Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Atos 10.34-43 - Domingo da Páscoa - 21/04/2019

Caderno de Cultos 2019

21/04/2019

21/04/2019 - Páscoa
Pregação: At 10.34-43; Leituras: Sl 118.1-2,14-24; Jo 20.1-18
Pa. Ariádner J. P. Berger – Paróquia de Porto dos Gaúchos - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! Damos as boas-vindas a todos/as que vieram celebrar a passagem em que Jesus passou da morte para vida. Jesus está vivo! Ele ressuscitou! Ele está entre nós, rompendo as trevas e trazendo a sua luz. Desejo a todos/as uma feliz vida nova. Que todos sintam-se acolhidos/as neste Culto da Ressurreição. Também aos que nos vistam neste dia.

CANTO DE ENTRADA
437 – Livro de Canto – Chegou a Páscoa

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos neste culto da Ressurreição em nome de Deus nosso Criador, em nome de Jesus Cristo que venceu e nos trouxe vida nova e em nome do Espírito Santo que vivifica e glorifica a vida nova em nós. Amém.
Cantamos:
432 – Livro de Canto – Digno é Cristo


CONFISSÃO DE PECADOS
L: Diante de Deus confessemos as nossas falhas cometidas por pensamentos, gestos e atos. Temos consciência de que estas falhas feriram pessoas e impediram a vida comunitária. Tomemos um pouco de tempo no qual, em silencio, refletimos sobre nossas falhas:
C: reflete em silencio e ao final canta: Perdão Senhor, perdão!
L:Confessamos também que muitas vezes, estivemos ocupados com nossos problemas comunitários inteiros, investindo tempo e esforços apenas para o bem-estar de um pequeno círculo de pessoas. Perdemos sono e disposição muitas vezes, por coisas secundárias e com isso falhamos no testemunho que devemos ao mundo, testemunho de amor de unidade e de solidariedade. Tomemos um tempo para refletirmos em silencio sobre nossa omissão para com Deus:
C: Reflete em silencio e ao final canta: Perdão Senhor, perdão!
L: Misericordioso Deus:
C: Confessamos que estamos escravizados pelo poder do pecado e não conseguimos libertar-nos por nós mesmos. Falhamos em pensamentos, palavras e atitudes, pelo que fizemos e deixamos de fazer. Não temos amado de todo o coração; não temos feito o bem quando esse esteve ao nosso alcance. Temos nos empenhado por coisas secundárias em detrimento do que é prioritário. Estamos arrependidos(as). Por amor de teu Filho Jesus Cisto, tem compaixão de nós. Perdoa-nos, renova-nos, torna-nos sensíveis para o nosso próximo, dirige-nos para que andemos nos teus caminhos, para a glória de teu santo nome. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A palavra de Deus vem de 1 Timóteo 2.4 que diz assim: “Deus nosso Salvador deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Assim, por meio da esperança e da promessa de Deus que veio a se cumprir em Jesus Cristo, anuncio a remissão dos vossos pecados em nome de Deus (+) Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Todas as vezes que nos reunimos em culto na presença de Deus, somos chamados/as a nos lembrarmos da criação de Deus. E olhando para a bela e perfeita criação de Deus, vemos que este geme, nos faz lembrar doa lamentos que existem hoje no mundo. Por isso suplicamos a Deus pelas dores do mundo. E o fazemos, unindo as nossas vozes a de tantos outros, clamando pelas dores deste mundo ó Senhor:

56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Hoje é dia de Glória e louvor! Mais uma vez celebramos a vitória da vida sobre a morte. Por isso, que o nosso louvor hoje seja uma explosão de louvor ao Trino Deus. Cantemos com alegria, glória a Deus:

142 – Livro de Canto – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus! Tu não ficaste escondido, mas tu te revelaste e vieste em forma humana. Sofreste como as pessoas sofrem. Mas venceste a dor e a morte através da ressurreição de teu Filho Jesus Cristo. Nós te pedimos: ao celebrarmos a tua ressurreição permita que também nós não nos conformemos com a dor e o sofrimento, mas que com a fé em teu Filho Jesus Cristo, possamos colocar, cada vez mais, sinais concretos da cruz vazia da ressurreição, trazendo paz e esperança, onde há luto, dor e injustiça. Isto te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminhar.” Salmos 119.105

1ª Leitura Bíblica: Salmos 118.1-2,14-24

Bem-aventurados são todos os que ouvem a Palavra do Senhor e a guardam em seus corações. Aclamemos o Evangelho de pé, cantando Aleluia:

2ª Leitura Bíblica: João 20.1-18

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
436 – Livro de Canto – Porque ele vive

PREGAÇÃO
Leitura de Atos 10.34-43
Oração: Querido Deus! Obrigada pela tua palavra. Te pedimos, dá-nos corações e ouvidos atentos para que tua palavra penetre em nosso ser como terra fértil e que produza muitos frutos por meio do nosso testemunho diário. Amém.
Saudação apostólica: Que a graça, o amor e a comunhão do Trino Deus seja com cada um/a. Amém.

Estimada comunidade!
Mais uma vez estamos celebrando a ressurreição! Aleluia!

Hoje o texto nos ajuda bastante a compreendermos a nossa realidade diante desse ato maravilhoso da ressurreição. Que para nós luteranos/as é o centro da nossa vida cristã.
Pedro foi chamado por Cornélio, gentil, não circuncidado, soldado romano. Um homem temente a Deus, que ainda não conhece o testemunho da ressurreição de Cristo (Eles conhecem a Deus). Conforme as tradições judaicas, Cornélio é impuro. E uma visão o faz buscar por Pedro. Mas alguns dias antes de receber os enviados de Cornélio, Pedro também tivera uma visão (11-13). Estimada comunidade! temos algo acontecendo: a mensagem da ressurreição que Pedro conheceu; e por outro lado Cornélio, homem que segundo suas leis considerado impuro, mas temente a Deus e não conhece a mensagem da cruz. e ainda... duas visões que os colocaria a caminho e em contato.
Pedro vai até Cornélio e logo entende sua visão: Deus não faz acepção de pessoas. Pelo contrário, em qualquer lugar, nação, aquele que teme ao Senhor e faz o que é justo é aceito por Deus (34-35).
A mensagem que Deus enviou ao s filhos de Israel agora valem para todas as pessoas. é como se a ressurreição transborde e derramasse sobre as pessoas. e Pedro testemunha nos versículos seguintes a noticia para que ela continue viva e siga adiante.
É o poder de Deus rompendo limites: pois se dependesse do ser humano, que impõe suas regras, estruturas, controles, nunca esta mensagem teria chegado lá. É a força do Espírito Santo. E o Espírito Santo não é judeu, nem grego, nem cristão. Mas é a força de Deus vivo, incontrolável, dinâmico, não o conseguimos resumir em palavras. Vai além da nossa capacidade de entendimento. Não temos como controlar e agarrar a ressurreição. Mas a única forma é a justiça e o temor a Deus. Ou seja, irmãos/ãs, o testemunho acontece onde o temor e prática da justiça acontecem. Somente lá a ressurreição faz sentido.
Com a leitura de Atos, compreendemos que a vida na fé da ressurreição é vivida pela ação de Deus. É um mistério, que podemos ter acesso simplesmente pela fé! Ressurreição é para ser testemunhada. E a partir do exemplo de Pedro e Cornélio, compreendemos que não é entender, nem buscar explicar, mas é contar e crer no que se conta.
E nós somos chamados/as a testemunhar adiante a boa nova para todos/as, para aqueles que achamos impuros/as, também para os que achamos diferentes de nós.
Amada comunidade, o tema da ressurreição me acompanha e faz pensar muitas vezes na minha limitação diante de um tema essencial para nossa vida aqui e na por vir. E quando fiz a leitura na ótica da páscoa/ressurreição, percebi o quanto este texto me abriu os olhos. E espero que ajude na vossa compreensão. No tempo de Atos a forma de crer era diferente da maneira como o é hoje. Neste tempo haviam visões, imposição de mãos... penso que nos falta hoje essa fé, tal qual tinham os primeiros cristãos. Nos falta crer simplesmente, de nos darmos conta de estamos nas mãos de Deus. A ressurreição é intocável, e só a podemos compreender na totalidade pela fé.
Jesus Cristo mudou a história da humanidade. Que maravilhoso, podermos nesta manhã de páscoa, aprendermos com Pedro e os primeiros cristãos. Pois foi graças a estes e tantos outros seguidores de Jesus, de todos os tempos, que se empenharam em levar o evangelho adiante. E por isso, hoje podemos saber e compreender sua mensagem e promessa.
Porém, ainda hoje há muitas pessoas, como Cornélio, que não sabem da maravilhosa notícia da ressurreição. Ou pelo menos há ainda pessoas que não foram tocadas por essa mensagem, e por isso, ainda há algo que está faltando na vida delas. E essas pessoas precisam de alguém como Pedro, que se dispõe a testemunhar sobre Jesus.
A mensagem precisa ser anunciada! Precisa ser pregada por todos nós!
Estimada Comunidade! nesta manhã de páscoa, este deve ser hoje e todos os dias nosso testemunho, promessa e base de vida. A igreja, onde ouvimos a Palavra por ação do Espírito Santo, é o espaço para viver a justiça e a fé, para todos/as. Pois foi exatamente isto que Cristo fez na cruz por nós. Sinto que muitas vezes nossa igreja tem sido esquecida, deixada de lado. E a páscoa nos faz pensar na igreja como uma grande mesa, cheia de boa comida, onde todos são incluídos/as, em festa.
Páscoa lembra igreja em movimento, é dadiva, presente... pois a ressurreição só pode ser testemunhada e vivida na fé e na justiça. Que esta seja nossa forma de viver igreja. Eu quero hoje desafiar a vocês a falarem dessa mensagem de Jesus para alguém. Anuncie a Cristo! As pessoas precisam saber que quem morreu não foi o coelhinho, mas sim o próprio Jesus!
Que Cristo, nos conduza e nos guie, e o amor de Deus, que vai além do nosso entendimento, guarde nossos corações e mentes, em Cristo, o ressuscitado. Amém.
HINO
440 – Livro de Canto – Cantai e folgai

CONFISSÃO DE FÉ
Como irmãos e irmãs unidos na mesma fé, confessamos que Jesus é o único Senhor e Salvador. Para isto usamos as Palavras do Credo Niceno:
C: Creio num só Deus, Pai Todo-Poderoso criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio num só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Luz de Luz, Verdadeiro Deus do verdadeiro Deus; gerado, não criado; igual ao Pai na substância; o qual, por nós homens e pela nossa salvação desceu dos céus, e encarnou pelo Espírito Santo, da Virgem Maria, e foi feito homem; foi também, por nós, crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu, e foi sepultado; e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; e subiu aos céus; e está sentado à direita do Pai, e virá outra vez com glória para julgar os vivos e os mortos; e seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor e vivificador; que procede do Pai e do Filho; com os quais juntamente é adorado e glorificado; o qual falou pelos profetas. Creio numa só Igreja, Santa, universal e apostólica. Confesso um só Batismo para a remissão dos pecados; e espero a ressurreição dos mortos e a vida no mundo vindouro. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
443 – Livro de Canto – Louvai a Deus em alta voz

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Misericordiosos Deus! Ao final deste culto, agradecemos-te pela palavra e pela comunhão contigo. Nos alegramos porque a tua Palavra nos ensina e nos motiva a vivermos e partilharmos o teu amor e a tua verdade, reveladas pela morte e ressureição de teu amado filho.
Deus querido nos colocamos sob teus cuidados e tua proteção e lembramos que somos chamados e chamadas a vivermos e testemunhar a ressurreição e que aprendamos a crermos simplesmente, assim como faziam os primeiros cristãos.
Deus querido, nos colocamos sob teus cuidados e tua proteção e lembramos que somos chamados e chamadas a voltarmos nossos olhos para o próximo e para o mundo que precisa ouvir e sentir do teu amor e cuidado.
Senhor Deus, intercedemos pela tua igreja e pelos ministros e ministras que estão espalhados pelo Brasil e mundo anunciando e proclamando a tua boa nova. Dá-lhes sabedoria, ânimo e fé para te servirem aonde estiverem na certeza da esperança da salvação e vida eterna.
Intercedemos pelo país e pelo mundo, que hoje sofrem com as injustiças, por falta de amor, confiança, por convicções religiosas e interesses políticos. Dá a eles a esperança e vontade de mudar esta situação. E a nós, dá-nos vontade de anunciar a tua palavra e com isso fazer surgir um mundo mais humano, sem acepção de pessoas.
Intercedemos por nossa comunidade, para que seja cada vez mais um lugar onde as pessoas encontrem consolo, conselho, proteção e alegria.
Intercedemos por todas as pessoas aflitas, preocupadas, doentes. (Incluir nomes........) Permita que todas possam sentir teu abraço amoroso que cuida e sustenta a todos nós.
Isto e tudo o mais que nossos corações estão clamando queremos pedir juntos na oração que Cristo ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
L.: Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. O Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a sua paz!
C.: Que Deus nos abençoe e proteja!
L.: Que o Deus Pai, Filho e Espírito Santo os acompanhe para que sigam em paz, anunciem com alegria que Cristo venceu a morte. Vivam seu Batismo e que brilhe a luz de Cristo em seu servir.
C.: Demos graças a Deus! Amém!

CANTO FINAL
445 – Livro de Canto – Hoje eu estou muito alegre


Autor(a): Pastora Ariádner J. P. Berger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 34 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50519

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br