Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Lua e Agricultura

Comida Boa na Rádio

04/01/2019

 

LUA E AGRICULTURA

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Muitas pessoas já devem ter ouvido as expressões: “A lua não está favorável ao plantio” ou então: “eu planto na terra e não na lua. O quê a lua tem haver com o dia de plantio?”. A lua influencia a vida na terra de diversas maneiras. Talvez a espécie humana seja a que menos perceba estas forças atuando. Afastamo-nos muito da natureza e não percebemos estas sutis atuações das forças lunares.

Olhando o calendário anual, dividido em 12 meses, e buscando origem da palavra “mês”, vemos que ela deriva do latim “mensis” que por sua vez vem do grego e quer dizer Lua. Logo, a cada lua cheia se passa o período de um mês e a cada semana uma fase da lua (Cheia, Minguante, Nova, Crescente). Este período corresponde a 29 dias e meio. Ao longo do tempo foram feitos ajustes até chegar ao nosso calendário atual, tendo ainda os anos bissextos para ajustar o nosso calendário com o tempo solar e estações do ano.

Na lua cheia, devido a maior luminosidade há maior crescimento das plantas, devido a fotossíntese, se comparado com período de lua nova. Outro aspecto está relacionado à força da fase de lua cheia e a sua luminosidade sobre a germinação de sementes.

Fenômeno mais observado pelos agricultores é a maior ou menor circulação de seiva nas plantas devido ao movimento ascendente e descendente da lua  no espaço.

Estes movimentos são diferentes das fases da lua. Na lua ascendente, a cada dia, os pontos
nascente e poente da lua estão situados durante quatorze dias mais ao Sul, mais acima no céu. Lua Descendente é o contrário. A cada dia, o nascente e poente estão mais ao Norte, fazendo um caminho no céu por período aproximado de 14 dias.

No período ascendente, a seiva está mais concentrada na parte aérea, sendo recomendado para as colheitas. No período descendente, a seiva das plantas se concentra nas raízes e é favorável à semeadura e ao transplante, o enraizamento é favorecido

O período ascendente é indicado para corte de lenha, pois esta fica mais porosa, o que facilita a queima. No período descendente é indicado o corte de madeira para construções ou tábuas, pois esta tem mais resistência e dificulta o ataque de cupins e insetos.

A lua exerce influencias sobre as plantas. Nós podemos ter produções de melhor qualidade conhecendo estas forças. O calendário lunar agrícola indica os dias e horários favoráveis para semear, transplantar e manejar as plantas de acordo com o objetivo esperado. Se o objetivo for frutos ou sementes esta cultura deverá ser semeada em dias favoráveis para frutos. Caso o objetivo seja raízes, então estas devem ser manejadas em dias de raízes.

O CAPA organiza e disponibiliza este calendário aos interessados. Entre em contato com o CAPA mais próximo a sua casa para maiores informações sobre o tema ou adquira o seu calendário.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os programas

MÍDIATECA
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br