Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

João 5.1-9 - 6º Domingo da Páscoa - 05/05/2013

Caderno de Cultos 2013

05/05/2013

05/05/2013 - 6º DOMINGO DE PÁSCOA
Sl 67; Ap 21.10,22-22.5 Pregação: Jo 5.1-9
Elton e Giseli – Lucas do Rio Verde - MT

ACOLHIDA
“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação.” (Sl 67.1 e 2)
Este é o nosso Deus. Ele é fiel no cumprimento de suas promessas, e o seu desejo é abençoar todas as nações. Sejamos nós, comunidade que acolhe, comunidade que proclama a todas as pessoas esta boa notícia.

Assim, queremos acolher todas as pessoas que neste culto nos visitam.

CANTO DE ENTRADA
Na certeza de que Deus está presente cantamos com alegria e gratidão em nossos corações.
Nº 336 – HPD II – Quando o povo se reúne
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO (De pé – levantam aquelas pessoas que puderem)
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
Muitas vezes acreditamos que nosso socorro vem daquilo que sabemos, da força do nosso braço ou mesmo das relações de influência. Mas precisamos lembrar que o nosso socorro vem unicamente do Senhor, que fez o céu e a terra.

CONFISSÃO DE PECADOS
A palavra de Deus nos diz que se confessamos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados e injustiças. Crendo nessa promessa confessemos os nossos pecados.
Deus nosso Pai bendito e misericordioso! Diante de ti estamos neste culto para confessar que somos pecadores e que necessitamos do teu perdão. Confessamos-te todos os nossos pecados e iniqüidades que cometemos em pensamentos, em palavras e ações, com as quais a qualquer hora, causamos a tua ira, merecendo o teu castigo temporário e eternamente. Senhor tu nos conheces e sabes que somos limitados e que insistentemente confiamos na força do nosso braço. E sempre que isso acontece nos machucamos e machucamos aqueles e aquelas que estão ao nosso redor. Abre Senhor, os nossos olhos, e dá-nos coragem para confiarmos apenas em Ti, pois em Ti esta a vida. Em Cristo Jesus, Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.” (Sl 130.3-4) Amada igreja, diante de Deus, somos pecadores e pecadoras, e não há justiça em nós mesmos, mas Deus, na sua infinita misericórdia perdoa a todos e todas nós, que com coração sincero buscam por seu perdão. Creia, que no nome de Jesus, todos os seus pecados foram perdoados.

KYRIE
Perdoados, queremos lembrar das pessoas que sofrem, cantando o Hino Nº 341 – HPD II - Tem Piedade

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nº 346 – HPD II – Glória
ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus e Pai, louvamos-te pela oportunidade de hoje em culto nessa comunidade lembrar da tua grande obra redentora que realizaste em Jesus Cristo. Teu povo que andava perdido foi salvo da morte e do pecado pela graça que tu nos ofereceste na cruz. Conduze-nos com tua mão para que dependamos só de ti e continuemos com a certeza da ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, e dessa forma creiamos também na nossa ressurreição. Ensina-nos a depender somente de ti, dá-nos coragem para vencer os nossos medos, e derrama por meio do Santo Espírito o teu amor em nossos corações. É o que te pedimos por Jesus Cristo ressurreto, nosso Salvador e Senhor. Amém

CANTO (Para as crianças)
Nº 485 - HPD II – Salmo 92 (É bom dar graças)
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DA PALAVRA
A palavra de Deus é orientação no caminho da vida. Por isso a ouvimos com devoção

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 – HPD II – Pela palavra de Deus

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: At 3.12-19
2ª Leitura Bíblica: 1Jo 3.1-7

Versículo de aclamação: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17.17)

3ª Leitura Bíblica: Lc 24.36b-48

PREGAÇÃO
João 5:1-9

Temos aqui um grupo de pessoas que se reunia na volta do tanque
Eram todos judeus, portanto tinham as mesmas crenças e todos ali estavam marcados pela enfermidade, todos estavam enfermos. Então dois grupos marcados pela enfermidade,

E Jesus esta passando por ali. Fico imaginando que oportunidade para aquelas pessoas. A partir do evangelho de João conseguimos percebemos em primeiro lugar, que Jesus não foi reconhecido. João nos conta que Jesus resolveu passear pelos pórticos, e ai passa pelo lugar que está o paralitico, quantos seres humanos estavam ali, eles não reconheceram Jesus, provavelmente nem o viram, certamente nem o viram.

Imagine você que esteja enfermo e que a única possibilidade é um tanque, num determinado lugar e você foi informado do seguinte: que o tanque esta lá, a água esta sempre parada mas que de quando em quando, sem aviso o anjo aparece por lá...

Não, você não vai ver o anjo, ele vem invisível, mas ele vem, e ele vai mexer a água, então você tem que ficar olhando a água, quando a água se mexer você tem que pular na água e tem mais, você tem que ser o primeiro...

Porque naquele tanque o primeiro é sempre o único, não tem segundo, o primeiro que entra é curado, depois, só quando o anjo voltar, sabe Deus quando.

Agora imagine e quadro de tensão, esta todo mundo de olho no tanque de água parada aguardando esse bendito anjo que não tem agenda ou se tem ninguém sabe quando ele virá. Sabe Deus quando que ele vem! Então qual a única possibilidade que eu tenho? Ficar aqui, atento. Atento, o tempo todo atento, olhando para essa água parada... Porque quando a água for movida você tem que pular...

Primeiro você tem que estar atento. Mas segundo, e mais importante você tem que estar próximo, o mais próximo que você puder. E terceiro lugar, todos ali, são seus concorrentes. Não espere ajuda, não espere solidariedade, todos estão buscando exatamente o que você, serem os primeiros, ou seja, serem os únicos.

Porque naquele tanque só tem um lugar, o primeiro é único, não tem lugar para 2º, 4º, 5º... Só tem lugar para o primeiro. Só tem um lugar...

Chegou entrou, foi curado, você sai, dá graças a Deus por estar ali na hora em que o anjo desceu e você estava lá e pulou... Lamenta pelos demais, deseja que o anjo não demore muito que ele volte logo, deseja sorte aos que ficam e vai embora.

Fico lembrando outros textos que relatam historias onde Jesus esteve presente e as pessoas percebendo Jesus, não perdem a chance de ter um encontro com Ele. E quando isso acontecia não importava quem é o ultimo e quem é o primeiro, porque Ele sempre tem tempo para quem tem tempo para Ele.

E quando Jesus estava no tanque, é a grande chance para todos aqueles homens e mulheres que estavam ali, tal como tiveram outras tantas pessoas.

Mas eles não tinham tempo para Jesus, eles não tinham tempo para Jesus assim como não tinham tempo um para o outro, e só tinham tempo para si mesmo e olhos para a cisterna de água parada.

Que coisa extraordinária que pode acontecer com os seres humanos, e como os seres humanos podem ser diferentes apesar de estarem na mesma condição. Como podem reagir de forma absolutamente distinta embora estejam passando pela mesma situação, uns absolutamente solidários enquanto outros absolutamente egoístas.

Em Betesda eles não têm tempo para Jesus, por isso Jesus curou um homem só, e que homem Jesus curou, ele curou um homem que não está mais olhando para o tanque, portanto tinha tempo.

Tanto é que Jesus pergunta pra ele: você quer ser curado? E agente pensa que Jesus esta fazendo uma pergunta retórica. É claro que ele quer ser curado, afinal todo mundo que esta no tanque quer ser curado, alias esta lá disputando com todo mundo para ser curado.

A impressão que eu tenho é que Jesus faz essa pergunta para esse moço porque ele é o único que não esta nesta tensão, ele desistiu. Jesus diz para ele: escuta o quê é que ouve você não quer ser curado?
E ele diz: sabe o quê é moço, eu não tenho ninguém por mim... Eu tenho um problema motor por isso dependo de alguém me jogar dentro do tanque.

Quanto milagre deixa de acontecer por falta de solidariedade. Interessante que a gente nem sempre se da conta que em todos os milagres, ou em quase todos os milagres, sempre ouve a participação do ser humano. O ser humano se dispôs, o ser humano se colocou no lugar que Jesus queria. E também por isso é verdade, que há um sem numero de milagre que não acontecem porque falta a ação do ser humano.

Por isso que a solidariedade em meio ao sofrimento é essencial ela contamina consciência, solidariedade é essencial fazer com que as pessoas se sintam amadas, é essencial. Há muitas pessoas que sofrem sozinhas, em suas casas, porque não encontraram uma comunidade que as amassem.

E Jesus estava lá. Que oportunidade perdida.

Para não perder a oportunidade, precisamos deixar de apostar em cisternas de águas paradas e voltarmos exclusivamente o nosso olhar para Jesus.

Quando é que a gente aposta em cisternas? Quando a gente acha que é o que a gente vai fazer é que vai contar, agente vai criar as oportunidades. Eu vou fazer, eu vou conseguir, eu sou capaz. Apostamos em cisternas quando eu olho para o pão sobre a minha mesa e digo: A força do meu braço conquistou esse pão.

Jesus sabe que eu não consigo sozinho, que você não consegue sozinho. Ele sabe que os adversários são enormes, e que são mentirosos. Por isso ele vem, mas Jesus vem e espera que tenhamos um tempo para ele. Mas para isso eu não posso estar apostando em anjo, em águas paradas ou na força do meu braço.

Jesus pode salvar aquele homem porque ele não estava mais tentando salvar-se a si mesmo.

Jesus, ele esta passando e eu posso chamar mais gente porque o que tem pra mim tem para todos, quando a gente esta em Jesus a concorrência dá lugar a cooperação, ele é para todos, eu só tenho que continuar com os olhos fitos no autor e consumador da minha fé.

E se eu não puder alcançá-lo, ele me alcança, basta uma palavra dele. Confiemos em Jesus, creia em Jesus, espere em Jesus. Essa é a lição que aprendemos. Amém!

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO - OFERTAS
HINO
Nº 452 – HPD II – Senhor, eu quero amar-te

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________¬¬¬¬_

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Rendemos-te graças, todo-poderoso Deus e Pai, por mais uma vez, ouvir a tua palavra e assim, aprender de teu Filho Jesus. Dá-nos a tua misericórdia e fortalece-nos na fé e na esperança. Conserva-nos em tua graça, une-nos sempre mais em amor fraternal como membros do corpo, cuja cabeça é Jesus, e livra-nos de confiarmos na força que vem do nosso braço. Assim, por amor ao teu filho amado Jesus Cristo, derrama do teu Espírito para que sejamos tuas testemunhas neste mundo.
E o que temos guardado em nossos corações vamos incluir na oração que Jesus nos ensinou dizendo:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que Deus seja contigo, meu irmão, minha irmã; seu Espírito guie teus passos; sua graça alente teu coração; que sua palavra, hoje proclamada, seja praticada em tua vida e na minha, por Jesus Cristo, o Senhor. Amém, Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº 466 – HPD II – Anunciar as maravilhas do Senhor


Autor(a): Giseli e Elton Klein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 19177

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br