Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lc 15.1-10 - 17º Domingo Após Pentecostes - 11.09.2016

Caderno de Cultos 2016

11/09/2016

11/09/2016- 17º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Lc 15.1-10; Leituras: Êx 32.7-14; 1Tm 1.12-17
PPHM. Allan Mott – Sorriso - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Deus nesta data nos convida a viver unidos a Ele e mais do que isso a aguardar que Ele cumpra em nós a Sua vontade e a Sua Palavra. E por isso, nos saúda nesse dia com as palavras da Carta aos Romanos, capítulo 15, versículo 4, onde lemos “Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.” E, por isso queremos pedir a Deus que por meio do Seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo nos ajude a esperar com paciência e coragem n’Ele, confiando que o melhor está pra acontecer nas nossas vidas.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
HINO: HPD - Nº 337 – Reunidos Aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Hoje queremos pedir a Deus que nos ajude a viver como filhos e filhas que cumprem o chamado a esperar n’Ele e a confiar as nossas vidas nas suas mãos. Fomos criados por isso por Ele. E, foi por isso que Jesus Cristo também nos aceitou na cruz. Por isso, mais uma vez somos reunidos por Deus em torno do seu Filho em nome deste Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
HINO: HPD - Nº 332 – Deus Está Aqui, Aleluia.
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Queremos também chegar diante desse Deus que nos salvou conscientes de que somos pecadores e carecemos da glória de Deus, por isso coloquemos diante de Deus as nossas vidas e pedimos perdão a Ele pelos nossos pecados.
Oremos:
Senhor, nosso Deus, chegamos nesse dia gratos a TI por tudo aquilo que tens feito em nossas vidas! Obrigado por ter vindo até nós por meio do Seu Filho e por ter entregado Ele também na cruz para remissão dos nossos pecados e para nos dar a vida eterna. Porém sabemos que somos fracos e falhos e por isso pedimos perdão ó Deus pelas vezes em que pecamos contra Ti e contra o nosso próximo, tanto em ações quanto em palavras e pensamentos. Nos lava com o Teu sangue derramado na cruz do calvário e tira de nós todo o pecado e toda injustiça desse mundo. Entregamos o nosso coração nas Tuas mãos na certeza de que o Senhor ouve o nosso clamor e restaura as nossas vidas. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Quando confessamos a Deus o nosso pecado Ele é fiel e justo pra nos perdoar e pra nos restaurar com o Pai por meio do corpo e sangue do Nosso Senhor, por isso podemos afirmar junto com o apóstolo Paulo aquilo que ele escreve ao povo de Éfeso: “Pois pela morte de Cristo na cruz somos libertos, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus”. (Ef. 1.7).

KYRIE
Libertos da opressão do pecado, perdoados e perdoadas por Deus, nossos olhares enxergam o sofrimento que existe entre as pessoas e em toda a criação de Deus. Injustiça social, condições precárias de vida, violência, opressão, fome, guerra, catástrofes ambientais. Sim, há muito sofrimento em nosso mundo, no nosso país, nas nossas cidades. Vamos clamar e suplicar pela misericórdia de Deus cantando:
HINO: HPD - Nº 496 – Pelas dores deste mundo
Ou: Nº ____________________________________________________

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar a Deus cantando:
HINO: HPD - Nº 235 – Seu Nome é Maravilhoso
Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, chegamos nesse dia diante de Ti, diante do Teu altar, gratos por que o Senhor nos escolheu e nos chamou a viver Contigo. Por isso queremos renovar o nosso compromisso e assumir a Tua vontade em nós. Por isso, rogamos que o Senhor se manifeste em nós por meio da Sua Palavra e dos seus ensinamentos para que possamos experimentar a Tua vontade que é boa perfeita e agradável. Tira de nós, ó Deus, tudo aquilo que nos angustia, que nos preocupa, que faz nos desligarmos de ouvir a Tua palavra. Que a Sua palavra possa entrar em nossos corações como a semente jogada em terra boa. Nos cobre do Teu amor e da Tua graça e misericórdia. Pedimos isso em nome do Teu Filho Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Êx 32.7-14;

2ª Leitura Bíblica: 1Tm 1.12-17
3ª Leitura Bíblica: Lc 15.1-10;


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
HINO: HPD - Nº 379 – Estou Pronto Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________


PREGAÇÃO
Que a graça e a paz do nosso Senhor estejam conosco e que o Espírito Santo de Deus nos ajude a compreender a Palavra de Deus para as nossas vidas. Amém.
No capitulo 15 de Lucas temos as três parábolas dos perdidos, o Filho perdido, a ovelha perdida e a dracma perdida. Esse texto é bastante conhecido entre nós, e pretendo aqui analisar a visão dos perdidos, como os perdidos são ou se acham perdidos.
Vale a pena olharmos para o capitulo 19 de Lucas. Lá, Jesus faz a seguinte colocação: Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Note que a colocação de Jesus é justamente que as coisas se perderam, e não que foi perdida, ou seja, não houve desleixo da parte de Deus com relação aos perdidos, assim a culpa por se estar perdido é nossa e não de Deus. Quantas vezes nos perdemos e depois buscamos culpados para tentar nos livrar da culpa.
No texto que lemos hoje vemos duas situações de perda. Primeiro, temos uma ovelha perdida. Jesus aperta a seguinte situação aos fariseus e mestres da Lei, que o criticavam por Ele estar sempre com as pessoas que não eram consideradas ‘certas’: “Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.” (Lucas 15: 4-6).
Aqueles homens judeus não tinham o costume de ter animais domésticos, mas alguns até adotavam ovelhas como animais de estimação tal a afinidade do pastor com o seu rebanho. Exemplo disto vê no caso que o profeta Natã contou a Davi para repreendê-lo: mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha.
Interessante olharmos para a ovelha, ela estava perdida. Podemos imaginar que ela tem consciência de que esta perdido, ela não sabe o caminho de volta. E ela também sabe que não pode ser levada por qualquer um, pois conhece o seu dono, a sua casa. Muitas vezes nos afastamos do nosso Pastor e estamos assim como a ovelha perdida. Este tipo de pessoa busca a Deus de varias formas, é religioso, sabe que é pecador, busca a salvação, pois sabe que está perdido, mas não sabe aonde achar, chega até a se martirizar, a ser idolatra, ele verdadeiramente tem sede de Deus. A este perdido Jesus vai buscar e o trás de volta para a casa de Deus. Cabe a nós como igreja mostrar que Jesus esta presente em nosso meio, assim o homem tipo “ovelha perdida” reconhecerá Jesus e voltará para seu convívio.
Mas Ele também fala da moeda perdida. Aquela mulher ainda tinha nove moedas; poderia não dar muita importância àquela que havia perdido. Poderia considerar muito trabalhoso procurar a perdida, mas além de procurar por toda a casa ela ainda chama as amigas para se alegrar porque achou a moeda. Por que ela faz isso? Perceba que a moeda perdida parecia ter muito mais valor do que a própria prata com que era feita. Assim como nós, que para Deus valemos muito mais do que o barro de que somos feito.
Pense um pouco e olhe à sua volta. Não existem pessoas que vivem assim como essa moeda que está perdida? São pessoas que não tem consciência de que esta perdida, que não sabe o que está acontecendo, que é levado a qualquer lugar, em qualquer situação.
Para este perdido, tudo está bem, não há nada de errado com ele, pode até ir à igreja algumas vezes, mas não entende o que é pecado, o que é arrependimento, afinal não sabe o que esta acontecendo no mundo espiritual. Fuma, bebe, se prostitui, tem vida irregular e etc. Porém para ele tudo isto é normal.
Para este tipo de perdido Jesus mostra a luz da verdade, varre a casa, limpa o pecador das impurezas do corpo. Cabe a nós como igreja anunciar a Palavra de Deus para que todos saibam que são pecadores e carentes das misericórdias de Deus. Devemos ser como a mulher que procura a moeda perdida. A consciência de perdição e salvação varia de acordo com a pessoa, mas Cristo nos deu estratégia para resgatar todos estes perdidos e fazermos com que os Céus se alegrem. Para isto é muito necessário que a igreja de Cristo se enquadre no chamado para salvar vidas que o próprio Cristo nos deu.
Que Deus o Pai nos ajude a não nos desviarmos do caminho, e a sermos também agentes que testemunham o amor d’Ele e assim como filhos e filhas nos tornemos missionários para encontrar o perdido. Amém.

 

HINO
HINO: HPD - Nº 413– Senhor se Tu me chamas
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos também confessar a nossa fé nesse Deus que faz da Sua palavra promessa para as nossas vidas e por isso queremos dizer juntos:

Creio em Deus Pai,...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
HINO: HPD - Nº 249 – Graças, Senhor eu Rendo Muitas Graças.
Ou: Nº ____________________________________________________

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Bondoso Senhor e Deus, estamos reunidos nesse dia para louvar-te e também para interceder por nossas famílias, por nossa Comunidade, amigos e amigas. Agradecemos-Te Senhor Deus, por Tua palavra. Dá que sejamos fiéis aos Teus ensinamentos e que possamos sempre de novo crer, nos arrepender e perdoar verdadeiramente. Queremos nesse momento também trazer nossos pedidos e intercessões em Tua presença: Que haja paz, Senhor em nossos lares e nos lares das famílias de nossa comunidade. Que haja paz na Igreja e nas Escolas. Que haja paz na cidade, entre os cidadãos, entre os jovens e os idosos. Que haja paz em meio as aspirações por justiça e solidariedade para com os mais humildes, os mais necessitados e desgraçados, entre nós. Lembramos com carinho todos os motivos citados pela nossa comunidade, também aqueles que nós não lembramos e que passam por uma fase difícil em suas vidas. Queremos colocar as nossas vidas nas Tuas mãos. Entregas a nossa comunidade, e todos os sonhos e planos pra que eles sejam guiados por Ti. E tudo o mais acrescentamos na oração que Teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, Pai Nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Bondoso Deus por meio da sua graça e misericórdia te abençoe e te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que Ele levante o seu rosto e te dê a paz!
Amém

ENVIO
Vamos na paz do nosso Senhor e sirvamos a Ele com alegria! Abençoado domingo e uma semana guiada pelos caminhos do nosso Deus.

CANTO FINAL
HINO: HPD - Nº 350 – Que a Graça do Senhor Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________


Autor(a): Allan Mott
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 17º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38281

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br