Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Agroecologia - Compromisso de todas as pessoas

Comida Boa na Rádio

05/10/2018

 

AGROECOLOGIA – COMPROMISSO DE TODAS AS PESSOAS

(Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.)

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Quando se fala que o CAPA trabalha para o desenvolvimento sustentável a partir da agroecologia, logo vem a pergunta: isso é coisa só para quem se dedica a agricultura? O que isso tem a ver comigo, que vivo na cidade? O que é agroecologia?

Vamos conversar sobre isso neste programa. Agroecologia é uma prática amigável e ecológica de produção de alimentos, que respeita a natureza e possui relações de trabalho, produção e comercialização socialmente justas. A ação do CAPA é orientada por uma visão integradora das diversas dimensões que promovem o bem viver na criação. Levam em consideração temas como a saúde das pessoas e da comunidade, a produção agrícola, a organização, a comercialização, a formação e a alimentação saudável.

A agroecologia trata a natureza como uma parceira e o solo como um organismo vivo. Os micro-organismos e insetos são controlados com produtos naturais. Não se usa agrotóxicos, adubos químicos, nem sementes transgênicas ou antibióticos. Os animais criados para alimentação humana são tratados com respeito, não podendo ficar presos o tempo todo e precisam ter espaço para caminhar e se alimentar.

Enquanto a maior parte da produção no Brasil ainda usa venenos e adubos químicos em grande quantidade, a agricultura familiar é a que mais produz baseada na agroecologia. No Brasil, 70% dos alimentos vêm da agricultura familiar. Para fazer a transição do modelo convencional, que usa produtos químicos, para o modelo agroecológico, as famílias agricultoras precisam ter muita força de vontade, persistência e informação. É neste momento que o apoio do CAPA e de entidades semelhantes é fundamental.

Para ampliar este tipo de agricultura é preciso ter o apoio dos governos e da população. Ter mecanismos de financiamento para quem produz alimentos puros e saudáveis, preservando o planeta para nós e para as futuras gerações. É fundamental o apoio de quem consome.

A conscientização de consumidoras e de consumidores sobre as vantagens dos produtos ecológicos é o principal mecanismo de transformação dessa realidade. Consumidoras e consumidores mais informados e comprometidos com a conservação do planeta serão mais exigentes.

Pense em cinco razões para produzir e consumir produtos ecológicos: Ajudar para a conservação da natureza e do planeta, conservando a terra e as fontes de água; aumentar a qualidade de vida de quem produz e de quem consome; valorizar o trabalho socialmente justo e as redes de produção e consumo solidário; garantir alimentos com maior qualidade nutricional; proteger a saúde.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os  programas

MÍDIATECA
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br