Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

LITURGIA DE SEPULTAMENTO (NA CAPELA) 01.07.019 a 31.12.2019

06/09/2019

LITURGIA DE SEPULTAMENTO (NA CAPELA)
01-07-2019 a 31-12-2019

PRELÚDIO

ACOLHIDA:
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós. Amém.
Estamos aqui reunidos para o culto de despedida e sepultamento do/a nosso/a irmão/ã_____________________________________________________
E fazemos isso na presença do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

SAUDAÇÃO:
Saúdo-vos a todos e todas com as palavras que se encontram no
Salmo 62.1,5-6, 8:

1 Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.
5 Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado.
8 Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.

ORAÇÃO:
Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, estamos diante de ti, para colocar em suas mãos o/a nosso/a irmão/ã ____________________________________ e dividir o nosso sofrimento contigo. Te agradecemos por termos conhecido, amado e convivido com ______________________________________ e pelo tempo de sua vida entre nós. Deus, tu que és um Deus de misericórdia acolhe em seus braços essa família que sofre pela perda de seu ente querido, e conforta todos que aqui estão com o coração entristecidos. Também ajude-nos entender a morte como uma passagem da vida terrena para a vida eterna. Deus esteja conosco renovando as nossas forças hoje e sempre.
Por teu Filho Jesus Cristo.

Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura:
Apocalipse 21. 2- 6a

Hino: Graças dou por esta vida. (hpd 237)

Segunda Leitura
João 14. 1-6

Alocução:
Que a Graça do Deus Pai, o amor do Filho e a presença do Espirito Santo estejam com todos nós.
Estamos hoje aqui reunidos como irmãos em Cristo para nos despedirmos de nosso/a irmão/ã _________________________________________ e sempre que nos despedimos de uma pessoa querida a nós, sentimos muita dor e tristeza, mas as palavras de Jesus Cristo retirados do Evangelho de João 14. 1- 6 nos confortam neste momento, Primeiramente por que hoje sabemos que o/a Sr/a ____________________________ não sofre mais, hoje ele/a descansa aos cuidados do Pai, só quem conviveu com o nosso/a irmão/ã sabe como a vida dele foi, sabem dos sofrimentos que ele passou durante esses anos, mas, hoje ele não sente mais dor, não sofre mais, e não tem acesso de nada que acontece no mundo aqui, pois ele descansa no mundo dos mortos até a volta de Jesus Cristo conforme vemos no Livro de Eclesiastes 9. 5-9. Isto já nos conforta muito.
Mas também temos o conforto e a esperança que vem da vida eterna mediante a fé, pois Jesus Cristo diz que todos que morrerem crendo nele, viverão para a vida eterna. Ou seja, a morte não é um ponto final da vida, mas sim um ponto e vírgula, a morte traz uma pausa até a vinda de Jesus Cristo aonde todos os que morreram crendo em Cristo serão ressuscitados para a vida eterna, e na vida eterna não haverá mais dor, saudades, tristezas e nem a morte.
Jesus Cristo esta preparando um quarto na mansão celeste para cada um de nós, e basta nós termos a fé firme e convicta em Deus para desfrutar deste presente maravilhoso; Hoje muitas pessoas não tem mais fé, muitos tem uma fé vacilante, ou seja, cada dia colocam sua fé em algo diferente, mas nós devemos ter a fé unicamente em Jesus Cristo, pois dele vem a salvação, e também devemos alimentar a nossa fé com leitura bíblica, indo a Igreja e tendo uma vida de oração.
O/a nosso/a irmão/ã já fez o que podia, a ele/a basta esperar a vinda de Jesus, e temos a esperança que Jesus já reservou um dos seus quarto para o/a nosso/a irmão. E também o que nos fortalece é a esperança de um dia todos nós estarmos juntos na vida eterna, vivendo felizes e aos cuidados de Deus.
O sepultamento é momento de tristeza e dor, mas também de esperança e fé. Tristeza pela saudade da pessoa querida, mas sabemos que as boas lembranças podem e devem ser guardadas em nosso coração; e é um momento de dor pois nós não temos poder sobre a morte, e ela vem e destrói sonhos e planos que tínhamos; mas o sepultamento deve ser sim um momento de esperança, lembrar que Jesus morreu por cada um de nós numa cruz para nos dar a vida eterna, que Ele pelo seu sacrifício tirou o poder da morte abrindo a oportunidade a todos nós termos a vida eterna; Mas também deve ser um momento de fé, pois a vida eterna foi conquistada por Cristo na sua morte, e nós usufruímos dela mediante a fé única em Deus, convido a todos a refletirem sobre como anda a nossa fé, se estamos alimentando a nossa fé com oração, leitura bíblica e vida comunitária?
Que o Amor de Deus esteja com todos nós nesta caminhada.
Amém
Confissão de Fé.
Deus nos tornou seu povo através do nosso batismo em Cristo. Nessa confiança confessamos a nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra...

Oração de intercessão:
Oremos. Deus Eterno e Todo-Poderoso, Tu Enviaste seu filho Jesus Cristo, nosso Salvador, para nos dar a vida eterna perante a fé. Te rendemos graças pois pela Morte de Jesus, Tu destruiu o poder da morte e com sua ressureição Tu abriu o Reino dos Céus a todos nós. Por isso te agradecemos e sabemos que mesmo o sofrimento, a dor e a morte não nos afastam do seu amor, e assim nesta esperança te entregamos o e pedimos que o Senhor guarde o nossa/o irmã/o _________________________________________ em seus braços até a volta de Jesus Cristo, e Ajuda a sua comunidade a ser seu braço estendido a toda essa família que sofre, pela dor da perda, e também console a cada um com seu amor, e os demais pedidos que temos, colocamos na oração que seu filho nos ensinou dizendo:
Pai nosso que estás nos céus........
LITURGIA DA ENCOMENDAÇÃO

LEITURA DOS DADOS: Formulário de Óbito.

Encomendação:

Misericordioso Deus! Na segura e consoladora esperança para a vida eterna, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a ti, o/a nosso/a irmão/ã ______________________________________. Recebe- o/a em teus braços e guarda-o/a junto de ti, até o dia do encontro de todos nós em teu Reino.

(voltasse ao falecido e impõe as mãos sobre a cabeça do falecido) O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre, O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor levante sobre ti seu rosto e te conceda a paz.
Amém.

E assim, convido a se despedirmos de nosso/a irmão/ã _____________________________ e após a despedida o Ataúde será fechado e seguiremos em procissão até o cemitério ( Crematório).

NO CEMITÉRIO ( Crematório).

Ouçamos também o consolo que vem do nosso Senhor Jesus Cristo no livro de Jo 11. 25-26 que diz:
Jesus Cristo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá: e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês isto?

Oremos. Todo-poderoso Deus, Como teu Filho Jesus Cristo mesmo nos ensina, quem crê não morrerá eternamente, mas viverá para a vida eterna, E nessa esperança entregamos em Teus braços nosso/a irmão/a _________________________________________________ e te pedimos no dia da volta de Cristo ressuscita-o/a para a vida eterna. É por teu Filho Jesus Cristo que oramos e pedimos.
Amém.
Hino: Segura na mão de Deus

Oração de encomendação:
Oremos. Em tuas mãos, ó misericordioso Salvador, entregamos o/a teu/tua servo/a ______________________. Humildemente de pedimos: recebe este/a teu/tua filho/a que Tu chamaste no batismo. Acolhe-o/a em tuas mãos misericordiosas e dá-lhe o descanso da tua paz.
Amém

Consignação
(o oficiante joga terra sobre o ataúde enquanto diz:)

E visto que o Senhor nosso Deus chamou o/a nosso/a irmão(ã)_____________________________________________________ para a eternidade, entregamos seu corpo à terra: Terra à terra, cinzas às cinzas, pó ao pó, na esperança da ressurreição para a vida eterna, mediante o nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém
Lembra-te de nós no teu Reino, Senhor, e ouve-nos quando oramos.

Pai nosso que estás no céus..........

( após isso a sepultura é fechada ou o ataúde é levado para a sala incineração enquanto isso a comunidade pode cantar hinos de confiança e esperança ou esperar de forma silenciosa.)

Benção final.
Que a benção do Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo, desça sobre vocês e permaneça com vocês hoje e sempre.

Amém.

Vão em paz.
 


Autor(a): P. Felipe Graupe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 53100

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br