Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

João 12.12-16 - Domingo de Ramos - Domingo da Paixão - 28/03/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

28/03/2021

28/03/2021 - Domingo de Ramos – Domingo da Paixão
Pregação: João 12.12-16; Leituras: Sl 118.1-2;19-29

P. Lauri Jackson Lenz – Paróquia Evangélica do Araguaia - GO


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Hoje inicia a Semana Santa, semana em que recordamos os últimos momentos de Jesus Cristo com seus discípulos, em que recordamos seu sofrimento e sua morte e tudo culmina na festa da Ressurreição no Domingo da Páscoa. Nós nos reunimos aqui como Comunidade Cristã na porque Deus o permite. Ele é o anfitrião e nós os convidados. Sejam bem vindos a esta casa que é casa de Deus. Aqui cada um pode se achegar com suas alegrias, como seus sonhos, mas também com suas dores e sofrimentos na certeza de que Deus está conosco em todos os momentos. Assim nos diz a Escritura Sagrada: “Jesus respondeu aos discípulos: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.” (João 12.23) Que Deus nos conceda um momento de celebração sob a sua graça e a sua benção.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
417- LC – Mantos e palmas

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos aqui hoje não em nosso próprio nome, mas em nome daquele que é o doador e mantenedor da vida e de tudo aquilo que existe. Nos reunimos enquanto Comunidade em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
452 - LC – Vem, Espírito divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Todos pecamos e carecemos da graça, da misericórdia, do amor e do perdão de Deus. Temos dificuldade de reconhecer a culpa, mas é essencial que o façamos, que o arrependimento em nosso coração seja sincero e que haja mudança de vida, conversão em nossa vida. Deus quer nos conceder o seu perdão, por isso, confessemos os nossos pecados com as palavras do Sl 51.1-12 (Se houverem Bíblias na Comunidade pode ser feita em forma de responsório.)


ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus, o Todo-Poderoso, entregou o seu Filho para que morresse por nós e, por seu amor, perdoasse todos os nossos pecados. Assim, anuncio a vocês o perdão de todos os seus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Em nosso mundo há muitos motivos de dor e sofrimento. Pessoas sofrem por causa das guerras, do desemprego. Mulheres são vítimas de violência doméstica e de assedio no trabalho. Crianças continuam passando fome, são vendidas para a prostituição, são sexualmente violentadas. Lembrarmos das milhões de pessoas enlutadas por causa do covid-19, que deixou sequelas irreparáveis na vida de tantas famílias, que trouxe tanto sofrimento, tanta morte, tanta dor, tanto medo, tanta angústia. Sim, nosso mundo clama por misericórdia, pela misericórdia de Deus. Por isso, clamemos cantando: Kyrie Eleison.

56 – LC – Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o clamor do seu povo. Deus não nos deixa sozinhos com nossas inquietações, com nossas dores. Ele se compadece da sua criação de tal forma que padeceu na cruz para dar vida e esperança aqueles que nele creem. Por isso, louvemos ao nosso Deus cantando Glória.

140 – LC – Gloria Patri

ORAÇÃO DO DIA
Santo e Todo-poderoso Deus graças te rendemos por esse nosso momento de celebração. Te somos gratos porque Tu nos chamaste para esse encontro e aqui nos serves com a tua Santa Palavra. Senhor, estamos na Semana da Paixão e tudo aquilo que ouvimos e sobre tudo aquilo que refletimos todos os anos nesta semana toca o nosso coração. Somos lembrados do Teu amor revelado na cruz. Por isso, sê conosco e dá que Tua Palavra nos motive e oriente a nos mantermos firmes mesmo diante das adversidades da vida, que seguindo os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, estejamos prontos para fazer a Tua vontade, ainda que isso num primeiro momento nos traga sofrimento. É isso que pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, teu Filho e nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 118.1-2,19-29.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
155 - LC – Deus é meu amparo

PREGAÇÃO
João 12.12-16

Queridos irmão, queridas irmãs.
Estamos iniciando mais uma Semana Santa, tempo de profunda reflexão. Uma semana em que os preparativos para a festa da Páscoa acontecem; em que somos chamados a cuidarmos também da nossa espiritualidade.
O texto do Evangelho nos conta que Jesus se dirigia para Jerusalém, para celebrar a Páscoa. Páscoa que na compreensão dos Judeus é a celebração da libertação da escravidão no Egito. Para nós, cristãos, é a festa da vitória da vida sobre a morte, a festa da Ressurreição. Ao se aproximar de Jerusalém, a notícia de que Jesus estava chegando se espalha. O povo vem receber Jesus, porque veem nele uma fonte de esperança, esperam que ele reestabeleça o reino de Israel, que as forças dominadoras dos povos estrangeiros sejam mandadas embora e que finalmente a terra prometida por Deus ao antepassado encontre paz.
Que sonho bonito, quanta alegria, quantas expectativas tinha o povo de Israel em relação a Jesus! Certo é que nem todos estavam contentes. Havia aqueles que se beneficiavam com a dor e o sofrimento alheio, que colhiam riqueza sobre o sangue Judeu; lideranças avessas a vontade de Deus faziam planos para acabar com Jesus. Queriam matá-lo. O povo ao contrário, queria coroá-lo. Jesus é aclamado como Rei!
Quem não gosta de se sentir importante? A tentação do poder pelo poder também faz parte da vida de Jesus. Mas, Ele sabe à que veio ao mundo e não se deixa corromper.
A cena clássica da entrada de Jesus em Jerusalém mexe com nosso imaginário. E se Jesus tivesse se insurgido contra os Romanos? O povo estava do seu lado, qual seria o desfecho da batalha? Qualquer coisa que se diga ou pense é apenas especulação. Fato é que Jesus seguiu o caminho até a cruz, fazendo a vontade de Deus.
Ao refletir sobre esse texto me vem a mente que muitas pessoas acreditam que Jesus nunca decepciona as pessoas! O que você acha disso? Será que Jesus também nos decepciona? Depende do ângulo que olhamos e do que entendemos pela pergunta, porque é uma pergunta muito complexa.
Primeiro: Precisamos entender que Jesus não veio ao mundo para fazer as nossas vontades, para fazer o que o ser humano quer e sim a vontade de Deus. Assim, se esperamos que Jesus faça aquilo que nós queremos, que ele atenda todos os nossos anseios vamos nos decepcionar. Deus não é nosso capacho.
Segundo: Diferente das pessoas humanas, dos líderes dos nossos dias, Jesus não se deixa levar pela onda. Não está nem ai se está bem ou não no twiter, no facebook... Isso para ele é irrelevante. Ele não responde de acordo com a vontade do povo, mas sim de acordo com aquilo que é direito. O que importa é que a vontade de Deus esteja sendo feita, que o amor e a misericórdia tenham cada vez mais lugar na vida das pessoas, que as pessoas vivam a fé de modo genuíno, com todo o coração. O Evangelho de Jesus Cristo nem sempre agrada e por isso, muitas vezes quando o compromisso vem as pessoas se afastam, porque só querem um Jesus que agrade o ego.
Terceiro: Não dá para subornar Jesus, corromper Jesus com a oferta de poder, porque ele é filho de Deus e o seu reino não é deste mundo. As promessas de vida e salvação que Jesus tem para as pessoas vão além do tempo presente e mesmo que tudo pareça difícil, para quem crê nele e se mantem firme existe esperança. As pessoas querem tudo de imediato, querem bens, riqueza... entendem bênção de Deus como bens matérias... saúde, prosperidade; ausência de dificuldades ou solução dos problemas em passe de mágica. Quem espera isso de Jesus Cristo se decepciona.
Portanto, queridos irmãos, queridas irmãs. Sim, Jesus pode nos decepcionar se esperamos pelo mesmo Cristo esperava o povo Judeu. Vamos nos decepcionar se mantivermos em alta o nosso egoísmo, nossa prepotência, nossos desejos.
Os discípulos, diz o texto, demoraram a entender o que se passou no Domingo de Ramos, assim como demoraram a entender o que se passou na Semana Santa como um todo. O povo também não entendeu de imediato, que tudo aquilo que estava acontecendo não era a exaltação de Jesus como um rei terreno, mas sim que estava se cumprindo a Sagrada Escritura, que por um meio estranho Deus estava fazendo a sua vontade e trazendo a possibilidade de Salvação aos que colocam sua vida nas mão de Cristo.
Cristo nos decepciona, como decepcionam todos os lideres humanos, se esperamos que Ele faça a nossa vontade. Cristo não nos decepciona se confiamos nele e compreendemos que o que Ele tem para nos transcende o tempo presente e que a sua vontade é a de que estejamos com ele em seu Reino. Cristo é Rei sim, Rei Eterno, nosso Salvador, Ele é o Cristo, aquele que devia vir ao mundo. Amém.

HINO
421 - LC – Hosana hei!

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a pregação da Palavra queremos confessar a nossa fé cantando o hino 192 LC – Creio Senhor que és Deus.


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
476 - LC – Como dar graças?


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Amado e misericordioso Deus a Ti chegamos nesse dia assim como somos. Tu nos conheces e antes mesmo de podermos expressar com palavras já sabes das nossas necessidades. Estamos no Domingo de Ramos e essa semana vai ser repleta de momentos de oração e reflexão. É um tempo em que refletimos sobre o sentido da vida e da morte. Queremos contar contigo, Senhor, nesta semana e em tantos outros momentos. Senhor, agora intercedemos pela Igreja em todo o mundo para que seguindo os passos de teu Filho, nosso Senhor, encontre também coragem para levar adiante palavras proféticas nesse tempo tão confuso em que vivemos. Também oramos pelos nossos governantes para que eles cuidem bem do teu povo, que possamos nos livrar de toda corrupção, que de fato pessoas que querem o bem possam assumir funções de governo em nosso mundo, especialmente nesse tempo em que somos todos os dias bombardeados com campanhas eleitorais, dá discernimento ao teu povo para que possam fazer a melhor escolha, que pessoas que pensam além do mercado possam assumir o comando do nosso país. Oramos pelas pessoas enfermas, enlutadas, por aquelas que não têm lar para que elas encontrem corações solidários Une as famílias para que possam viver a fé em todos os âmbitos da existência....


Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Deus de poder, que a ousadia de teu Espírito nos transforme; que a doçura de teu Espírito nos dirija; que os dons de teu Espírito nos capacitem para servir-te e adorar-te, agora e sempre. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ENVIO
Vamos, pois, na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e como filhos e filhas fiéis sirvamos em alegria.

CANTO FINAL
299 - LC – Benção irlandesa
 


Autor(a): Pastor Lauri Jackson Lenz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: Domingo de Ramos
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 16
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61048

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br