Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Saúde, cura e salvação. Deus manifesta o seu Reino

04/05/2003

 

Saúde, cura e salvação

Deus manifesta o seu Reino

Saúde e doença fazem parte do cotidiano das pessoas. Também o povo do tempo bíblico ocupava-se com questões de saúde. Jesus dedicou muito tempo de sua vida terrena aos que sofriam diferentes males. O termo saúde vem do latim salute, e significa salvação. Saúde tem a ver com a arte de ser feliz entre as alegrias e as dificuldades da vida. Fazem parte de um estado geral de saúde: a auto-estima, a confiança, a capacidade de amar a si e aos outros, capacidade de sofrer, o círculo de amigos, o trabalho e o lazer, a fé, o sentido de vida. Já doença é holiy e tem a ver com fragilidade. No Antigo Testamento (AT) a doença é reconhecida como força que produz a morte. Inclui exploração, injustiças, opressão, etc.

A Bíblia mostra que cura e salvação acontecem de forma integrada. Somos salvos como pessoas integralmente, sem separação entre o físico e o espiritual. Salvação tem a ver com o direcionamento salvífico de Deus, que acolhe a pessoa como um todo. Logo, toda cura expressa a vitória de Deus sobre a morte.

Na época do AT, acreditava-se que a raiz das enfermidades era o pecado. Muitos pais ainda hoje se culpam por terem uma criança especial. Mas Jesus, ao ser perguntado a respeito da culpa de um cego de nascença que curou, disse: nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestasse nele a glória de Deus (Leia João 9.142). Isso confirma que a doença não tem, necessariamente, a sua origem no pecado. Ao curar, Jesus usa elementos da natureza e envolve a pessoa no processo da sua própria cura. Também uma pessoa com limitações físicas ou psíquicas foi criada à imagem e semelhança de Deus e ele a quer usar no testemunho de seu amor.

Na história do paralítico em Cafarnaum, Jesus o chama de FILHO e lhe oferece ajuda integral (Marcos 2.1-12). O paralítico tem amigos. Tem, de certo modo, uma comunidade atrás de si que lhe presta ajuda, que é lhe solidária. Em ambas as curas Jesus envolve a pessoa no processo e lhe dá tarefas.

Jesus vê a pessoa de forma integral, na realidade em que ela se encontra e reconhece os seus anseios mais profundos. Ele integra a espiritualidade com a corporeidade. Jesus Cristo veio ao mundo para reconciliar todas as pessoas com o Pai e, com isso possibilitar a reconciliação de pessoa para pessoa. Culpas podem criar barreiras entre as pessoas e entre Deus. O perdão liberta, dá forças para carregar fardos e sofrimentos. Libertação de culpa e pecado pode transformar a vida, devolver a alegria, a saúde e o bem-estar. A pessoa-que assim é libertada, perdoada, recupera a saúde e é chamada a envolver-se com as situações de sofrimento de outras pessoas, colocando-se a serviço.

Ao paralítico, Jesus diz: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para casa. Ao cego diz: Vai, lavanta-te...!. Quantas vezes nós precisamos de admoestações e incentivos! O apóstolo Paulo aprendeu a conviver com as limitações e a confiar inteiramente em Deus. Ele admitiu que a sua deficiência o ajudava a permanecer humilde. Por três vezes pediu insistentemente para ser curado (2 Coríntios 12.7s), mas a cura não aconteceu. E nisso ele viu que a graça de Deus lhe era suficiente.

A culpa pode afligir as pessoas, pode destruir relacionamentos e provocar doenças.. Por isso precisamos do perdão e do abraço de Deus diariamente, para transformar as nossas deficiências e fragilidades em força e bênção. Assim, perdoar e aceitar o perdão faz parte do processo de cura.

TÉCNICA:

Individualmente ou em grupo, refletir sobre:
1. Sua vida pessoal: já se sentiu doente, excluído, triste, esquecido? Quem lhe ajudou nesta situação? Como foi esta ajuda?
2. A quem você já ajudou? Como foi esta ajuda? Libertou a outra pessoa? Possibilitou que ela pudesse assumir a sua vida e decidir livremente a sua caminhada?
3 Que barreiras existem dentro de você, existem entre você e pessoas que lhe estão próximas? Que barreiras existem entre você e Deus?
4. Participar do processo de cura significa, também: falar bem das outras pessoas, destacar as suas qualidades, exercitar o perdão e a acolhida, orar pelas outras pessoas e envolvê-las no amor de Deus, ajudar para que resgatem a sua cidadania e assumam a sua própria história. Como você e seu grupo colaboram nisso?
5. Como você relaciona: cura e salvação?
6. Como você e seu grupo podem levar cura e salvação às pessoas da sua comunidade, da sua cidade, da sua vizinhança?


Gisela Beulke, Diaconisa Ms e professora da Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo


Voltar para o índice Dia Nacional da Diaconia 2003
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br