Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Gincana Bíblica

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

04/03/2014

ENCONTRO nº__ Dia __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Diaconisa Siglinda Braun Schliwe
Ariquemes - RO

Estudo Para Grupos de Mulheres
Palavras iniciais: neste encontro proporciono um estudo diferente para as mulheres. Diria que é quase como uma gincana bíblica. Vamos através de questões/perguntas testar os nossos conhecimentos e manuseio com a Bíblia e motivar estas jovens mulheres a ler cada vez mais a Bíblia. É recomendável que coordenar este encontro se preparar bem, ler em casa as perguntas e os textos Bíblicos.
Material: Papel (folha de ofício dividida ao meio com uma pergunta em cada pedaço. As perguntas constam na lista abaixo), lápis ou canetas e um prato ou vasilha com terra. Se quiserem podem providenciar pequenos brindes (lembranças) para os grupos que melhor responderam as perguntas (pode ser balas, cartões confeccionadas, folhetos bonitos, uma muda de flor...) e sementes de diversas plantas, flores, frutas etc, as sementes precisam ser pequenas, por causa da dinâmica abaixo.
Preparo do espaço: sempre é bom prepararmos um lugar acolhedor. Uma mesinha (ou pode ser usado o chão), toalha, cruz, vela, pode ser mais que uma vela para ter bastante luz, Bíblia, Hinário, um vaso com flores e um prato com Terra. Sementes (as sementes serão colocadas durante a dinâmica abaixo).
Acolhida: boa noite/bom dia queridas amigas. Sejam muito bem-vindas para este encontro. Todas vocês que vieram são especiais e por isso este encontro também vai ser especial. Para início de um encontro é sempre bom ter uma Palavra que nos dê uma Luz. Vou ler um versículo Bíblico que encontramos em Romanos 15. 4. “Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as escrituras nos dão”. Nós temos a necessidade de sempre aprender mais sobre a palavra de Deus, por isso queremos ter hoje uma pequena dinâmica parecida com uma gincana que nos ajuda aprender novidades da Bíblia e esperamos que o encontro de hoje seja uma motivação para lermos mais e mais este Livro dos Livros que é a Bíblia.
Canto: O nosso encontro é um encontro de pessoas amigas por isso cantemos: Se uma boa amizade você tem – ENE - 282
Dinâmica: Passa Semente - A dinâmica é a mesma daquela brincadeira de passar anel. É o que brincamos muito quando éramos crianças. Só que agora não precisamos ter um anel, mas no lugar do anel temos as sementes.
Desenvolvimento: As mulheres deverão estar sentadas em círculo. Quem coordena o encontro indica alguém que pega uma semente e passa entre as duas mãos fechadas das mulheres e deixa cair a semente, discretamente, na mão de alguém. Antes de iniciar a rodada de passar a semente pergunta quem quer adivinhar na mão de quem a semente caiu. Depois de adivinhar, quem recebeu a semente, vai dizer ao grupo que semente que é, e o que uma semente significa para ela? Não precisa ser um longo discurso. Ela então deve levar a semente para o altar e coloca no prato com aterra e pega outra semente e vai passando de mãos em mãos. (a coordenadora pode terminar a dinâmica quando achar). De preferência sempre deixar a semente nas mãos de uma pessoa diferente.
Canto: A palavra de Deus é como uma semente, o nosso coração é a terra cantemos: A tua Palavra é Semente - ENE - 195
Oração: Senhor Deus, Santo e amável, tu que és para conosco assim como um pai e uma mãe. Queremos te agradecer pela vida que tu nos deste. Tu amparaste o nosso caminhar e nos carregaste nos momentos difíceis. Pedimos que neste encontro tu nos ajudes a termos ânimo e boa vontade de estarmos aqui. Assim como a semente brota tem a força da vida dentro de si, assim também a tua palavra é a nossa força e o motivo para o nosso ânimo. Ilumina-nos com teu Espírito Santo para que tenhamos ideias claras e que possamos ser movidas para ações concretas. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo teu Filho amado é que oramos. Amém.
Canto: A alegria é um bom remédio para a nossa saúde. Vamos nos alegrar cantando: Alegrai-vos sempre no Senhor. – ENE - 245
Estudo através de perguntas. Sempre lembrar que a Palavra é como uma sementinha.

Desenvolvimento:
Divide o grupo grande em grupos pequenos de 4 a 5 pessoas ou o tamanho dos grupos fica a critério da coordenadora. Cada grupo escolhe uma representante.

Obs.: A coordenadora do estudo pode decidir se as mulheres vão usar a Bíblia ou não para as consultas ao responder as perguntas. Eu diria: deixem usar a Bíblia é uma forma de procurar textos e de manuseá-la.
Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixa uns 3 a 5 minutos para responder.
Em seguida cada representante se coloca em pé para ler a resposta. Marque pontos para todos que acertarem.
Dê um novo papel com uma nova pergunta para todas as representantes.
A seguir tem uma lista de perguntas e respostas à disposição, mas outras questões podem ser elaboradas, por exemplo: em relação ao tema do ano, quantas mulheres sabem o seu versículo de confirmação e onde está escrito entre outras. Fiquem à vontade quantas perguntas escolher e quais.

ANTIGO TESTAMENTO
1. No 1º relato da Criação do Mundo, que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)
2. No 2º relato da Criação do Mundo, não diz que Adão e Eva não deveriam comer uma maçã. Que fruta não deveriam comer e comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)
3. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
4. Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)
5. Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
6. Quem foi incumbido por Deus da tarefa de libertar o povo de Israel da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
7. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
8. Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
9. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
10. Pequeno Davi que matou o gigante Golias e se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
11. Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
12. Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
13. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
14. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)
15. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)
16. Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).
NOVO TESTAMENTO
1. Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19)
2. Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)
3. Quem batizou Cristo e onde? (João Batista no Rio Jordão - Mateus 3: 13)
4. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21)
5. Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)
6. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44)
7. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72)
8. Qual a Cidade de Davi? (Belém - Lucas 2:4)
9. Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
10. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)
11. Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23)
12. Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12)
13. Complete a frase de Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, .... (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14: 6)
14. Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)
15. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)
16. Qual o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro)
17. Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos dos Apóstolos)
18. Qual o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)
19. Livro da Bíblia com o menor número de versículos. (II João)
20. Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse)
21. Em que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento).
22. Quem das mulheres, do seu grupo, sabem o seu versículo de confirmação? Onde está escrito? (ganha pontos os grupos onde mais pessoas conhecem o seu versículo e onde está escrito)
Observação: a coordenadora do encontro pode escolher a quantidade de perguntas que deseja trabalhar neste encontro.
Canto: Cantemos: A Lei do Senhor é perfeita – ENE – 160
Leitura do texto Bíblico: Com um fundo musical, à luz de vela (se o encontro for à noite) ler o texto de Mateus 13.1-9 e 18 – 23. Ao terminar de ler o texto formule perguntas: que tipo de terra eu sou? Eu busco a semente no ouvir da Palavra? Eu leio a Bíblia? Faço uso das orações nos livros de orações e pego o cancioneiro para cantar canções de louvores?
Oração: formemos um círculo de mãos dadas e vamos orar: Obrigada Deus porque mais uma vez tu nos proporcionaste boa semente. Pedimos-te que tu nos dês um coração bom, como uma terra fértil. Nos dê também um coração grande para amar e forte para lutar. Tudo mais o que necessitamos tu já sabes e conheces. Tu sabes quais os desejos e ansiedades nossas. Queremos tudo isto reunir e unir na oração que tu nos ensinaste a orar. Pai nosso que estás nos céus...
Avisos e diversos:
Canto de bênção: Deus te abençoe, Deus te proteja, :Deus te dê a paz:
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Diaconisa Siglinda Braun Schliwe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 27064

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br