Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rodovia Dr. Afonso Schwab, 4550 - São Sebastião de Belém
CEP 29645-000 - Santa Maria de Jetibá /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 9996-21757
alianca@luteranos.com.br
ID: 103

História da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Do Caminho

Templo da Comunidade Do Caminho
Cartaz da Festa de Inauguração dom Templo
Inauguração da Igreja Do Caminho 1
Inauguração da Igreja Do Caminho 2
Inauguração da Igreja Do Caminho 3
Inauguração da Igreja Do Caminho 4
Lançamento da Pedra Fundamental do Templo da Comunidade Do Caminho 1
Lançamento da Pedra Fundamental do Templo da Comunidade Do Caminho
1 | 1
Ampliar

COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DO CAMINHO

A história de um sonho que se tornou realidade

No Ano de 1998 o P. Edgar Vollbrecht, preocupado com o avanço de outras denominações religiosas, sugeriu ao Sr Armindo Lemke, então Presidente da Comunidade Martim Lutero em Rio das Pedras, que deveria se preocupar com a criação de um ponto de pregação na região da cabeceira de Rio das Pedras. Procurou-se então um lugar para que os encontros e cultos pudessem acontecer. O Sr Flotélio Schulz logo colocou a sua casa a disposição. Assim, durante 13 anos os cultos aconteceram na garagem cedida pela família Schulz.

O primeiro culto aconteceu ainda no ano de 1998 e foi celebrado pelo P. Edgar Volbrecht, com presença de lideranças e trombonistas da Comunidade Martim Lutero. Outros Pastores que lá celebraram até o momento foram: P. Dario Scheffer, P. Vendelino Heim, P. Derly Foerster, P. Ênio Fuchs, Pa Marli Lutz, P. Valdir Frank, P. Nivaldo Geick Vöelz, P. Ronei Odair Ponath, P. Rodrigo André Seidel, Diác. Luciano Butzke, P. Scharles Roberto Beilke, P. Helmar Roelke e demais pastores da União Paroquial Santa Maria durante a vacância e, atualmente o P. Jorge Dumer.

Muitos membros viam a necessidade de construir um espaço para que os encontros pudessem lá acontecer. Em várias reuniões do Presbitério da Comunidade Martim Lutero foi refletido como melhorar o atendimento às pessoas que moravam na região de Alto Rio das Pedras. No dia 06 de junho de 2010 foi marcada a primeira reunião para decidir de forma clara o que fazer. A reunião aconteceu na Escola Municipal Alberto Schulz e contou com a presença de 40 pessoas. Os senhores Emílio Saager, Waldemiro Abeldt, Adilson Reinholz e Flotélio Schulz se colocaram a disposição para doar o terreno para a construção da igreja. Entre construir um barracão para que se pudesse lá celebrar e construir logo a igreja, os presentes decidiram que seria melhor construir uma igreja. A intenção era construir este templo em um lugar mais centralizado. A maioria concluiu que seria melhor construir no terreno doado pelo Sr Emílio Saager.

Uma comissão foi formada e se reuniu no dia 03 de julho de 2010 às 14 horas para ver o local. No local doado pelo Sr Emílo e família havia um terreiro de cimento remanescente de uma antiga granja. O Sr Adilson Espíndula, Presidente da Paróquia Aliança na época, logo providenciou maquinários junto a Prefeitura e o terreiro foi ampliado. No dia 03 de julho de 2011 foi celebrado o primeiro culto no local. No dia 17 de julho de 2011 foi feita a primeira reunião na garagem do Sr Emílio para decidir as seguintes questões: a) Como levar água até o local da Igreja; b) Qual o Tamanho da Igreja; c) como conseguir doações.

Diversas reuniões se realizaram para analisar o projeto apresentado pelo engenheiro. E finalmente a construção iniciou em outubro de 2011 sem um único real em caixa. As doações foram aparecendo e as paredes foram subindo. Muitas empresas e pessoas físicas de Santa Maria de Jetibá e outros lugares fizeram doações consideráveis. Membros das Comunidades Martim Lutero e Belém e famílias amigas ajudaram com doações importantes. Ainda no mês de outubro houve uma reunião para a escolha do nome da futura Comunidade. Entre 19 nomes sugeridos, o nome Comunidade Evangélica de Confissão Luterana “Do Caminho” em Alto Rio das Pedras obteve o maior número de votos. Assim no dia 13 de novembro de 2011 reuniram-se em momento festivo e celebrativo os membros da futura Comunidade, lideranças das Comunidades, Paróquia, Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, P. Edgar Vollbrecht e P. Scharles Roberto Beilke e sociedade em geral para o ato do Lançamento da Pedra Fundamental da Construção. Hoje a Comunidade conta com 30 famílias membro, num total de 98 pessoas batizadas.

Com alegria celebramos hoje, portanto, a realização de um sonho. Um sonho que foi possível porque sonhamos acordados. O templo foi inaugurado no dia 13 de setembro de 2015. Participaram da inauguração, O Pastor da Paróquia, Jorge Dumer, o Presidente da Paróquia, Valdir Baebler, o vice Pastor Sinodal, Lourival Ernesto Fehlberg e os pastores Helmar Roelke, Edgar Vollbrecht, Scharles Roberto Beilke, Rogério Beling, Marcos Cesar Volbrecht, além dos Trombonistas, Corais, Grupos de Canto e a Comunidade em geral.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br