Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

História da Paróquia do ABCD

Já em 1550 havia luteranos na região de São Paulo. Um exemplo disso foi HELIODOR HESSE, um escrivão que residiu em São Vicente e que chegou ao Brasil por volta de 1550. O pai dele tinha sido amigo de Martin Luther. Para lembrar esta presença luterana em São Paulo, o nome dele foi escolhido para o Centro Social da Paróquia do ABCD.

Consta em documentos que desde 1930 houve atuação da Igreja Luterana na região do ABCD. Mas foi apenas em 1963 que surgiu a PARÓQUIA DO ABC (hoje Paróquia do ABCD) para atender os luteranos residentes nas cidades de Sto. André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Riberão Pires. Como ainda não possuiam um espaço próprio, os encontros aconteciam no clube Teuto em São Caetanos do Sul, no A.C. Harmonia de Santo André e nas casas dos membros.

Em 1966 a comunidade resolveu comprar um terreno na Rua Almirante Tamandaré, no centro de Santo André. Através de campanhas, doações e das contribuições dos membros foi possível pagar todas as prestações do terreno em dois anos e meio.

No dia 27 de outubro de 1968, dia da fundação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi lançada a pedra fundamental da Paróquia do ABCD. Para a enorme comitiva de autoridades eclesiásticas do país e do exterior, que vieram para o lançamento da pedra fundamental, a construção deste Centro Comunitário que reune templo e trabalho social, marca simbolicamente uma nova proposta de ser Igreja para o povo trabalhador do ABCD.

Quase dois anos depois, no dia 12 de julho de 1970, foi celebrada a festa de inauguração da Igreja da Ressurreição e do Centro Social Heliodor Hesse.

Em 1979, a Paróquia começou um trabalho missionário e diaconal no município de Mauá que deu início à Casa Mateus, inaugurada em 1980 e hoje é um Centro Comunitário que desenvolve um importante trabalho educacional com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br