Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Pelos caminhos da IECLB no Brasil - Acre

10/06/2015

ACRE
Os nomes surgem de forma interessante e seus significados são ainda mais interessantes. É o caso do nome “Acre”. Sempre me perguntei pelo significado destas quatro letrinhas tão estranhas. Não é nome de santo, nem de algum militar e muito menos de político. Em ter-mos de medida agrária ainda é compreensível. Foi muito usado no tempo do Império e equivalia a 4 046,85642 m2. Ui!!!!!! Que número é esse?

Mas aqui na região Norte Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no sudoeste da Região Norte e faz divisa com duas unidades federativas: Amazonas ao norte e Rondônia a leste; e faz fronteira com dois países: a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e a oeste. Da Bolívia vem as águas que causam as enchentes no Rio Acre, que banha a capital Rio Branco; do Peru vem as águas que são acolhidas pelo Rio Purus e causam enchentes na região de Cruzeiro do Sul. Vale lembrar que este território, antes pertencente à Bolívia e ao Peru, foi aos poucos sendo ocupado por brasileiros. Nas últimas décadas do século XIX, moravam cinquenta mil brasileiros na região. Os seringueiros, lutaram com as tropas para realizar a ocupação da região e, em 1903, ao lado do último líder da Revolução Acreana, o gaúcho Plácido de Castro, foram os autores da proclamação do Estado Independente do Acre. Então, a região foi ocupada militarmente pelo governo brasileiro e depois o Brasil es-tabeleceu diálogo diplomático com a Bolívia. Em consequência, o Brasil assumiria o controle do Acre.

Mas e o nome? Ah! Sim. O nome vem da palavra “Aquiri”, que na língua nativa dos índios Apurinãs significa: Rio dos jacarés. Portanto, Rio Acre é sinônimo de jacaré. Coube aos ex-ploradores que chegaram em 1877 na região traduzir o nome do dialeto indígena. Os imi-grantes avançaram pelas vias hidrográficas do rio Acre, Alto-Purus e Alto-Juruá, o que au-mentou a população local de brancos em cerca de quatro vezes em um ano.

Os exploradores vieram em busca do látex, muito valorizado na economia da época. A descoberta dos seringais cevou a ideia da criação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A es-trada era necessária para vencer as dezenas de corredeiras do Rio Madeira de Guajará-Mirim até Porto Velho.

No Acre a IECLB conversa pelos caminhos com uma porção de pessoas e leva a mensagem de salvação para corações sedentos da palavra de Deus. Se desejar, contacte com Ana Cembranel (68) 8108-3793 ou com Marcos Luckner (68) 9951-9581.
 


Autor(a): Jorge Klein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Natureza do Texto: Artigo
ID: 33660

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br