Wilhelm Hey (1789-1854)

Obra e Biografia

29/06/2012

Wilhelm Hey (1789-1854) HPD nº 236

Nasceu: 26 de março de 1789, em Leina (perto de Gotha), Alemanha). Faleceu: 19 de maio de 1854, em Ichtershausen, (perto de Arnstadt), Alemanha.
Filho do pastor H. A. Hey, em Leina, Wilhelm freqüentou o ginásio em Gotha a partir de 1802 e estudou nas Universidades de Jena e Göttingen desde 1808. Formou-se licenciado em Teologia em 1811. Depois trabalhou como tutor em Appeltern, próximo de Nijmegen (Países Baixos), 1814 como professor num internato em Gotha, e a partir de 1818 como pastor em Töttelstedt (perto de Gotha). Em 1827 assumiu o cargo de pregador na Corte em Gotha, onde ele, como fiel testemunha de Jesus, desenvolveu um trabalho abençoado numa época de racionalismo frio. Suas prédicas atraíram grande número de ouvintes. Por isso, em 1832, ele foi transferido para Ichtershausen e designado para o cargo de Superintendente. Ali também lutou por um cristianismo autêntico, fundou uma Sociedade Teológica e venceu, em grande parte, o racionalismo entre os pastores de sua área. A Faculdade de Teologia da Universidade de Heidelberg conferiu-lhe em 1847 o título de Doutor honoris causa.

Wilhelm Hey tornou-se conhecido como autor de fábulas, contos e poesias principalmente para crianças. Alguns hinos de sua autoria são:

Alle Jahre wieder, kommt das Christus Kind (Sempre todos os anos vem a nós Jesus)

Aus dem Himmel ferne, wo die Englein sind (Do céu distante, onde estão os anjinhos)

Glöcklein klingt, Vöglein singt (O sininho soa, o passarinho canta)

Vöglein im hohen Baum, klein ist's, ihr seht es kaum (Pássarinho no alto da árvore)

Weißt du, wie viel Sternlein stehen (Sabes, quantas estrelinhas)

Wenn auch vor deiner Thür einmal (Quando diante de tua porta)

Wenn je du wieder zagst (Quando uma vez desanimares)

Wen Jesus liebt, der kann allein recht fröhlich sein (Quem é amado por Jesus)

Wie fröhlich bin ich aufgewacht! (Acordei tão feliz!)

 

No HPD sob nº 236 temos somente Sabes quantas estrelinhas lá no firmamento estão? = Weißt du, wie viel Sternlein stehen (EG 485) de 1837, com uma melodia popular de 1818. O hino ensina: Aquele que criou estrelas e nuvens, moscas e peixes vê e ama a ti também.

Fontes: www.cyberhymnal.org/ e Friedrich W. Bautz Hey, Wilhelm em BBKL Volume II (1990), Coluna 803 www.bautz.de/bbkl
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15581
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br