Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Daniel 12.1-3 - 25º Domingo Após Pentecostes - 14/11/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

14/11/2021

14/11/2021 - 25º Domingo Após Pentecostes
Prédica: Daniel 12.1-3 - Leituras: Salmo 16; Hebreus 10.11-14(15-18),19-25; Marcos 13.1-8
Cor litúrgica: verde
P. Teobaldo Witter – Cuiabá, MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus! Apocalipse 22.20

Cumprimento todos vocês presentes neste culto. Queremos, aqui, ouvir o que Deus quer nos ensinar, como devemos reagir e interagir entre nós e no mundo. O culto é muito importante para nós, porque nele Deus fala conosco, e nós ouvimos, falamos com Deus e com os nossos irmãos e nossas irmãs. Amados e consolados por Deus queremos viver na comunhão de fé, de esperança e de amor.

A comunidade acolhe os/as visitantes.

Guarda-me, Deus, porque em ti me refugio. Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua presença, há delícias perpetuamente (Salmo 16.1,11).

CANTO DE ENTRADA

CANTO: Nº 03- LCI- Em nome do Pai.....

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Nosso socorro vem de Deus criador e libertador, fonte da vida e da misericórdia. Amém
Deus nos acolhe e liberta como filhos e filhas para a liberdade e o amor.
“E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Hebreus 10. 11-14

CONFISSÃO DE PECADOS

Somos e estamos sendo pecadores / pecadoras. Temos dívida impagável. Ninguém consegue pagar sua dívida com Deus. “ Deus disse: A aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Hebreus 10:16,17

Confessemos e peçamos perdão:

Senhor, nosso Deus, tua ajuda e tua ternura curam nossas feridas; tua bondade e tua generosidade enriquecem a nossa pobreza; tua proteção nos liberta do medo; tua força reanima nossa fraqueza; teu amor generoso satisfaz nossa carência.
Pedimos perdão, pois, falhamos em alimentar de amor nossa vida. Somos egoístas, mas não amamos a nós mesmos como tu, bondoso Deus, nos amas. Somos humanos, mas falhamos em amar e cuidar da humanidade
Perdoa-nos, quando caminharmos na escuridão e insistimos nela em vez de procurar o caminho da luz, pois tu, Senhor, és a única e verdadeira luz.
Perdoa-nos por nossa falta de fé e por não sermos pessoas esperançosas e solidárias. Perdoa-nos por termos causado dor, dificuldades e angústia para outras pessoas. Perdoa-nos por nos isolarmos e permanecermos indiferentes, em vez de vivermos a hospitalidade, especialmente, a migrantes e refugiados.

ANÚNCIO DO PERDÃO

Palavra da graça: Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:23

Como o Oriente dista do Ocidente, assim Deus afasta de nós nossas faltas. Deus que perdoa.

Deus ouviu a sua confissão. Clamor foi ouvido por Deus, e ele mandou dizer: Pois bem: Como você crê, assim será com você. Anuncio o perdão e a reconciliação: em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Deus mandou anunciar o seu perdão e a sua graça para você. Confie nele. Vai em paz.

KYRIE

Clamamos a Deus pelas dores do mundo humano e pelas dores da natureza: Pelas pessoas que diariamente são violentadas pelas relações de poder, pela exclusão, pela falta de oportunidades. Clamamos pelos países onde faltam a dignidade de vida, onde as pessoas são oprimidas por guerras, conflitos e destruições. Clamamos por toda a criação de Deus, por lugares dominados pela seca, outros dominados pelas enchentes, pelo desmatamento, poluição e queimadas. Suplicamos pelas pessoas que vivem na escuridão, são escravizadas pelo medo, pela escuridão da ignorância, pelo poder que escraviza, por ameaças, pela fome, pelo desemprego, pelos diversos tipos de drogas, por seus problemas não resolvidos e pelas doenças, pelos seus remorsos e rancores. Pensamos, especialmente, nas mães e crianças que estão em situações de vulnerabilidade. Pelos casais e pelas famílias que vivem em confrontos, pelas que tem pessoas doentes em casa ou no hospital, pelas famílias enlutadas.

CANTO: Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS

Reconhecer, agradecer, dar glória e louvor ao Senhor pelas maravilhas do cumprimento de sua promessa de vida e salvação, com as palavras de gratidão e alegria, cantando todos juntos:

CANTO: N°72 - LCI: Glória...

ORAÇÃO DO DIA

Deus, gratidão por tua palavra pregada entre nós e no mundo, também durante a semana que passou. Tu que enviaste teu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo para transformar e encher de esperança este mundo, a ti nós te pedimos: capacita-nos com este espírito para proclamarmos a reconciliação entre todas as pessoas e ilumina nosso coração e nossa mente para reconhecermos tua palavra de amor e vida também aqui entre nós. Tua presença neste culto seja sinal do teu cuidado por tua comunidade e por tua criação. Por teu filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

CANTO: Nº 176-LCI – Dizei aos cativos: “Saí!”

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Hebreus 10.11-14(15-18),19-25.

Aclamar o evangelho, cantando: Aleluia, aleluia, aleluia. Aleluia (2x)

2ª Leitura: Marcos 13.1-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

CANTO: Nº 242 - LCI- Santo, santo, santo

PREGAÇÃO

Leitura de Daniel 12.1-3

Oração: Deus, a tua Palavra é nossa vida e nossa salvação. Somos gratos por ela e pelos atos de Jesus pela reconciliação, perdão e salvação. Permita que ela toque o nosso coração e mente. Ajude este teu servo para que possa ter atenção e criatividade, neste tempo de culto comunitário e pregação. Amém

Amada comunidade, gente querida!!

Diante do espetáculo da grandiosidade do templo e da admiração que o povo tem, os discípulos de Jesus se sentem atraídos. Querem entrar no discurso do poder e de grandes realizações. Ensaia e entra no jogo das obras e da meritocracia. “ Então Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane”, Mc 13.5. Essa afirmação de Jesus deve nos acompanhar em todos os tempos.

Nada daquilo que se acha ou que o povo julga ser grandioso vai ficar de pé. Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada (Mc 13,2b) A pergunta do povo “quando isso acontecerá? ”, recebe a afirmação de jesus: “vede que ninguém vos engane”.

Para entender e celebrar o que Deus nos diz pelo profeta Daniel precisamos tentar entrar no mundo em que o povo viveu nesta época do profeta. Temos o valor importante nas informações sobre a história e a vida fé do povo naquela época. Daniel 12.1-3 é o texto bíblico para pregação no 25º domingo de pentecostes. O livro do profeta Daniel foi escrito na época de rei Antíoco IV que viveu em entre 215 e 164 a.C. Foi tempo de muitos conflitos culturais, religiosos, econômicos, sociais. Tem um estilo apocalíptico. O “Abominação da desolação” (Dn 9.27; Dn 11.31; Dn 12.11) refere-se a fatos, não a previsões sobre o futuro. Em 167 a.C., Antíoco IV ordena a construção de um altar ao Zeus Olímpio no lugar do altar dos holocaustos, no coração do Templo, reprime o culto hebraico, proíbe a circuncisão e a observância do sábado, além de outras festividades religiosas judaicas. Quem descumprisse seria condenado a pena de morte. E ele não estava sozinho. Tinha muitos apoiadores violentos que o acompanhavam nas atrocidades. É também neste contexto que devemos entender, quando Jesus diz: “vede que ninguém vos engane”.

Atualmente, o fim de 2021 se aproxima. Já é meados de novembro. O Advento está próximo. O tempo, com a pergunta ou afirmação QUANDO está presente, nas palavras do profeta Daniel, várias vezes. Naquele contexto de mudanças para pior, a comunidade deseja esperança. A palavra profética de Daniel faz esperançar, em meio aos problemas do seu tempo.
1. Naquele tempo se levantará Miguel. (Promessa de Deus e esperança profética).
2. Haverá um tempo de angústia. (Sofrimento e dores humanas).
3. Qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo. (Sem chão, povo está com os pés no ar).
4. Mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo. (Livramento, vida, salvação)
5. Então, muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. (Ressurreição, assunto fundamental no cristianismo)
6. Eternamente, os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Havia um tempo em que o povo estava com os pés no ar. Você já viu alguém dependurado no ar, segurando as duas pontas do fio que lhe dão sentido à vida. O chão foi cavado e removido. O rei ordenou a destruição do altar. Colocou uma estátua estranha na igreja. Proibiu a prática do culto comunitário. Exigiu adoração ao ídolo do rei. Proibiu as leis das suas religiões.
E o povo pensou: parece que nosso é fraco e perdeu a guerra para o deus do rei. Que não lhes dava mais sentido para viver. Mas precisou Deus falar pelo profeta. E disse: naquele tempo se levantará Miguel. Então, anuncia a promessa de Deus, esperança profética. Naquele tempo livrar-se-á o teu povo. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão. Na memória, o tempo das lembranças dos que forem sábios, e dos que a muitos ensinam a justiça.
Com uma mão segura no passado, nas promessas e na lembrança da saída, caminhada pelo deserto e na aliança entre Deus e seu povo. Deus é fiel. A outra mão segurança ao futuro. Deus é fiel. Olhar, estudar, destrinchar o passado para iluminar o presente. Ter chão debaixo dos pés é significativo. É preciso reencontrar o caminho. E tudo caminha em nossa amizade para o futuro. Futuro de justiça, ressurreição, vida e comunhão. A palavra profética de Deus traz esperança, amor e fé para sustentar a vida. Sempre considera o alerta de Jesus “vede que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome, dizendo: sou eu. E enganarão a muitos, Mc 13.5-6) ”. O mesmo vale para nós, nesta comunidade e neste tempo. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ

Estamos sendo convidados para assumirmos nosso compromisso com Deus e sua Palavra, confessando bem alto a nossa fé. O credo apostólico expressa a fé na Trindade Santa: Deus Criador, Salvador e Santificador que nos conduz para fé, vida e salvação. Confessemos, pois, em conjunto e junto com toda a cristandade na terra, a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

AVISOS DA COMUNIDADE

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
Destinação da oferta no culto de hoje:____________________________________________________
Outros avisos: ______________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

CANTO: Nº 84 - LCI – Te agradeço (recolher as ofertas)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________

Oremos:
Maravilhoso Deus, nosso querido Pai, gratidão, pela tua santidade, por este culto, pela mensagem, pela pregação. Gratidão, porque tu não te escondes de nós, mas nos educas na fé e vida pela tua palavra, encarnada em Jesus Cristo. Gratidão por tua comunidade. Obrigado por tudo o que aconteceu neste culto. Graças te damos, querido Deus santo.

Consola as pessoas e famílias enlutadas. Cuide bem das doentes. Anima os agentes e os cuidadores de saúde das pessoas doentes. Esteja presente, pela ação do teu Espírito, no cotidiano de todas as pessoas que exercem autoridade para que estejam a serviço da vida das pessoas. Dá criatividade e ânimo ao presbitério para trabalhar e enfrentar as questões de fé e vida de fé de tua igreja, em suas atividades. Capacita com teu Espírito Santo os ministros e as ministras da tua igreja. Dá coração aberto e sensibilidade para percebermos a importância da reconciliação contigo e com as pessoas e a natureza ao nosso redor. Tudo mais que o mundo e nós necessitamos para concretizar a reconciliação, solidariedade, vida e salvação, e tu bem sabes do que necessitamos, incluímos na oração que Jesus Cristo nos ensinou: Pai nosso....

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO
Deus da força ao seu povo. O Senhor abençoe em paz o seu povo. Sl 29.11.
Querido Deus da graça e fé. Que Ele os abençoe e guarde. Que ele seja a sua luz. Que o Senhor os guarde pelos caminhos. Que o Deus os proteja de todos os danos e perigos. Em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Amém.

ENVIO

Agora, caminhamos, na graça do Espírito Santo de Deus, cientes do nosso compromisso cristão de ensinar e viver na perspectiva do Reino de Deus que, em Jesus Cristo, já chegou. Enquanto caminhamos, vamos dizer ao mundo todo que o Senhor Deus é bom, justo e, através do perdão, faz acontecer vida e salvação. Amém.

Comunidade: Demos graças a Deus. Amém.

CANTO: N° 610- LCI – Senhor, porque me guarda
 


Autor(a): Pastor Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 25º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Daniel / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 3
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63513

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br