Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Filipenses 3.17-4.1 - 2º Domingo na Quaresma - 24/02/2013

Caderno de Cultos 2013

24/02/2013

24/02/2013 – 2º Domingo na Quaresma
Gn 15.1-12;17-18; Lc 13.31-35; Pregação: Fp 3.17-4.1
P. Tiago Hugentobler Ayres – Rurópolis

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Que a vontade soberana de Deus que trouxe cada um de vocês até aqui neste dia possa ser concretizada de forma mais intensa por meio do nosso testemunho a respeito das Verdades que nos serão reveladas neste momento de culto e adoração a Majestade de Deus. Que possamos todos nos colocar diante do Todo-Poderoso em humildade e com o coração quebrantado, e que assim, possamos ser preenchidos pelo seu Espírito. E nesse espírito, iniciemos este culto louvando o nome de Deus cantando:


CANTO DE ENTRADA (Livre escolha)

SAUDAÇÃO
Que a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com todos e todas vocês. Amém

CONFISSÃO DE PECADOS

A Palavra de Deus é espelho para nosso coração. Olhemos agora para o mais íntimo do nosso ser, pois nada podemos esconder de Deus. E entreguemos tudo o que pesa em nosso coração nas mãos do Santo de Israel. Entre cada uma das nossas confissões cantaremos: Tem, Senhor, piedade. Oremos

Pai Amado, porque não obedecemos teus mandamentos, não te amamos de todo o nosso coração nem te buscamos, deixando de lado a tua Palavra e nos fazendo de surdos para a Tua vontade, nós te pedimos:
C: Tem, Senhor, piedade. 3X
Senhor Eterno, porque não honramos nossos pais e os nossos superiores, porque não os servimos em obediência, mas temos má vontade para com eles, perdoai-nos, quando juntos cantamos:
C.: Tem, Senhor, piedade. 3X
Misericordioso Deus, perdoa-nos porque somos assassinos, adúlteros, ladrões e caluniadores. Pois, mesmo que não pratiquemos o mal com nossas ações, nossos pensamentos e desejos são imersos nesses pecados, ofendendo assim a tua justiça e atraindo sobre nós a tua Ira. Perdoai-nos quando juntos cantamos:
C.: Tem, Senhor, piedade. 3X
Justo Juiz, não olhe para as nossas falhas, mas lembra-te da tua imensa misericórdia. Não consideres a nossa injustiça, mas lembra-te do teu amor. Isso que nós te pedimos por Jesus Cristo. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
A todos aqueles que confessaram seus pecados com sinceridade a Deus e deles se arrependeram de coração eu anuncio que os vossos pecados estão perdoados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


ORAÇÃO DO DIA

Senhor Deus Pai, Supremo sobre todo Universo, assim como no tempo dos apóstolos e mártires fortaleceste a tua Santa Igreja para que ela permanecesse fiel no testemunho de Jesus Cristo, assim nós te pedimos que estejas ao lado desta comunidade nos confirmando sempre no caminho da Verdade, do Amor e da Justiça. Que não nos desviemos dele, seduzidos por qualquer uma das muitas vozes que tentam nos afastar do teu Amor, mas que possamos permanecer leais ao nosso Rei e Salvador Jesus Cristo, do qual esperamos ansiosamente o retorno. Em nome dele é que te pedimos essas coisas quando juntos dizemos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

Aleluia (de pé)

Primeira Leitura: Lucas 13.31-35 (após a leitura do Evangelho convidar a comunidade para sentar-se)

Hino: (Livre escolha)

Segunda Leitura: Gn 15.1-12,17-18

Hino: _________________
PREGAÇÃO
Leitura Bíblica: Filipenses 3.17-4.1

Que a Graça e a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos e todas vocês. Amém
Nós vivemos em tempos de crise. As velhas verdades parecem não ter mais sentido para as gerações mais jovens. Não é difícil muitas vezes nós ouvirmos uma pessoa que insiste em certos padrões morais e éticos ser tachada de “cabeça fechada” ou ainda de “moralista”. Isso porque hoje em dia o ser humano cada vez menos conhece os limites que separam o prazer do pecado, o certo do errado, o verdadeiro do falso.
Vivemos em uma era onde a Bíblia permanece engavetada, mas o televisor sempre ligado. Onde calamos a voz de Deus e preferimos ouvir as inúmeras vozes que nos guiam por caminhos de prazer fácil e barato, sem se importar com as conseqüências que deles decorrem. Isso porque substituímos a busca pela Verdade pelo prazer imediato, porque a Verdade é difícil de encontrar, mas o prazer, em compensação, pode ser facilmente vendido em qualquer loja, shopping-center, cinema, bordel ou bar.
Diariamente somos obrigados a engolir essa nova mentalidade que nos é empurrada pela mídia, que estabelece os novos padrões de moralidade do nosso povo. Se perguntarmos a um jovem, ou até mesmo a um adulto quais são os modelos que ele procura se inspirar em sua vida, que resposta obteremos? Muito provavelmente ouviremos nomes como Neymar, Ronaldinho Gaúcho, oi ainda um dos famosos heróis do Big Brother. E por quê? Porque são exemplos de pessoas com muita popularidade, dinheiro, que têm muitas mulheres e podem fazer o que quiserem e assim têm uma “vida feliz”, segundo a mentalidade moderna. E são esses heróis da modernidade que estabelecem nas mentes vazias das pessoas os critérios do que nós devemos fazer para sermos pessoas como eles: famosas, populares e ricas e assim termos prazer em nossas vidas.
Assim, todos acham muito bonito quando, por exemplo, um homem sai com várias mulheres, sem ter nenhuma responsabilidade, apenas querendo “curtir a vida”. Ou ainda acham engraçado quando alguém consegue trair a confiança do seu cônjuge sem esse descobrir, ou ainda quando alguém, com esperteza, engana seu próximo obtendo um lucro as custas dele. Tudo isso é louvado como bom, porque, afinal, o que importa é encontrarmos o prazer a todo custo, porque sentir prazer é um direito de todos nós. E o pior, cada vez mais esse tipo de comportamento é considerado normal.
Tendo isso em mente, podemos observar como a pregação do apóstolo Paulo é poderosa e cheia de significado para nossos dias. Ela aponta ao mesmo tempo o nosso pecado e futilidade e mostra em que direção devemos ser convertidos para encontrarmos o verdadeiro sentido desta existência.
Ele condena com muito rigor aqueles que fazem dos prazeres o seu objetivo último nessa vida. Esses não passam de escravos do seu próprio pecado, pois preferem seguir sua própria natureza pecadora ao invés de seguirem a Deus.
Mas nós, cristãos e cristãs não devemos ser assim. O parâmetro da nossa vida não é colocado por este mundo terreno nem pelas pessoas que nos cercam, mas pelo mundo celestial. Nossa vida não é baseada no prazer passageiro, mas na busca do Deus Eterno, que tem consigo a Palavra da Vida Eterna.
Vocês não foram criados para terem suas vidas desperdiçadas ao vento, seguindo as modas passageiras ou ídolos vazios, nossa existência é muito curta para que a percamos com futilidades, pois todas essas coisas apenas nos desviam daquilo que Deus tem preparado para nós. Nós marchamos rumo a vida eterna, ao paraíso celeste, a Vida Verdadeira que nos é oferecida todos os dias em Jesus Cristo, e a qual, um dia, na glória eterna do Reino de Deus, poderemos viver plenamente.
Mas enquanto esse tempo não chega, sigamos o conselho do apóstolo e fiquemos unidos com Cristo, para que não percamos o rumo. Tenhamos Cristo sempre presente na nossa vida, e sigamos seu exemplo, permitindo que o Espírito de Deus opere em nossa vida de modo que conformemos a nossa vida com a de Cristo.
E que Deus, Pai, Filho e Espírito Santo vos guarde nessa Palavra. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ
Com o coração humilde e sincero, confessemos a nossa fé em Deus dizendo:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
HINO:

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivação
Uma das obras da caridade cristã é a intercessão que fazemos pelos nossos irmãos e irmãs e por todas as pessoas que sofrem e carecem do apoio divino. Neste espírito, queiramos entregar a Deus as nossas intercessões. (Entre cada uma das intercessões, canta-se: ouve nossa oração e atende a nossa súplica) Oremos:

Senhor, lembramos neste momento da nossa Igreja, IECLB, suas lideranças e também de todas as nossas autoridades civis, e pedimos que tu as protejas e guies para que elas exerçam sua autoridade com justiça e acima de tudo se coloquem em verdadeira obediência a tua Vontade. Por isso pedimos:
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa suplica.
2X
Pai Eterno, por todos os irmãos e irmãs que sofrem por algum motivo de falta de saúde, seja física ou espiritual, ou ainda pela perda de um ente querido, pelo desemprego, fome ou miséria, por eles nós rogamos, que possam sentir teu consolo e tua mão os amparando e protegendo, e que possam ter em suas vidas tudo o que necessitam para viver. Por eles nós te pedimos:
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Senhor, tuas mãos nos criaram e teu sopro nos deu vida, tu nos conheces melhor do que nós mesmos e por isso, confiamos que sabes melhor do que nós aquilo que realmente necessitamos. Crentes da tua misericórdia e amor por nós, queremos entregar estes pedidos em tuas mãos, unindo as nossas vozes e corações, dizendo:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor vos abençoe e vos guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós, que o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a sua paz. Assim te abençoe o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, o único santo e verdadeiro Deus. Amém


ENVIO
Ide na paz do Senhor e servi a Deus em palavras e ações. Amém


 


Autor(a): Tiago Hugentobler Ayres
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 2º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 17 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 18745

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br