Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Gênesis 3.8-15 - 2º Domingo após Pentecostes - 07.06.2015

Caderno de Cultos 2015

07/06/2015

Gênesis 3.8-15 - 2º Domingo após Pentecostes - 07.06.2015
Caderno de Cultos 2015


07/06/2015 – 2º Domingo após Pentecostes
Gênesis 3.8-15; Marcos 3.20-35; 2Coríntios 4.13-5.1
Missª Tatiane Fick Ertmann Stele – Projeto Missionário Sul do Pará

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite! Sejam bem-vindos a este culto!
Saúdo-vos neste 2º domingo após Pentecostes, com a palavra bíblica da segunda carta de Paulo aos Coríntios 5.19, lema desta semana: “ Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos seres humanos as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”
Sintam-se todos acolhidos na paz do Senhor! Sintam-se acolhidos pelo Senhor que desde o princípio se importou com sua criação e se submeteu morrer e pagar pelos nossos pecados para que pudéssemos ser reconciliados com Deus.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 394 – HPD – Alegrei-me quando me disseram
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Em nome do Deus triuno que não desiste do pecador, que revelou seu amor na cruz, morrendo em nosso favor e que nos orienta e mantém em seus braços de amor. Amém!
CANTO DE INVOCAÇÃO

Nº 140 – HPD – Ó vem meu Criador
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Bondoso Deus, novamente estamos diante de ti para confessar que temos pecado contra ti em pensamentos, palavras e ações. Confessamos que nem sempre conseguimos viver sob a graça da tua ressurreição. Tantas vezes permanecemos nas trevas do pecado, da vida egoísta que destoa da tua vontade santa e amorosa. Perdoa-nos Senhor quando damos espaço para o pecado na nossa vida e não nos damos conta de que sozinhos temos buscado a desgraça em nossa vida. Sê mais uma vez misericordioso e perdoa-nos, Senhor!
Perdoa nossa incredulidade. Perdoa-nos quando o nosso coração não deposita plena confiança em tua ressurreição e duvida, assim como os discípulos, do teu poder sobre a morte e as trevas. Perdoa-nos quando não andamos em tua luz, quando tua justiça não prevalece em nosso agir diário, mas somos levados pelas tentações.
Senhor, em outros momentos, chegamos ao ponto de pensar que estamos sem pecado. Perdoa-nos e ajude-nos a reconhecer nosso agir incorreto para andarmos no teu caminho da salvação. Perdoa-nos! E tem piedade de nós, Senhor! Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Jo 1.9). Nessa certeza que Deus em sua fidelidade nos purifica e perdoa diariamente, anuncio-lhes o perdão dos pecados em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

KYRIE
Deus de amor que nos reconciliou contigo através do Salvador Jesus Cristo. Nem todos podem experimentar da tua presença em suas vidas, porque ainda não entenderam que sua vontade divina só nos oferece bênçãos. Clamamos por cada um que assim, ainda não te conhece e não te busca. Clamamos pelas feridas e dores que tua criação tem sofrido por consequência do pecado. Assim rogamos Senhor, tem piedade de todos nós!
Nº - Hinário – Pelas dores deste mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
Te damos graças, porque cremos no teu agir restaurador nas nossas vidas e na vida daqueles por quem clamamos. Na certeza do teu cuidado, do teu amor e da tua misericórdia te damos graças e rendemos-te louvor, cantando:
Nº 372 – HPD – Hosana hey, Hosana há

ORAÇÃO DO DIA
Deus de misericórdia e amor, em teu nome celebramos. Por ti e para ti queremos viver. Obrigada que tu nos dá a chance de reconciliação contigo. Obrigada que tu nos guarda, protege, sustenta, ampara e acompanha a cada novo dia. Sabemos que tudo o que temos vem de ti, assim te rendemos nossa gratidão e adoração. Pedimos que neste momento nos oriente e fortaleça com tua Palavra Santa, para que firmados em ti, possamos manter os nossos olhos fixos em ti. Assim fica conosco, vem com tua Palavra e nos ensina e orienta. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2Coríntios 4.13-5.1
2ª Leitura Bíblica: Marcos 3.20-35
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 197 - HPD – Buscai primeiro o Reino de Deus
3ª Leitura Bíblica: Gênesis 3.8-15
PREGAÇÃO
Querida comunidade!
Novamente somos lembrados do relato bíblico onde pela primeira vez o ser humano trocou o deleite de estar sob os cuidados de Deus para embarcar na sua própria ruína, camuflada pela oferta tentadora de ser como Deus. Assim é que o ser humano, em sua vaidade e ambição se distanciou de Deus. O homem se distanciou da comunhão de Deus. Algo havia se quebrado. Tanto Deus quanto o homem percebem isso. Conta-nos o texto que Deus passeava pelo jardim. O que antes o primeiro casal acolhia como bondosa visita de Deus com gozo humilde, após a desobediência, torna-se momento de apavoro. A voz de Deus se convertia em um terror para os dois, apesar de ser a voz doce e bondosa de sempre, conhecida por eles, a qual estavam acostumados a ouvir a cada novo dia. O primeiro casal estava repleto de confusão. Este fato mostra a falsidade do tentador, e a fraude das suas tentações. O Inimigo prometeu que estariam a salvo. Porém, eles não podiam sequer pensar que seria assim! O medo e a certeza de que haviam ido contra a zelosa vontade de Deus constrangiam seus pensamentos a tal ponto que são levados a se esconder de Deus. Agora sim, realmente conheciam o bem e o mal. Percebiam o abismo em que haviam caído e do qual Deus os havia tentado proteger.
E Deus surpreendentemente pergunta: Adão, onde estás? É claro que Deus sabia onde estavam o homem e a mulher. Mas apelava para eles, procurando com ternura e amor obter uma reação favorável. E procurou levar os transgressores gentilmente até a plena convicção dos seus pecados. Embora cabível e necessário agir com justiça, podemos ver que a misericórdia de Deus também é aplicada. Nosso Deus de misericórdia, por amar tanto sua criação, não aceita a terrível situação em que o ser humano havia se colocado, e assim, vai ao seu encontro, com amor, disposto a ajuda-los. O amoroso Criador não passaria por cima de sua desobediência, no entanto, também não abandonaria pecadores trêmulos dentro de sua pungente necessidade. Eles eram Seus.
Mas, por mais que soubessem de sua terrível situação, a reação do ser humano é se livrar da culpa, culpando outros. Ao invés de correr para os braços de amor do nosso Deus quando Ele os chama, aceitando o chamado misericordioso do nosso Deus, o ser humano se afunda ainda mais no abismo do pecado e busca um culpado para a situação em que se encontrava. Em vez de confessar abertamente, rogando por misericórdia, Adão e Eva começaram a apresentar desculpas, passando a responsabilidade de um para o outro. O homem um tanto temerariamente jogou parte da culpa sobre Deus – quando ele diz: “a mulher que (tu) me deste”. Ou seja, se Deus não tivesse criado a mulher, Adão julga nas entrelinhas, que nada disso teria acontecido. Por consequência, a mulher, recusando assumir a responsabilidade, jogou-a toda sobre a serpente.
Assim, visualiza Deus a terrível situação em que Adão e Eva haviam buscado para si diante de dele. E a partir de sua justiça divina, o nosso Deus de amor e misericórdia dita à sentença. E inicia por onde começou o pecado, com a serpente. Como instrumento do Inimigo a serpente passa a partilhar dos castigos dados ao Inimigo. O Inimigo de Deus, por sua vez é sentenciado a ser degradado e maldito por Deus e detestado e aborrecido por toda a humanidade. Também sabemos que o homem e a mulher recebem sua sentença (versículos 16 e 17). O castigo, não foi querido por Deus, é uma penalidade natural, uma consequência natural do pecado, como o dano que um homem recebe se colocar sua mão no fogo.
Quantas vezes também experimentamos a consequência dos nossos pecados queimar o nosso ser e mesmo assim nos colocamos como vítimas, buscando desculpas para as nossas ações contrárias a vontade de Deus?
Adão e Eva experimentaram as consequências de seu pecado porque acreditaram de que as orientações de Deus queriam restringir uma vida melhor. O que Adão e Eva tinham recebido de Deus parecia não ser bom o suficiente. Como as pessoas também nos dias atuais têm assim se lançado ao pecado, achando que o que têm não é bom o suficiente! Acabam se distanciando para longe dos braços de amor de Deus, longe de todo o bem, em meio a seus inimigos, escravizados pelo pecado, e no real caminho para a ruína total. Já notaram como a vida de quem opta andar distante de Deus acaba sendo uma vida vazia, que não tem sentido, apesar de tudo o que se possua ou de todos que estejam ao seu redor? Esta foi a triste realidade de Adão e Eva. Mas Deus nunca quis que sua criação ficasse sofrendo a dor do pecado. Ele se aproxima do ser humano, para sarar suas feridas. Quer cuidar com todo amor dos seus. E o faz a partir da sua promessa de que a cabeça da serpente seria esmagada, apontando para a vinda do Messias, o Salvador capaz de curar todas as feridas. Esta promessa é uma bendita esperança de redenção. Se de um lado temos que encarar as feridas do pecado que cometemos, por outro lado, Deus toma providências e promete cicatrizar estas feridas. Ele envia o Redentor, aquele que ferirá a cabeça da antiga serpente. Assim, podemos saber que o poder do pecado, da morte e do próprio Inimigo não prevalecerão para sempre. É em Jesus que essa promessa se concretiza. O novo Adão, nosso Salvador Jesus Cristo, a semente da mulher é o remédio para a ferida do pecado. Nossas feridas, as consequências do pecado são saradas. Somente em Cristo um coração destroçado pelo pecado pode ser restaurado. É através da morte e ressurreição que nosso Salvador desferiu um golpe fatal sobre o reino do Inimigo, uma ferida incurável na cabeça desta serpente, eliminando de vez o peso do pecado na nossa vida.
Queremos que seja eliminado o peso do pecado nas nossas vidas? Ou preferimos sofrer com as feridas abertas? Não nos enganemos, o pecado só quer nos ferir, nos fazer sofrer. Não vale a pena permanecer no pecado, que possamos estar certos disso. As consequências do pecado só nos trazem desgraça, assim como para Adão e Eva. Enquanto não nos dermos conta disso, as tentações do Inimigo continuarão a seduzir; os seus argumentos continuarão a enganar o ser humano; continuaremos a cair em suas armadilhas. Cada um, assim como Adão e Eva pode fazer sua escolha. O que queremos pra nossa vida?
Somente Jesus é nossa cura para o pecado. Seu Espírito Santo, através da Palavra quer orientar nossa vida. À medida que o Evangelho avança, ganhando terreno, o Inimigo cai. Que possamos buscar cura das feridas causadas pelo pecado em nossa vida, naquele que as pode curar completamente. Que possamos enxergar a oferta de amor restaurador do nosso Deus que cura todas as feridas. Deus nos abençoe! Amém.

HINO
Nº 468 – HPD – Cantai pois a vitória é ganha
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra lida e pregada, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 383 - HPD – A lei do Senhor é perfeita

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Amado e benigno Deus, nosso Criador, Salvador e Consolador, tua Palavra nos fortalece e nos desafia a dar o nosso passo em direção a Salvação. Sabemos que tu já realizou a obra salvadora em favor de cada ser humano, e que através de ti as feridas causadas pelo pecado podem ser curadas. No ajuda portanto, a não permanecer acomodados com nossas feridas, mas que possamos ir em direção a ti e receber de ti a cura das nossas feridas. Que possamos fazer jus Senhor, ao teu sacrifício e buscar em Ti um sentido de vida que nos realize e que nos faça verdadeiramente felizes. Dá que não desperdicemos do teu amor e graça a cada novo dia. Usa-nos como teus instrumentos para que teu Evangelho Salvador chegue ao coração das ovelhas perdidas. Assim, anima-nos e fortalece-nos.
Pedimos Senhor que teus olhos de amor estejam sempre sobre cada um dos teus filhos e filhas, para que não se deixem enganar pelas vaidades desta vida.
Pedimos por cada pessoa aqui lembrada (lembrar os nomes citados) também daqueles que estão em nosso pensamento neste momento. Cuida e guarda, abençoa e cura, restabelece e anima, salva e concede vida eterna a cada um(a). Que em teus braços de amor possam se sentir seguros. Que tua mão bondosa esteja sobre cada um(a) deles(as). Abençoa e dá vida verdadeira a toso nós!
Senhor, tudo mais que está em nossos corações levamos diante de ti quando oramos...
PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Nº 350 – HPD – (cantado ou lido)
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
E te conceda graça;
O Senhor volte para ti o seu rosto
E te dê a paz! Amém!
ENVIO
Ide em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria. Amém!
CANTO FINAL
Nº 321 – HPD – Vento que anima


Autor(a): Tatiane Fick Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33028

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br