Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Marcos 12.38-44 - 24º Domingo Após Pentecostes - 07/11/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

05/11/2021

07/11/2021 - 24º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Marcos 12.38-44 Leituras: 1 Reis 17.8-16 * Salmo 146 * Hebreus 9.24-28
Pastora Camila Luísa Faber Kerber – Paróquia de Alta Floresta - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/Boa tarde/ Boa noite!
Quero saudá-los com as palavras do Evangelho de Mateus 24.42, que assim nos dizem: “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.”
Na época de Cristo havia sentinelas que vigiavam as portas das cidades. Estes tinham a função de alertar a chegada de alguém ou a vinda de um perigo. Quando o texto nos diz: “vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.” Ele (Jesus) nos chama a vigiarmos, a vivermos uma vida constante, pois a vinda repentina de Cristo exige que o seu povo, nós, cristãos, permaneçamos vigiando.
Assim, vigiemos e vivamos de forma constante, de forma a sermos exemplo, pois nós não sabemos o dia, nem a agora que Cristo virá para buscar aqueles que o seguem verdadeiramente.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 18 - LCI – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nos reunimos como corpo de Cristo, como família de fé em nome do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e Bondoso Deus, neste Culto nós nos reunimos aqui como teus filhos. Damos graças pelo teu amor e pelo teu acolhimento no batismo. Pedimos perdão pelas vezes que não vivemos como pessoas batizadas a partir deste teu amor.
Perdão, pelas vezes que te rejeitamos, que te desprezamos, que não te ouvimos. Perdão pelas vezes que não amamos o nosso próximo como a nós mesmos. Perdão pelas vezes que desperdiçamos a oportunidade de viver em comunidade, ou ainda, pelas vezes que não vivemos comunidade da forma como Tu gostarias. Por tudo isso e muito mais, pedimos humildemente em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Através das palavras do profeta Isaías, ouvimos o anúncio da graça de Deus: “Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu” (Isaías 43.1)

KYRIE
Passamos por uma época em que muitas pessoas sofrem. Sofrem pela perda de familiares e amigos que nem podem se despedir. Sofrem por não terem como manter suas famílias e dar a elas uma vida digna. Sofrem com problemas emocionais, sentimentais e psicológicos. Sofrem com a falta de amor ao próximo. Por tudo isso, nós queremos clamar a Deus e pedir o seu cuidado e favor, quando juntos clamamos:
Nº 63 - LCI – Ouve, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo diante de tantas dificuldades sabemos que temos um Deus amoroso. Um Deus soberano que estende a sua misericórdia sobre nós e ouve nossos clamores e o nosso louvor. Por todo este amor que Deus tem por nós e por cada uma das bençãos que Ele nos dá, queremos glorificar o seu nome cantando:

Nº 70 - LCI – Glória

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Grandioso Deus! Gratos nós te somos, pois tu tens cuidado de nós. Tu és um Deus que perdoa os nosso pecados, que nos faz retornar aos teus caminhos e que conduz nossos passos, mesmo que estes são vacilantes. Te pedimos Deus, fala aos nossos ouvidos e corações, de tal modo que a tua Palavra possa conduzir e transformar o nosso viver. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1 Reis 17.8-16

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 33 - LCI – Vaso Novo

Ou: Nº ____________________________________________________

2ª Leitura Bíblica: Marcos 12.38-44

PREGAÇÃO

Estimados irmãos em Cristo!
Deus trás até nós dois textos belíssimos que tem muito a nos ensinar. O primeiro texto nos fala da história da viúva de Sarepta que, durante um grande período de seca, foi encontrada pelo profeta Elias. Ele lhe pediu alimento e a viúva explicou que apenas possuía um resto de farinha e um pouco de azeite e que usaria os ingredientes para fazer um pão para si e para seu filho, não sabendo o que comeriam após. Elias, por sua vez, tomado pelo Espírito de Deus, orientou a mulher que antes de fazer o pão, separasse uma parte e que, com esta atitude Deus não deixaria faltar o alimento necessário para ela, seu filho e para o profeta.
Diante da fala de Elias esta viúva foi compelida a fazer uma escolha: ouvir a voz de Deus através de Elias, ou pensar em si e no seu filho, pois só tinha o alimento necessário para aquele momento! E ela não pensou duas vezes. Foi logo seguindo a orientação do profeta, pois seu coração percebeu que poderia confiar naquele homem. Mas, mais do que isso, o seu coração sabia que poderia confiar que o que Elias falava vinha de Deus. Ali, a viúva de Sarepta, não sabendo como, mas crendo que era possível, confiou plenamente no agir de Deus e deixou-se depender do cuidado do Pai.
Que belo exemplo que esta mulher nos dá! Que grande fé ela tem! E Deus proveu. Deus cuidou dela, do seu filho e do profeta Elias, não deixando que faltasse o alimento, mesmo diante da seca. Este texto nos chama a olharmos para as nossas vidas. Muitas vezes passamos por momentos difíceis em nossas vidas e Deus coloca a nossa fé a prova. Ele usa de situações nas quais somos chamados a confiar plenamente no Pai, somos chamar a depender inteiramente do Seu cuidado.
E como é bom sermos cuidados por Deus! Como é bom desfrutar de sua proteção e orientação no viver. Uma situação parecida aparece no Evangelho de Marcos. Novamente uma viúva é personagem central do texto que lemos. O texto nos fala que ela era alguém pobre, com poucos bens. Provavelmente uma viúva que, com a perda do marido, tinha apenas um pouco para se manter. Mas é esta viúva e a sua atitude que querem novamente nos ensinar.
Esta mulher, com tão poucas posses, vai ao templo ofertar. Aquilo que ela oferta seria, para nós, o equivalente a poucos centavos. Mas como estes centavos são importantes! Como estes centavos valem mais do que outras ofertas!
Talvez nós nos perguntemos: como que alguns centavos ofertados pela viúva podem valer mais do que uma grande quantia ofertada por um rico?
O Reino de Deus não mede os valores como nós medimos. O texto nos diz que a viúva ofertou daquilo que tinha e que os ricos ofertaram apenas daquilo que sobrava a eles. E Deus nos chama a pensarmos nas nossas “ofertas”. O que eu quero dizer com isso?
Pensemos em como temos vivido nossa caminhada com Deus. Quanto tempo eu tenho “ofertado”, ou dedicado para estar na presença de Deus? Seja em culto, encontro de grupo, estudo bíblico, na minha leitura bíblica, meditação ou oração. Quanto tempo eu tenho disposto para servir a Deus? Servir não necessariamente na Igreja, ajudando em encontros e ações, mas realmente deixando Deus me usar para anunciar da sua Palavra na minha casa, no meu trabalho, por onde eu ando diariamente?
Deus nos chama a ofertarmos nossos dons a seu serviço e não apenas ofertarmos financeiramente. Sim, somos chamados a ofertar financeiramente em gratidão e com fé pelas bençãos e pelo cuidado de Deus em nossa vida. Mas, além disso, somos chamados a depender de Deus, de modo que o sacrifício de Jesus Cristo nos motive a oferecermos nossas vidas a Ele como nossa oferta diária de gratidão. Isso, pois Jesus renunciou a tudo, inclusive de sua vida, para morrer na cruz por nós!
Portanto, nossa tarefa como cristãos, é em primeiro lugar buscarmos o Reino de Deus, buscarmos uma caminhada diária com Deus, para que Ele me molde, para que Ele te molde e nos ensine a dependermos mais d’Ele, do seu cuidado.
Assim como estas duas viúvas, somos chamados a vivermos uma vida humilde, de serviço a Deus e sempre relembrando o sacrifício de Cristo por nós. Depender de Deus é se colocar a disposição para vivermos e fazermos o que é a vontade de Deus, mesmo não sabendo o que virá a seguir. E, diferente daquilo que faziam os líderes religiosos, nós somos chamados a não usarmos a religião em nosso próprio favor, nem nos colocarmos acima de outros, pois vivemos todos sob o mesmo corpo, onde Cristo é o cabeça.
Por qual motivo digo isso?
Pois os líderes religiosos da época de Jesus tinham o costume de buscar reconhecimento público, pelo simples fato de serem líderes religiosos. Eles queriam ser notados pelo povo e por isso exibiam suas vestes de líderes religiosos e procuravam lugares de honra para se assentarem onde estivessem. Além disso, fingiam ser piedosos, mas no fundo não estavam preocupados com a justiça social, mas sim em saber se teriam seu sustento garantido. Por isso, por não receberem um salário fixo, mas viverem das contribuições do povo, muitos destes líderes exploravam as viúvas, que na sociedade da época eram as pessoas mais vulneráveis.
Sabemos, queridos irmãos, que Jesus não quer que nós vivamos como estes líderes religiosos. Sabemos, também, que isto não é certo e direito, mas que, por vezes, acabamos caindo em tentação em algumas situações. Mas Deus nos dá a chance de reconhecermos nossos pecados e pedirmos seu perdão. É Ele quem nos perdoa e só Ele quem pode nos moldar e capacitar para que aprendamos a viver nos seus caminhos.
Que Deus quebrante os nossos corações. Que nos dê uma sede para caminharmos dependentes do cuidado e orientação do Pai. Que sempre possamos lembrar que se Deus nos capacita, seguimos pelo melhor caminho e somos usados como seus servos. Que Deus nos abençoe e nos ensine a cada novo dia. Amém!

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos, unindo nossas vozes, confessar nossa fé com as palavra do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 479 - LCI – Graças dou por esta vida


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante a sua face e lhe dê a sua paz. Que assim vos abençoe o trino Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Vão na paz e sirvam a Deus e ao próximo com muita alegria. Amém!


Autor(a): Pastora Camila Luísa Faber Kerber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 24º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 38 / Versículo Final: 44
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63512

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br