitura do Evangelho JOÃO 1.(1-9)10-18;

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO - SALMO 147.12-20

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo seja com todos e todas! Amém.

Estimada comunidade!

Estamos iniciando um novo ano, e cada novo ano nós depositamos esperanças de que este seja tão bom quanto o anterior ou ainda melhor. A ideia é sempre olhar para o novo com a expectativa de que ele traga boas novas. Que bom que temos essa esperança. Que bom podermos crer nisso.

Nestes dias que agora nos preparamos para voltar a rotina normal dos nossos dias um texto sobre o livro de Salmos é que nos acolhe, vamos ouvi-lo

Leitura de Salmos 147.12-20

Este texto é um hino de louvor a Deus. Se repararmos bem os últimos Salmos da nossa Bíblia são todos de louvor, desde o Salmo 145 até o 150. E neste tempo de olhar para o horizonte com esperanças renovadas, esse texto vem ao nosso encontro e nos lembra de um famoso ditado popular: “quem canta seus males espanta”... e nós cantamos muito, cantamos lavando o carro, cantamos fazendo faxina, cantamos caminhando nas ruas com fone de ouvidos nas orelhas (esse último os jovens fazem ainda muito mais), cantamos no chuveiro, cantamos com o rádio ligado, cantamos só por cantar e cantamos muito. Coisa boa é se reunir com os amigos e a família e pegar o violão e cantar, sem medo de errar, sem medo de estar desafinado, somente cantar e embriagar a alma com esse dom maravilhoso que Deus nos deu, a música.

Porém, apesar de toda essa lindíssima cantoria, algumas coisas podem entristecer ao nosso Deus.
1° - Há muitos cantos que não honram em nada o nome de Deus, há muitos cantos que nem deveriam ser considerados cantos, pois denigrem a imagem do ser humano e, portanto, denigrem também a imagem de Deus, pois somos a imagem e semelhança do nosso Deus. Portanto, meus queridos, que cantemos somente o que enobrece alma e, por consequência, enaltece ao nosso Deus. Isso não significa aqui cantar só canções gospel ou hinos de igreja, afinal há muita música que fala de Deus, sem que use o seu nome, há muita música que fala de quem nós somos, como pensamos e que não agridem o nome de nosso Deus, mas nos fazem refletir. Mas há muita música que fere á dignidade humana e estimula violência, libertinagem e falta de respeito com toda a criação e criatura de Deus. Creio não ser preciso citar exemplos. Nós pessoas cristãs sabemos bem qual canção alegra nosso Deus e qual o entristece.

2° - outra coisa que entristece a Deus é quando nós não o louvamos de todo o nosso coração.
Conhecemos muitas músicas de cor e cantamos em alto e bom tom aos quatro cantos da terra, mas porque na hora de louvar a Deus, na igreja ou em encontros comunitários, somos tímidos e nossas vozes quase não saem?

Louvar a Deus não significa apenas cantar, significa cantar com toda a alma, significa colocar em cada palavra cantada a emoção de poder cantá-la. Não significa agora gritar, mas significa cantar sem medo, cantar sabendo que esse louvor é pra Deus e não para as outras pessoas em volta. Significa poder desafinar, Deus afina seu ouvido para nos ouvir, ele aceita nosso louvor mesmo que o dó esteja meio torto, ou que o fá não esteja no lugar certo. Ele aceita nosso louvor mesmo que não sejamos tenores e sopranos cantando, mesmo que não tenhamos a voz da Paula Fernandes ou do puxador de cantos na igreja.

Uma das belíssimas heranças da Reforma é o canto comunitário. Lutero escreveu muitos hinos e cantava incentivando sua comunidade a cantar com o coração em alegria e devoção. Que bom termos essa herança, que não deixemos que ela se perca neste mundo pós-moderno onde uns se sobressaltam com seus dons musicais e outros se encolhem nos bancos por não terem o dom da música tão aflorado.

Sei que há entre nós, membros das igrejas luteranas, muitas pessoas que criticam quem não sabe cantar. Sei que houve e continuará havendo alguns que digam “você não canta nada”, “você está desafinado”, “sua voz me atrapalha para cantar”, e assim muitos outros comentários cruéis e parecidos com esses. E isso faz com que, entre nós, haja muitos que hoje não cantam porque foram reprimidos em algum momento da vida.

Que pena que existam pessoas que usam do seu maravilhoso dom para humilhar o outro. Não deveria ser assim, pois mesmo quem é desafinado por natureza pode aprender a cantar quando alguém que sabe se prontifica a ajudar. Nada melhor do que cantar muito, nossos ouvidos aprendem a musicalidade somente através do treino, e como a gente treina? Cantando muito!

Eu, pastora Daiane, não nasci com a musicalidade a flor da pele, mas hoje já me viro muito melhor do que há alguns anos atrás, e isso só foi possível porque permiti ao meu ouvido aprender a ouvir e, consequentemente, a cantar.

Quem canta seus males espanta... cantemos ao nosso Deus nesse início de ano espantando nossos males, adorando-o pelas bênçãos todas que já recebemos, louvando com toda a nossa alma. E que assim possamos deixar 2015 vir com todos os seus desafios e todas as suas alegrias. Amém.

HINO
251 – HPD 1 – eu canto quando bem quiser

CONFISSÃO DE FÉ
Diante da Palavra ouvida e pregada confessemos que cremos nestas promessas do nosso Tríno Deus com as palavras do Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário – Título do Hino


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Deus renova a Tua presença entre nós, na oração e no testemunho comum de teu povo.
Intercedemos pela nossa nação brasileira. Para que efetivamente trabalhem para o bem de todas as pessoas, construindo justiça e paz.
Senhor, intercedemos pelas igrejas cristãs que atuam no nosso país. Em especial, a IECLB. Faça com que nossas lideranças tenham clareza a respeito de seu papel, trabalhem em favor dos sinais de teu Reino no mundo e não lhes falte esperança, fé e amor na tarefa que assumiram.
Intercedemos pelos idosos, pelos enfermos, pelos que lutam com seu orçamento apertado ou insuficiente. Concede a cada qual o que necessita: saúde, esperança, alento, coragem, sustento, dignidade. E usa-nos como tua comunidade para sermos o braço estendido aos que necessitam.
Intercedemos por todos os povos e raças, por através das barreiras que nos separam, reconcilia-nos, ó Cristo, por Tua cruz.
Intercedemos pelos os que sofrem opressão e violência, pedimos Teu poder Libertador. Por Jesus Cristo, teu Filho, que contigo e com teu espírito vive e reina, agora e sempre. Pai Nosso...

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que a chama do Espírito Santo aqueça nossos corações, para que amemos nosso próximo;
Que a chama do Espírito Santo ilumine nosso caminho, para que vivamos a verdade;
Que a chama do Espírito Santo se eleve dentro em nós, para que clamemos por liberdade;
Que a chama do Espírito Santo nos reúna, para que proclamemos a Tua existência. (+) Amém.

ENVIO
Nosso compromisso como cristãos e cristãs não termina neste culto. Ele continua no serviço, na oração, no consolo e no amor que prestamos ao mundo no nosso dia-a-dia. Deus, assim, nos envia com o seu Santo Espírito. Na confiança que Ele está conosco, vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino


Autor(a): Daiane Mariléia Baade
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Natal
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 147 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 31256
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br