Concílio da Igreja



ID: 2273

Emoção marca a abertura do XXVII Concílio

20/10/2010

“O que pensava o apóstolo Paulo dizer quando exortou os tessalonicenses a que se regozijassem sempre?”. A pergunta foi feita pelo pastor presidente Walter Altmann na sua prédica durante a celebração de abertura do XXVII Concílio da IECLB, ontem, às 20 horas, na Comunidade Missionária de Foz do Iguaçu. O encontro, que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR), Sínodo Rio Paraná, reúne 95 delegados vindos de todos os sínodos, além da Presidência, Secretaria Geral, convidados ecumênicos e outros participantes.

A prédica teve base na bela palavra de Paulo, Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (I Tessalonicenses 5.6-18). “Ele quis dizer que, em Deus, temos sempre motivos para nos alegrar”, lembrou Altmann. “Mesmo quando passamos por momentos difíceis e somos tentados a abandonar a fé por tribulações que sofremos ou pelas quais passamos.”

Dar graças em tudo? Sim, dar graças em tudo. Paulo não nos exortou a agradecermos pelos males do mundo, da própria igreja e de nossos corações, mas a que em tudo déssemos graças. “Dai graças não por tudo, mas em tudo”, disse o pastor presidente.

A fala do pastor presidente foi cheia de emoção e tom de despedida. “Para mim, pessoalmente, este concílio não deixa de ser certo encerramento. Não do ministério pastoral conforme ordenação recebida, muito menos do discipulado de Cristo. Mas ao final deste ano termina meu mandato como pastor presidente da IECLB e terei cumprido o tempo previsto em nossos atuais regulamentos para a passagem à aposentadoria de seus ministros e ministras,” lembrou Altmann.

“Tenho muitas razões para me alegrar e para agradecer. Quantas bênçãos! Recebam esse testemunho como exemplo pessoal de quão válidas são as exortações do apóstolo Paulo. Não que não tivesse havido sempre de novo também dificuldades e dissabores, por certo também limitações e muitas falhas minhas, igualmente episódios de tensão e sofrimento tanto na vida pessoal e familiar, quanto em âmbito da IECLB. Nada disso, porém, deve dar vazão para queixas, pois foi generosamente coberto pelo manto da magnanimidade de Deus”.

Junto com o pastor presidente, celebraram o culto o pastor sinodal do Sínodo Rio Paraná, Nilo Christmann, a catequista Juliana Zachow, a leiga Olga Suiter e o pastor local Osnildo Friedemann.

Leia aqui o texto do pastor presidente Walter Altmann na íntegra.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br