Concílio da Igreja



ID: 2273

XXVIII Concílio da IECLB - 2º dia

Palestra sobre o tema do Concílio

18/10/2012

XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
1 | 1
Ampliar

A Paróquia de Chapecó e o Sínodo Uruguai sediam o XXVIII Concílio da IECLB, que acontece nos dias 17 a 21 de outubro, na cidade de Chapecó/SC, sob o tema “Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo”, lançado pelo Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) de 2012, em sintonia com o Tema do Ano da IECLB para 2012, “Comunidade jovem - Igreja viva”.

Na quinta-feira, após as apresentações dos Relatórios do Presidente do Conselho da Igreja, Almiro Wilbert, do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, e da Secretária Geral, Diácona Ingrit Vogt, realizadas pela manhã, os Conciliares assistiram a uma palestra sobre o tema do Concílio “Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo“, proferida pelo P. Olmiro Ribeiro Jr, na parte da tarde.

O P. Olmiro perguntou “Quem é o jovem hoje?” Para tentar fornecer algumas pistas sobre o perfil do jovem atual, o palestrante fez uso de símbolos, fotos, ilustrações, vídeos e músicas (acesse os pdfs dos ppts no final desta página). “O jovem não é o “problema”, mas também não é solução para o futuro. O jovem é um ser em construção e que, portanto, necessita de apoio, compreensão, acompanhamento e espaço... A juventude como conhecemos é uma invenção sociocultural recente, dos últimos 30 anos. A criança deve brincar e aprender, enquanto o adulto deve trabalhar e ensinar. Como fica o jovem?”, questionou.

Martim Lutero destacou a importância dos investimentos na juventude. A cada florim (moeda da época) investido em guerra, em estrutura, deveriam ser investido outros três na educação dos jovens – educação formal e espiritual, afirmou o Pastor, lançando as perguntas: “Quais são o investimento e o acompanhamento que dedicamos aos jovens?, Quais as propostas pastorais para acompanhar os jovens? Nas nossas Comunidades, formar jovens para viver em sociedade com valores evangélicos, identificados com a IECLB, é visto como um investimento ou um custo?”.

A jovem Katilene Willms também participou da apresentação, relatando a sua experiência à frente do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) e do Criatitude na Cúpula dos Povos, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo Delegados de organizações nacionais e internacionais, que discutiram o tema O Futuro que queremos. A proposta procurou facilitar a participação de jovens luteranos na Cúpula dos Povos na Rio+20, por Justiça Social e Ambiental, um evento organizado pela sociedade civil global em contraposição ao evento oficial da Rio+20. A Cúpula dos Povos aconteceu de 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, com a participação de 20 mil pessoas. Ao final, um documento de quatro páginas, chamado Declaração Final da Cúpula dos Povos, foi entregue ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon.

******************

Na sexta, ocorrem as Câmaras “Cuidado Ministerial”, “Cuidado com as Finanças” e “Cuidado com a Missão”, cujos relatórios serão apresentados no sábado, na Plenária, para votação. Também será nesse dia que as moções vão ser analisadas pelos Conciliares.

No domingo, será lida aprovada a Mensagem Final do XXVIII Concílio, que terá o seu culto de encerramento ministrado pelo Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, o Pastor Sinodal do Sinodo Brasil Central, P. Carlos Möller.

Veja mais Notícias sobre Concílio da IECLB
 


Autor(a): Letícia Montanet
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
ID: 17216

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br