Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Jeremias 23.23-29 - 10º Domingo Após Pentecostes - 18/08/2019

Caderno de Cultos 2019 - Sínodo Mato Grosso

18/08/2019

18/08/2019 - 10º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Pregação: Jeremias 23.23-29
Leituras: Salmo 82, Hebreus 11.29-12.2, Lucas 12.49-56
P. André Luiz Belard – Sinop - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Lema da Semana:
Bom Dia. Boa noite. Sejam bem-vindos e bem-vindas. Quero acolher a comunidade aqui reunida com as palavras do livro de Hebreus 4.1 “Deus deixou a promessa de que podemos receber o descanso que ele falou.” Aqui o descanso significa a vida eterna, significa o descanso definitivo que está reservado para aquelas pessoas que receberam e viveram com fé a mensagem do Evangelho. Nesse 10º domingo após pentecostes, o Espírito Santo de Deus nos chamou e também nos congrega nesse momento para ouvirmos a palavra de Deus. Dessa forma, a promessa do descanso torna-se realidade para nós.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
29 – LCI – Senhor, tu nos chamaste

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Vem, ó Deus, e governa o mundo. Pois todas as nações são tuas. Salmo 82.8. Deus vem ao nosso encontro neste culto. Ele governa o mundo todo, a minha vida, a sua vida. Por isso estamos aqui reunidos e reunidas não em nosso nome, mas em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
3 – LCI – Deus trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
No Batismo, Deus nos chama pelo nome e, dessa forma, ele nos coloca na condição de seus filhos e filhas, chamados e chamadas a anunciar o Evangelho a toda criatura. Contudo, no decorrer da nossa vida, falhamos neste propósito e pecamos. Por isso estamos aqui para confessar a nossa culpa e buscar em Deus o perdão e a graça que só ele pode nos dar.

Inicialmente, cada pessoa tem a oportunidade de confessar individualmente os seus pecados a Deus num momento de silêncio.

Misericordioso Deus! Confessamos que temos pecado em pensamentos, palavras, ações e omissões. Não temos te amado de todo nosso coração e nem as pessoas próximas de nós quando esteve ao nosso alcance. Confessamos que muitas vezes não conseguimos realizar o bem que gostaríamos. Sendo assim, magoamos pessoas, ferimos tua Criação e ignoramos a Tua vontade em nossas vidas. Tentamos fugir da tua presença. Tentamos esconder o nosso pecado de ti. Temos a falsa sensação de que conseguimos passar desapercebidos diante de ti com os nossos pecados. Tudo isso é inútil, pois tu, ó Deus, está em todo lugar, tu és onipresente, onisciente e onipotente.
Estamos arrependidos e arrependidas e queremos seguir nossas vidas ouvindo a tua voz de amor, que conduz a salvação e a vida eterna.
Tem compaixão de nós e perdoa os nossos pecados! Através de teu Santo Espírito, dá-nos uma nova oportunidade de te servir e trilhar os teus caminhos. Oramos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Pois pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura.” (Efésios 1. 7-8)
Nessa certeza eu vos anuncio a remissão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

KYRIE
Reconciliados e reconciliadas com Cristo, somos chamados e chamadas a clamar pelas dores do mundo. Nossos irmãos e nossas irmãs na fé estão sofrendo por toda a parte desse mundo. Os motivos são muitos: fome, guerra, intolerância, corrupção, escravidão, epidemias e tantos outros males. Irmanados pelo mesmo batismo, clamamos a Deus por todas essas situações e pessoas cantado:

56 – LCI – Pelas dores desse mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe deem graças. (Salmo 30. 4). Deus perdoa o nosso pecado e ouve o nosso clamor. Por isso podemos render Glórias a Deus e ao seu Santo Nome cantando:

526 – LCI – Glória pra sempre

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor e cuidado! Rendemos graças a ti por estarmos hoje reunidos e reunidas em tua casa. Graças porque ao longo da história sempre de novo tu te voltas para o teu povo e nos concede segurança e consolo em meios as tribulações. Graças porque podemos receber novamente de ti a tua boa e santa palavra. Que teu Espírito Santo abra nossos corações e mentes para recebe-la como terra fértil recebe boa semente. Oramos em nome de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura: Jeremias 23.23-29

2ª Leitura Bíblica: Hebreus 11.29-12.2

3ª Leitura Bíblica: Lucas 12.49-56

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 – LCI – Estou pronto, Senhor.


PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam conosco, agora e para sempre. Amém.
Prezada Comunidade! Antes de mais nada, quero compartilhar a sensação que tive ao ler o texto previsto para pregação de hoje. Pude comprovar mais uma vez que a palavra de Deus, definitivamente, é viva e eficaz para quem a recebe. Ela é atual. A vontade de Deus para a nossa vida não está limitada ao tempo cronológico. É só prestar atenção na leitura desse texto e fazer uma comparação com o nosso tempo presente.
Deus está falando ao povo de Israel que ele é SENHOR. Dessa forma, não há nada que esteja encoberto diante de Deus. O ser humano tenta se esconder, tenta enganar, tenta ludibriar o próprio Deus mas ele diz de forma enfática: Vocês não sabem que eu estou em toda a parte, no céu e na terra? Fica claro que Deus tem uma queixa contra os falsos profetas que falam mentiras em nome de Deus. Essas mentiras são “reveladas” em sonhos com o objetivo de enganar o povo e distorcer a palavra de Deus. Não só distorcer, mas fazer com que as pessoas abandonem o Deus de Israel e sigam a Baal.
As palavras de Jeremias são uma espécie de manifesto contra a corrupção. Trata-se da corrupção exercida por falsos profetas sobre o povo de Judá. Essa corrupção se revelava nas mentiras por eles espalhadas. Esses pretensos arautos de Deus tinham sonhos e os anunciavam às pessoas como sendo oráculos do próprio Senhor. Na verdade, divulgavam suas próprias ideias e vontades, proclamando-as como revelações divinas.
Que mentiras eram estas? Já há alguns anos, desde a morte do rei Josias, grande infidelidade para com Deus e sua vontade havia se instalado entre o povo. Desagradado com isso, o Senhor anunciara castigo aos que o estavam desprezando. Mas os falsos profetas alteravam radicalmente esta mensagem de juízo, afirmando que não haveria condenação. [Os falsos profetas] continuam dizendo aos que desprezam a minha mensagem: “Tudo irá bem”. E dizem aos teimosos: A desgraça não cairá sobre vocês.” (Jr 23.17).
Resumindo: os falsos profetas falavam o que o povo queria escutar. Essa talvez seja a maior desgraça para o povo de Deus ao longo da história. E essa sempre foi uma grande chance para os espertalhões, para os aproveitadores da fé alheia, para os que buscavam lucrar e tirar vantagem usando o nome de Deus.
Certa vez, um pastor relatou o que ouviu de um membro:
_ “Igreja não é lugar pra gente ir e ficar tomando sermão. A gente vem na igreja pra ouvir uma mensagem de amor, de paz, que faça bem pra gente.” Sejamos sinceros: ninguém gosta de ser confrontado. Nossa consciência resiste a ideia de que realmente somos pessoas pecadoras, que necessitamos de uma conversão diária, que a palavra de Deus tem a função de vir como marreta para quebrantar nosso coração quando ele estiver duro como pedra. Preferimos palavras doces e meigas. Palavras doces e bonitas a bíblia também está repleta. Mas não podemos ficar somente com a graça, é necessária a presença da lei para que a graça realmente seja superabundante.
Os falsos profetas estão nos mais diferentes contextos: estão na televisão, nas redes sociais e também nas igrejas. Penso que boa parte do nosso povo não mais encontra orientação na palavra de Deus, mas nos falsos profetas do nosso tempo, a exemplo da mídia, ávida em fazer a nossa cabeça conforme os seus valores; valores estes quase sempre divergentes da vontade de Deus. Até nas igrejas pastor? Sim, infelizmente, até nas igrejas. Os exemplos seguem: igrejas vendendo bugigangas e objetos milagrosos, promessa de prosperidade baseada na doação de altos valores em dinheiro e bens, venda de terrenos no céu, sonhos e revelações que satisfazem o próprio ego ou tem interesse político-partidário envolvido, e por aí vai. Tudo isso é mentira e engano para o povo. Tudo isso desagrada a Deus. Tudo isso é palha que o vento leva, que queima e desaparece. O trigo, ao contrário, alimenta e sacia a fome. Assim também é em relação a palavra de Deus. Ela sacia a nossa fome de Deus. Ela não perece e não está a serviço de homens, mas do Reino de Deus.
No Novo Testamento, Jesus enfrenta os poderosos de seu tempo. Desafia a tradição religiosa estabelecida com seus preconceitos. Denuncia a corrupção e a utilização do templo para enriquecimento ilícito. Quebra paradigmas se relacionando com pessoas consideradas pecadoras e impuras. Jesus desafiou as pessoas a buscarem o arrependimento, a conversão, a nova vida. Em muitos momentos suas palavras foram doces, mas também Jesus precisou ser forte e firme como uma marreta e quebrar corações duros naquele tempo. No evangelho de Lucas previsto para hoje ele diz: Eu vim para por fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso. Jesus está dizendo: como eu gostaria que as pessoas já compreendessem o plano de Deus para as suas vidas.
Sigamos ouvindo somente a Deus e a sua palavra. Dessa forma, não daremos voz e nem vez a falsos profetas e falsos ensinamentos que possam nos afastar daquele que é o nosso verdadeiro Deus e Senhor. Amém!

HINO
134 – LCI – Salmo 139

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a pregação da palavra de Deus, confessemos a nossa fé com as palavras do credo apostólico,

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
64 – LCI – Te agradeço

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus de amor! Nosso coração se alegra por ouvir novamente a tua palavra. Nosso coração se alegra porque através das ofertas destinadas para ................................. podemos contribuir para tua missão e para a promoção do teu reino aqui na Terra. Graças pelos aniversariantes e por cada motivo de gratidão expressado neste culto.
Obrigado por tua palavra que nos desafia a ouvirmos a tua voz em meio a tantas vozes que querem nos iludir. Que essa palavra seja realmente transformadora, poderosa e eficaz em nosso viver. Que saibamos distinguir o trigo da palha, e ficar sempre com o evangelho em nosso viver.
Intercedemos por nossa Igreja, por teus ministros e ministras e por tuas lideranças. Permita que tenham um ouvido aberto e atento para a tua palavra. Dessa forma, poderão proclamar a tua palavra e realizar a tua vontade junto as pessoas que necessitam dela.
Intercedemos pelas autoridades de nossa nação. Principalmente aquelas que iniciaram os seus mandatos nesse ano de 2019. Dá que possam ouvir a tua voz e possam governar e legislar com justiça e ética, sem interesses pessoais e visando o bem comum. Dá a elas também a sabedoria que vem do alto para discernir entre o que é bom e mau.
Intercedemos por todas as pessoas que sofrem por doença e pelas famílias enlutadas. Lembramos de cada pedido de oração feito nesse dia........................................................................................................ e entregamos tudo em tuas mãos quando oramos conforme teu Filho Jesus Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Vamos na paz do Senhor e sirvamos a ele com alegria.

CANTO FINAL
620 – LCI – Meu tempo


Autor(a): P. André Luiz Belard
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 10º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 23 / Versículo Final: 29
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52439

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br