Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Liturgia de Sepultamento (2) e Alocução - João 14.1-6

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

30/12/2019

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

É com grande pesar, porém certos da presença de nosso Deus que reunimos aqui para nos despedir de ________________________________.
Acolho familiares e amigos de __________________ com as palavras de Jeremias 29.11, que diz: “Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamento de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11
Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTO DE ENTRADA

HINO: 159 – Creia sempre, sem cessar
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO
Amado Pai, chegamos na tua presença com nosso coração doído. Pedimos a tua piedade, ajuda-nos nesse momento tão difícil. Queremos falar nesse momento o que não pudemos falar a ___________________, sabemos que ele/ela não nos ouve mais, porém tu nos ouves, acolhe o que deveríamos ter dito, mas não falamos. ................................ (oração silenciosa, onde cada pessoa fala para Deus o que teria a dizer a pessoa falecida).
Obrigado Pai, que em teus braços podemos encontrar refugio e segurança. Console os familiares e os guarde de todo mal. Fale conosco através de tua palavra. Em nome de Cristo. Amém.


HINO: 421 - HPD – Eu quero ser
Ou: Nº ____________________________________________________

MENSAGEM

Estimados familiares e amigos de _______________________________.

A despedida é sempre doída e sofrida. Ninguém gosta de passar por ela, porém ela sempre estará presente na nossa vida. Enquanto vivermos aqui, nos despediremos daqueles que partem antes de nós.

Temos um relato bíblico que nos mostra que algumas horas antes da morte de Jesus, ele estava conversando com seus discípulos e falou que iria embora. Os discípulos ficaram perturbados, angustiados porque não veriam mais o seu mestre face a face.

Então Jesus deu uma orientação para eles. Eu vou ler o que Jesus lhes disse: João 14.1-6.
- Creiam em Deus, creiam em mim – não percam o foco, independente do que acontece – Deus está no controle.
Jesus sabia o que iria acontecer com seus discípulos depois, como eles iriam ficar angustiados, sem direção, perseguidos e muitos deles mortos. Mas Ele diz: Creia em Deus e creia também em mim. Independente do que aconteça na vida de vocês saibam que Deus está no controle. Vocês me conhecem, e sabem que não os deixarei desamparados.
Jesus não desampara aqueles que buscam nele o sentido para a sua vida, aqueles que reconhecem Nele o seu Salvador.
E Ele diz pra onde vai: Vou para a Casa do Pai, preparar um lugar para vocês meus discípulos, para vocês que me amam e não se envergonham de pertencerem a mim.
- Na casa do Pai
A Casa do Pai: esse é o alvo de todos os cristãos: morar na Casa do Pai. Jesus falou em vários momentos sobre essa Casa. Ele diz que lá, não tem dor, não tem sofrimento, nem choro, nem luto, nem medo, não há pecado. Quem é que não gostaria de morar lá eternamente? Viver em um lugar onde há riso, paz, alegria, onde se compartilha o amor e a gratidão.
Essa casa é enorme, pois Jesus Cristo diz: lá tem muitas moradas. E uma, Jesus preparou especialmente pra você. Mas você precisa chegar lá. Mas como chegar lá? Essa foi a pergunta de Tomé.
- Tomé apresenta sua dúvida – Jesus responde com amor
Tomé chega pra Jesus e diz: Jesus não sabemos onde fica a Casa do Pai como saberemos o caminho?

Muitas pessoas desconhecem o caminho que leva a casa do Pai. Pois, muitos caminhos nos são apresentados e tem algumas pessoas que dizem: todos levam a Deus. Será que todos os caminhos nos levam a casa do Pai?

Jesus ouve Tomé perguntando isso, Ele poderia ter ficado bravo com Tomé e dito: Como assim Tomé? Estou este tempo todo falando e ensinando vocês e você ainda não aprendeu?

Mas não foi assim que Jesus respondeu e não é assim que Jesus nos responde. Ele olha para Tomé com um olhar de amor e responde: Tomé, Eu sou o Caminho, a verdade e a vida.
Tomé está diante do Caminho: Jesus.

E ele complementa: Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. É como se Jesus dissesse: Não existe atalho, nem como encurtar caminho e muito menos não há nenhum jeitinho que poderá nos levar a Casa do Pai. Eu sou o único Caminho.
- O que irá importar no último dia é do que eu enchi meu coração

Deus não abrirá as portas da sua casa levando em consideração: se nós temos faculdade ou não; andamos de carro da última geração ou a pé; temos uma conta gorda no banco ou contamos todos os centavos para pagar as contas; enfim, não será isso que Deus levará em consideração, mas sim, do que nós enchemos o nosso coração.

Hoje nós estamos nos despedindo de ___________________________________, mas irá chegar a nossa vez de nos despedir desse mundo. E eu te pergunto: do que você está enchendo o teu coração? Tem certeza que está no caminho certo?
- Nós cristãos choramos ao nos despedirmos, não por causa do desespero diante da morte, mas sim pela saudade

Nós cristãos, choramos e sofremos quando nos despedimos de um ente querido, não por causa do desespero diante da morte, mas por causa da saudade que fica. E esse é o momento de chorar, precisamos colocar essa dor pra fora. A saudade ela ficará, mas pedimos a Deus que nos console e nos dê força.

E lembramos as palavras de Jesus: Creiam em Deus e creiam também em mim.

Em João 11.25-26, Jesus Cristo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?

Que Deus esteja junto de cada um de vocês, os protegendo de todo o mal e os consolando com o seu Santo Espírito. E lhes dando a certeza da ressurreição em Cristo Jesus. Amém.

HINO: 213 - HPD – Senhor Tu tens sido
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO
Juntos queremos orar a Deus: Ó Deus onipotente e misericordioso. Em Tua santa vontade no devido tempo nos chama a todos desta vida. Nós te agradecemos por tudo o que recebemos das Tuas mãos. Mas também em nossa dor e tristeza, Te pedimos: ensina-nos a entregar tudo em Tuas mãos. Nos carrega em Teus braços e nos dá o Teu descanso. Ajuda-nos a ver a Tua luz. Carrega a nós todos, nos braços do Teu Filho Jesus Cristo, para que o Teu nome seja Glorificado. E assim, colocamos tudo o mais nas mãos de Deus e oramos em conjunto a oração que Jesus Cristo nos ensinou. Dizendo juntos: Pai Nosso... Amém!

LEITURA DOS DADOS DA PESSOA E DESPEDIDA
(Ler os dados da pessoa conforme Folha de Dados recolhida anteriormente)

AVISO – ORAÇÃO MEMORIAL (caso já tenha sido marcado a data).
Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil temos o costume de lembrar o falecimento de nossos entes queridos e colocar em oração a família enlutada diante de Deus para que continuem a receber o consolo de Deus. Por isso, convido a todos para estarem conosco no dia ___/___/_____ e participarem do culto, onde realizaremos a ração memorial de _________________________________ (nome completo do/a falecido/a) na Comunidade__________________________________________ (citar nome e endereço da comunidade). Todos serão muito bem vindos!
A família, neste momento, pode se despedir e, em seguida, queremos nos dirigir ao cemitério.

HINO (opcional)
Enquanto nos despedimos queremos cantar...

HINO: 216 - HPD – Se as águas do mar da vida
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA NO CEMITÉRIO

SAUDAÇÃO E BREVE MENSAGEM
A paz seja com todos vocês.
- “Jesus Cristo diz: Não se turbe o vosso coração. No mundo passais por aflições; mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo.” João 14.1,16,33
Leitura do Salmo 121

BAIXAR O ESQUIFE À SEPULTURA

HINO (opcional)
Enquanto cantamos e o esquife é baixado, familiares e amigos podem fazer sua última despedida, jogando flores sobre o esquife se assim desejarem. Por isso, queremos cantar o...

HINO: 213 - HPD – Senhor Tu tens sido
Ou: Nº ____________________________________________________

CONSUMAÇÃO
Em obediência a Deus queremos entregar ______________________________ (Nome do/a falecido/a) à terra, e aguardar pela ressurreição em Cristo, dizendo: “Terra a terra, cinza às cinzas, pó ao pó, na esperança da ressurreição dos mortos, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor”. Amém!

ORAÇÃO
Pai, rogamos que cuide dessa família. Que em momento algum, eles busquem consolo em outro a não ser em ti. Que fé na ressurreição em Cristo permaneça firme. Por isso oramos juntos com as palavras que Ele nos ensinou, dizendo: Pai nosso... Amém!

BENÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde; Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. Que o Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê e nos acompanhe com a sua paz. Amém!


Autor(a): Missionária Silena Schultz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 54839

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br