Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Missão

Educação Cristã Contínua

A missão é obra de Deus. Ele é o doador e o executante da tarefa. A missão é um dom da graça de Deus. Não depende da igreja e tampouco do ser humano. Ambos são instrumentos do agir de Deus em favor do seu mundo. Esta forma de entender a missão faz de cada pessoa, e da comunidade toda testemunhas do Evangelho que abraçam a fé e promovem a paz na terra. A missão de anunciar e viver o Evangelho não é um programa ou uma tarefa entre outras. Missão faz parte da própria compreensão do povo de Deus presente na realidade, na qual é convocado a ser o Evangelho da paz.A missão e a educação cristã estão inter-relacionadas.

A educação cristã acontece em função da missão e, ao mesmo tempo, a missão é objeto de estudo da educação cristã. A igreja prioriza a educação cristã, capacitando as pessoas para cooperar na missão de Deus no mundo e para exercer plenamente o sacerdócio geral.

Conforme o Plano de Ação Missionária da IECLB 2008-2012, a evangelização, a comunhão, a diaconia e a liturgia são as quatro dimensões da missão, que – no caso do PECC – são apontadas como conteúdos de estudo da educação cristã.

a) Evangelização
A evangelização concentra-se na exposição explícita e intencional do Evangelho, visando a uma resposta pessoal de fé e ao ingresso no discipulado cristão vivido em comunidade. O objetivo maior da evangelização é que o ser humano deixe-se cativar pelo Deus que cria, reconcilia e salva.

Por realizar majoritariamente o batismo de crianças, o compromisso de evangelizar as pessoas batizadas é ainda maior, pois quem foi despertado para a fé deve receber instrução confiável e prática sobre como viver a fé no dia-a-dia. A Igreja precisa ocupar-se com o ensino das formas elementares da espiritualidade cristã: a prática da oração e da leitura e meditação da Bíblia.

A evangelização cabe à comunidade local, e, para que ela aconteça, é preciso que seus membros sejam orientados sobre os elementos fundamentais da fé e da doutrina, e capacitados para o testemunho do Evangelho nas mais diversas situações.

b) Comunhão
A igreja que brota da ação missionária e redentora de Deus tem a comunhão na sua essência. A edificação de comunidades missionárias em nosso meio passa pela conscientização de que o Evangelho proclamado vai refletir a comunhão comunitária. O jeito de ser da comunidade (acolher, integrar, incluir, valorizar, cuidar) tem um grande impacto missionário.

A comunidade voltada para o objetivo de vivenciar a comunhão está disposta a refletir sobre como se estabelece a interação entre as pessoas, como são tomadas as decisões, como é oportunizada a participação dos membros.

c) Diaconia
Em Jesus Cristo, Deus veio ao mundo e serviu às pessoas, principalmente àquelas em situação de maior fragilidade. Com isso, Deus nos mostrou um jeito de ser e de viver nossa fé baseado no amor e no serviço ao próximo. Por isso, educar as pessoas na fé cristã é também educá-las para a diaconia.

  • Educar para a diaconia é despertar para o amor mútuo e para o serviço, valorizando integralmente todas as pessoas – crianças, jovens, adultas e idosas –, motivando-as a servir conforme os seus dons.
  • Educar para a diaconia é educar para a solidariedade, aproximando-se das situações e da vida das pessoas e colocando-se ao seu lado, sem tirar delas a responsabilidade por sua vida.
  • Educar para a diaconia é sensibilizar o olhar para a realidade, levando em conta o contexto em que as pessoas vivem, seus costumes e formas diversas de reagir frente à vida.
  • Educar para a diaconia é educar para a paz, para a inclusão e para a dignidade, ensinando um jeito pacífico de resolver conflitos, e oportunizando a convivência com o diferente.
  • Educar para a diaconia é educar para um olhar crítico das estruturas de poder que ameaçam a vida, denunciando situações e poderes que geram opressão, marginalização e morte, e anunciando a proposta de vida a partir da misericórdia e da justiça de Deus.

d) Liturgia
Liturgia é o jeito como realizamos nosso culto. E a liturgia está diretamente ligada à identidade confessional da pessoa, ao seu sentimento de pertencer a uma comunidade de fé, que, por sua vez, está inserida num contexto mais amplo de igreja. A liturgia expressa uma teologia em palavras, em gestos, em ações, em símbolos, em obras de arte e em organização do espaço cultual.

Conhecer as partes da liturgia, sua história, sua razão de ser e seu conteúdo ajuda a fortalecer a identidade e a dar sentido ao ato de celebrar. Dentre os conteúdos que compõem a dimensão da liturgia, destacam-se:

  • as partes da liturgia: A liturgia está composta de diferentes partes, com significados e funções específicas. Reconhecer essas partes e saber sua origem e sua função auxilia na participação mais efetiva da comunidade nas celebrações.
  • vestes, símbolos e gestos na liturgia: A liturgia faz uso de símbolos e de gestos, cujo significado original, em geral, é bíblico. Criar espaços para a comunidade refletir sobre esses significados fortalece a fé e a identidade cristã-luterana.
  • o calendário litúrgico e as cores litúrgicas: O calendário litúrgico, com suas cores e símbolos, proporciona uma constante experiência com o evento salvífico pela repetição ano após ano.
  • a Ceia do Senhor: À comunidade cristã deve ser oportunizado o estudo da compreensão da Ceia do Senhor, ampliando mais o sentido da ação de graças, comunhão e da diaconia na Ceia do Senhor.
  • o lugar litúrgico: A IECLB possui critérios para a construção e reforma de igrejas. Conhecer esses critérios auxilia a avaliar aspectos do lugar litúrgico, que podem ser melhorados para que a arquitetura local favoreça a liturgia, suas ações e seu conteúdo.

fonte: Plano de Educação Cristã Contínua - PECC


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