Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

João 1.43-51 - 2º Domingo após Epifania - 17/01/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

17/01/2021

17/01/2021 - 2º Domingo após Epifania
Pregação: João 1.43-51; Leituras: 1 Samuel 3.1-10(11-20); Salmo 139. 1-6,13-18; 1 Coríntios 6.12-20
Missionária Carla Rosana Schwingel da Silva – Paróquia de Canarana- MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Sejamos todos muito bem vindos(as) a este nosso tempo de culto onde queremos louvar e agradecer a Deus, pela sua presença e ação em nossas vidas. Que Deus mais uma vez possa falar a cada um de nós através da sua palavra e que a sua palavra nos anime e oriente diariamente.
Saúdo-os com a palavra Bíblica de Isaías 49.3: “O Senhor me disse: Israel, você é o meu povo, e por meio de você serei glorificado. ”
Antes que o Servo, o Messias, nascesse. Deus já o havia escolhido para transmitir ao mundo a luz do Evangelho- a mensagem da Salvação. O servo é chamado de Israel. O Senhor o escolheu como seu instrumento para torna-lo conhecido por todo o mundo.

Acolhida aos visitantes:
De maneira especial saudamos e acolhemos todos os nossos visitantes e desejamos que os mesmos se sintam bem em nossa comunidade para este nosso tempo de Culto a Deus.

CANTO DE ENTRADA
Nº 83- Livro de Canto da IECLB – Louvarei

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 171- Livro de Canto da IECLB – Ontem, hoje e sempre

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Amado Deus
Tu és o Deus que conhece tudo a nosso respeito e mesmo assim nos aceita e ama. Tu sempre estás conosco em todo e qualquer situação. Muitas vezes chegamos em tua presença somente para pedir e esquecemos de agradecer por tudo que temos e somos. Neste momento Senhor, queremos confessar o nosso pecado.
Perdoa-nos Senhor, por ignora o teu convite para viver e testemunhar teu evangelho.
Perdão Senhor, pelo nosso orgulho de acharmos que conseguimos conduzir sozinhos a nossa vida sem tua presença.
Perdão Senhor, pelas vezes em que te rejeitamos, desprezamos e não te ouvimos.
Perdão Senhor, pelas vezes que não amamos o nosso próximo como a nós mesmos.
Perdão Senhor, pelas vezes que desperdiçamos a oportunidade de vivermos em comunidade ou ainda, pelas vezes que não vivemos em comunidade da forma como Tu gostarias.
Perdoa a nossa fraqueza e fortalece em nós a fé para cumprir o que esperas de nós. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO

Deus é fonte inesgotável de amor e misericórdia. Sua palavra nos diz: “se confessarmos os nossos pecados Ele(Deus) é fiel e justo para perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados”. E Jesus também nos faz o convite: “Vinde a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, eu vos darei alívio.” (Mateus 11.28)
Quem em sinceridade se arrepende de seus pecados, recebe o perdão. Assim receba o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, voltamo-nos para as dores do mundo do qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Fazemos isso cantando:

HINO: 31 – HPD – Tem misericórdia de mim

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando: Glória a Deus nas alturas:
“Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Gloria, gloria, paz entre nós, paz entre nós!”

ORAÇÃO DO DIA

Bondoso Deus e Pai. Chegamos em tua presença para te agradecer pela nossa vida e teu cuidado para com cada um de nós. Obrigado pela oportunidade de juntos louvarmos e engrandecer o teu nome. Obrigado por vires a nós em Jesus Cristo e diante da tua presença e agir podemos conhecer e experimentar o teu amor. Que o teu Espírito Santo ilumine e abra os nossos corações para ouvir e compreender a tua palavra e que ela transforme o nosso viver. Em nome de Cristo Jesus. Amém


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 139.1-6;13-18

2ª Leitura Bíblica: 1 Samuel 3.1-10(11-20)

3ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 6.12-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 87- Livro de Canto a IECLB – A lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO
Que a graça e o amor de Deus seja com cada um de nós. Amém

Tradicionalmente, o sentido mais valorizado por nós é a visão. Os olhos são a janela da alma; há quem diga que são o espelho. Costuma-se pensar que aprendemos o mundo pelos olhos. Quem nunca se incomodou com o fato de conversar com alguém que tem dificuldade em olhar nos olhos? Geralmente quando não olhamos nos olhos de alguém ou quando alguém não olha nos nossos olhos durante uma conversa, o sentimento que se passa é de desconfiança e dúvida a respeito da sinceridade do que se diz. Não há dúvida de que a visão é um dos sentidos mais importantes, não só fisicamente, mas também, simbolicamente.
A fé cristã e nem mesmo a Bíblia supervaloriza a visão. Mas não podemos negar o seu real valor.
O texto no qual queremos refletir hoje nos fala sobre a dinâmica do seguir a Jesus, “Venha comigo!” mas também há o convite de Filipe a Natanael “Venha ver!”. Em João 1.43-51 (Ler o texto) nos é narrado que Jesus vai para a Galileia e lá encontra Filipe, a quem tão logo lançou o convite: “Venha comigo”. Filipe por sua vez, ao encontrar Natanael, contou-lhe que havia encontrado a Jesus de Nazaré, aquele a respeito do qual havia tanto escrito Moisés quanto os profetas. Natanael duvidoso acerca do lugar de onde vinha Jesus, logo pergunta: “E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?” A ironia joanina é perceptível: na cena anterior os dois discípulos foram a casa de Jesus e com ele permaneceram. Natanael lança dúvida sobre a pessoa de Jesus, o que Filipe convida e o desafia: “Venha ver”. O Evangelho de João tem a tendência de apresentar “a verdade” completa em cada episódio. Na vocação de Natanael, até encaixa-se um trocadilho com o significado popular de seu nome: aquele que vê Deus é convidado por Filipe a vir e ver. Tal como os dois discípulos Natanael também vai, na busca de ver o Jesus. O encontro com Jesus é significativo. O mestre já havia reparado em Natanael: “Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.” (v.48)
O ver aqui é mais que simplesmente olhar. Trata-se de contemplar, em profundidade a vida do outro. Jesus desperta interesse em Natanael. Jesus o vê por primeiro e isso abre a possibilidade de ser por ele cativado e uma porta se abre para adentrar em sua vida.
Antes mesmo de conversar com Natanael, Jesus faz uma declaração importante a respeito dele: “Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.” (v. 47) Jesus ao falar isso se referia a caráter dele, declarando que ele era um homem que não praticava a falsidade, numa referência a integridade moral judaica de respeito à lei; há um indicativo sobre aquilo que o apóstolo Paulo classifica como o verdadeiro israelita: a circuncisão do coração( Rm 2.25-29). Natanael se surpreende. De onde Jesus o conhece? Jesus o vê debaixo da figueira. A Figueira é identificada como um lugar tranquilo utilizado pelos israelitas, especialmente rabinos, para meditação, e Natanael fora visto neste local provavelmente exercitando a sua meditação. Mas isso não explica o conhecimento de Jesus. Natanael flagra-se como alguém pode ser descoberto, como que fosse feito um raio-x. Somente Deus nos conhece por completo.
Jesus é a resposta que os israelitas aguardavam para resgatá-los da miséria em que viviam, pois agora estavam face a face com Deus. Jesus é revelado ao novo Israel (Natanael) como o Messias, Filho de Deus, Rei de Israel e Filho do homem. Esses são os principais atributos messiânicos que apareciam no imaginário do povo. Em uma única pessoa se concentrava todas as respostas aguardadas por gerações.
E diante desta confissão e reconhecimento de quem é Jesus, eu te pergunto: Quem é Jesus para você? Como você o reconhece e o vê em sua vida?
Natanael diz: “O Senhor é filho de Deus! O Senhor é rei de Israel!” O encontro com Deus implica o conhecimento do ser humano acerca de si mesmo. Perante Deus não tem como esconder algo. Ele traz a luz os segredos do nosso coração. Pois ele vê e sabe tudo. Ele nos conhece melhor que nós mesmos. (Sl 139. 1-6) E é isso que Natanael experimenta no encontro com Jesus: O Deus que tudo sabe e vê.
Três coisas nos chamam atenção nesta palavra:
1º- Anda comigo: Antes de Jesus ir para a região da Galileia, Ele faz o convite a Filipe “Venha comigo”. Convite este que imediatamente Filipe aceita. Ele demonstra disponibilidade ao saber que o encontro era com alguém especial. Você tem andado com Jesus? Há um ditado popular que diz assim: “Diga com quem andas e te direi quem és!” Para uma pessoa conhecer o teu caráter, basta analisar as companhias com quem você gosta de conviver, isso vai dar a ela uma pista de que tipo de pessoa você possivelmente é. Filipe escolheu andar com Jesus e imediatamente chama Natanael para andar com ele.

2º Vem ver: Deixa de lado preconceitos e idéias que tens formado e abre-te para a novidade. Neste abrir é que Natanael se depara com Jesus de Nazaré que o conhece muito bem.
Jesus é quem traz novidade de vida demonstrando quem ele é. Jesus rompe os padrões da normalidade que vezes estamos acostumados a enxergar. Jesus faz ver a realidade em nova luz. Ele toca nas pessoas e dá-lhes um novo olhar para que enxerguem a si mesmas, as demais pessoas e o mundo em outra perspectiva. Deus é um Deus que chega perto do seu humano, se aproxima, estende a mão, ouve o seu clamor e isso se concretiza em seu filho Jesus Cristo.

E por fim o reconhecimento...
3º Quem é Jesus! O Filho de Deus, Rei de Israel, o Filho do homem.
O testemunho de Filipe leva Natanael ao encontro com Jesus. Um momento decisivo em sua vida. Natanael demonstra dúvida: “Porventura pode vir coisa boa de Nazaré?” Em nossa caminhada de fé as dúvidas são muitas. Não compreendemos e entendemos tudo que está a nossa volta, nem mesmo tudo o que envolve seguir a Jesus, mas é urgente que reconheçamos quem é Jesus em nossa vida. Que lugar ele ocupa. Para entender e aceitar o convite de Jesus precisamos conhecê-lo.
Deus chama a cada um de nós de forma única e pessoal. Que o convite “vinde e vede” possa ecoar em nossos corações.

Medite sobre isso e que Deus te abençoe. Amém


HINO
Nº 84- Livro de Canto da IECLB– Te agradeço

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra lida e anunciada, confessemos juntos a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 477 – Livro de Canto da IECLB – Obrigado Pai Celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Querido Jesus
Obrigado por nos convidar a andar contigo. Nesta caminhada passamos a te conhecer e perceber que Tu sabes todas as coisas e estas sempre conosco. Nos dá vida e conserva-nos por causa do teu amor. Nós te louvamos por teu grande e infinito amor para conosco. Amor este que nos desperta para uma novidade de vida e querer te conhecer a cada dia mais.
Amar a ti acima de tudo, é entregar o que temos nas tuas mãos na certeza de que tu fazes o melhor. Significa deixar de que tu sejas Deus que cuida, age, cura, transforma, liberta, perdoa, enfim só tu tens o poder de mudar as nossas vidas conforme o seu amor transformador.
Assim queremos entregar nas tuas mãos os que estão doentes, cansados, deprimidos, angustiados e pedimos que os cure de sua enfermidade, os fortaleça nestes tempos tão difíceis. Que suas famílias sejam amparadas e sustentadas por ti em amor e graça.
Agradecemos por todo o teu cuidado mesmo em momentos difíceis.
Pedimos pelos enlutados, pelos que sofrem e estão tristes diante de suas perdas. Console-os e fortaleça-os.
Senhor, pedimos pelas igrejas, para que testemunhem e anunciem o Cristo vivo. Pedimos por nossa comunidades para que seus membros permaneçam firmes na fé e se sintam encorajados em testemunhar do teu amor.

E tudo mais que está em nosso coração colocamos diante de Ti quando juntos oramos

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor vos abençoe e vos guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a sua paz. Amém

ENVIO
Vão na paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o sirvam a Ele com alegria. Amém

CANTO FINAL
Nº 293- Livro de Canto da IECLB – Dá-nos esperança e paz


Autor(a): Missionária Carla Rosana Schwingel da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 44 / Versículo Final: 51
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60376

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br