Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Homeopatia na Agricultura Familiar

Comida Boa na Rádio

30/11/2018

 

HOMEOPATIA NA AGRICULTURA FAMILIAR

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A maioria das pessoas já ouviu falar ou usou homeopatia. Mas poucas sabem que ela também pode ser utilizada na agricultura. Falar de homeopatia é falar de um sistema integrado onde tudo e todos os seres vivos interagem com um mesmo propósito, viver com qualidade.

A homeopatia é uma ciência terapêutica praticada há mais de 200 anos, criada pelo médico alemão Samuel Christian Frederick Hahnemann como uma opção diferenciada dos tratamentos que existiam.

Hahnemann traduzia muitos livros e descobriu autores que tinham outras visões sobre a medicina da época. Aos poucos, juntou as peças como num quebra-cabeça. Hipócrates, considerado o pai da medicina, já havia mencionado no século IV a.C duas formas de tratar as doenças: o método do contrário – usar antitérmico para febres ou algo gelado nas queimaduras; e o método da cura pelo semelhante – aproximar calor de uma queimadura ou apertar um dedo que sofreu o impacto de uma martelada para aliviar a dor.

Com essa ideia, Hahnemann experimentou medicamentos em pessoas sadias, que manifestaram sintomas artificiais, e comprovou a cura em pessoas doentes com os mesmos sintomas, sempre utilizando doses mínimas de um medicamento por vez, e assim formulou a ciência da homeopatia, baseado na cura de uma doença pelo seu semelhante.

Inicialmente a homeopatia era utilizada apenas na saúde humana, mas nas últimas décadas passou a ter uso na agricultura, em lavouras, hortas, pomares, plantas medicinais, animais, solo e água. Isso porque a homeopatia atua em todos os organismos vivos, e tudo que nos rodeia, desde uma bactéria até uma planta ou inseto, é vivo e tem energia vital.

Os tratamentos convencionais na agricultura utilizam antibióticos, anti-inflamatórios, defensivos e outros ingredientes que visam matar ou suprimir o organismo causador do problema. A homeopatia busca o equilíbrio, ou seja, o próprio ser vivo, a planta ou animal irá fortalecer sua estrutura energética, fazendo com que ela reconheça o problema e assim encontre o caminho da verdadeira cura.

O uso da homeopatia na agricultura traz muitos benefícios: ela não gera resíduos ao meio ambiente; não tem descarte dos alimentos; é uma tecnologia que torna o produtor independente de insumos externos; permite o agricultor ter autonomia na escolha do tratamento; evita estresse aos animais, pois não é injetável; é de baixo custo; tem ação mais rápida que os tratamentos tradicionais; não necessita grandes volumes para ter efeito; é segura e comprovada cientificamente; e pode ser utilizada na produção orgânica.

O uso da homeopatia é simples. O medicamento pode ser misturado no sal mineral, no alimento, na água de beber e de climatizadores, nas sementes, na irrigação. O importante é que o ser vivo tenha contato com o medicamento.

A escolha correta do medicamento, a potência e a frequência são os pilares para o sucesso do tratamento homeopático. Atualmente, existem mais de 3.500 medicamentos homeopáticos descritos e para cada um desses, inúmeras potências. As potências são como diferentes graus de força.

A frequência, que varia conforme o caso. Quanto mais grave, menor o tempo entre cada dose, podendo ser de poucos minutos, chegando a vários dias. Quando o problema não é tão grave, pode-se administrar uma dose única.

Nas plantas, podemos utilizar a homeopatia contra pragas e doenças, aumentar o pegamento de frutos e sua qualidade, auxiliar na recuperação após granizos e secas, reduzir efeitos de geadas, evitar injúrias após podas, facilitar brotações, aumentar enraizamento e absorção de nutrientes, aumentar a vitalidade e crescimento e muitos outros benefícios. Já para os animais, os parasitóides podem ser controlados e doenças curadas. Também pode ocorrer o aumento da produção e da qualidade, redução do estresse ambiental, maior tranquilidade do rebanho, entre outros benefícios.

Por causa dos seus incontáveis benefícios, a homeopatia é uma prática que está em pleno crescimento na agricultura. O baixo custo, a garantia de bons resultados, a autonomia das agricultoras e dos agricultores e a possibilidade do uso como ferramenta na agroecologia têm proporcionado grande satisfação.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os programas

MÍDIATECA
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br