Comunidade em Belo Horizonte

Sínodo Sudeste



Rua Dona Salvadora , 37 - Serra
CEP 30220-230 - Belo Horizonte /MG - Brasil
Telefone(s): (31) 3281-1988 | (31) 9980-30286
belohorizonte@luteranos.com.br
ID: 363

Histórico da Comunidade Evangélica em Belo Horizonte - MG

Origem e trajetória

Esta história inicia com a presença de algumas famílias alemãs, estabelecidas em Belo Horizonte e arredores, que, a partir de 1912 passaram a ser acompanhadas por pastores da Comunidade Luterana de Juiz de Fora que percorriam o interior do Estado, visitando as colônias alemãs. O aumento do número destas famílias levou à fundação, em 25/01/1933, da Comunidade Evangélica Alemã de Belo Horizonte. Nesse mesmo ano, ela recebe seu primeiro pastor, Walter Schlupp, que se dedica a ministrar cultos e aulas de alemão numa casa alugada para este fim pela Sociedade Escolar Alemã.


Em 1935, em substituição ao P. Schlupp , vem o P. Alfred Busch que, ao lado das funções comunitárias, também lecionava na Escola Alemã. Foi uma época de entusiasmo, destacando-se aí a construção de uma sede social alemã para aulas, cultos e atividades culturais. A partir de 1936, a Comunidade passa a fazer parte da Igreja Evangélica da Alemanha e é filiada ao Sínodo Brasil Central. O Alemão é a língua oficial na Comunidade.

Em 1942, a Segunda Guerra Mundial praticamente encerra as atividades sociais e religiosas da comunidade. A sede social foi requisitada pela polícia e entregue ao exército. Pastor e grande parte dos alemães ficaram em prisão preventiva. Em 1945, o P. Schwaner transfere-se de Juiz de Fora para Belo Horizonte. Em 27/01/1946, com 50 famílias, a comunidade é (re)fundada agora com o nome de Comunidade Evangélica de Belo Horizonte. Por 14 anos os luteranos usaram o templo da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

A reedificação da comunidade no pós-guerra foi difícil, mas, com a chegada da Siderúrgica Mannesmann e de outras empresas alemãs, a partir de 1953, o número de famílias luteranas cresce consideravelmente.

Através de doações e de ajuda da Alemanha, a comunidade adquire, em 1961, um terreno na Serra e pode, finalmente, em 16/09/1962, inaugurar o seu templo. A casa pastoral foi construída depois e inaugurada em 28/11/1970. A atuação da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas sempre foi decisiva na busca de fundos para as mais diferentes iniciativas da Comunidade.

De 1971 a 1987, com a atuação dos pastores Wolf Wirth e Hermann Mühlhäusser, começam a ser dados passos concretos de abrasileiramento da Comunidade. Os pastores e pastoras que vieram depois (Maria Luiza e Paulo Rückert, Dirci Bubanz, Ralf Weissenstein, Hans Zeller, Aneli Schwarz, Valério Schaper e Claudio Molz) também contribuíram para que, gradativamente, a CECLBH assumisse uma proposta missionária e diacônica, enquanto os cultos em Alemão iam dando lugar a cultos em Português. Entre 2004 e 2008 atuaram na CECLBH a Pastora Anete Roese e o Pastor Adilson Schultz.

Nos anos 80 foi construído o Lar Luisa Griese. Isso levou, em 1990, à fundação da Instituição Beneficente Martim Lutero que posteriormente passou a ser responsável por outras unidades de ação diaconal: Creche Cantinho Amigo, Centro de Integração Martinho e Oficina de Esperança.

O grupo de casais, os grupos de estudo bíblico, os cultos em diferentes locais, os corais Canto da Paz e Tocando Pela Vida, o trabalho da Instituição Beneficente Martim Lutero entre outras iniciativas, muito têm contribuído para aumentar aproximação de pessoas da CECLBH.

Diante da variedade de frentes para serem atacadas, foi elaborado, a partir de 1999, um planejamento estratégico para aclarar a missão desta comunidade e definir as prioridades no trabalho.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br