Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santos

Assembleia Geral Ordinária 28/02/2016 - Relatórios

Relatório da Diretoria - Ano 2015

1 – Introdução
Apreensões e dificuldades permearam o ano de 2015. Foi entretanto também, um ano cheio de sinais positivos e animadores. A parceria vem obtendo resultados consistentes na ampliação e melhoria das comunicações com os membros, e na instalação de um clima de estabilidade, paz, confiança e comunhão, que cada vez se enraizam mais e mais em nosso meio. Novos membros se achegaram e nossa comunidade dá sinais de começar se integrar também á outras comunidades e á Igreja como um todo.

2 – Reuniões de Diretoria e Presbitério
Foram realizadas 11 (onze) reuniões ordinárias de Presbitério.

3 – Participações
3.1 – Membros da diretoria participaram de atividades, das reuniões e assembléias da União Paroquial e Sinodal.
3.2 – Nossa comunidade visitou a comunidade parceira de Campo Grande/SP dia 16/08.
3.3 – Nossa comunidade participou do ‘Dia da Igreja’, realizada na Paróquia Centro dia 25/10.

4 – Atividades Diaconais
A campanha de arrecadação de alimentos não pereciveis e produtos de higiene pessoal continua e atualmente estes produtos estão sendo doados ao ‘NACAC’ (Nucleo de Apoio à Criança e Adulto com Cancer). Também dentro das ações de diaconia, cedemos á eles, o salão comunitário por ocasião da Páscoa, Dia das Mães e Natal para a realização de seus eventos de apoio aos pacientes e familiares. As ações de diaconia de nossa comunidade foram ampliadas, com a cessão do salão ao grupo dos N.A. (Narcóticos Anônimos). Este grupo se reune toda 4ª feira á noite, apoiando todos os que buscam se livrar destes vicios.

5 – Recursos
As receitas ordinárias registraram melhoria significativa, com um aumento de cerca de 60% em valores em relação ao ano de 2014. Em 2015 entraram 402 contribuições contra 310 do ano de 2014, num total de 92 contribuições á mais. Também houve crescimento em cerca de 51%, no numero de contribuintes que passou de 37 diferentes pessoas em 2014, para 56 em 2015. Ocorreu também um aumento nas receitas extraordinárias, com o reajuste dos alugueis das salas comerciais e com o crescimento do numero de alugueis do salão comunitário, neste caso decorrentes de ações descritas na parte patrimonial deste relatório. A arrecadação com alugueis do salão comunitário em 2014 foi de R$ 3.800,00 e em 2015, atingiu R$ 9.300,00. Foram realizados 4 (quatro) almoços comunitários que além de conseguir recursos, estreitaram os laços entre os membros e visitantes de outras paróquias, como as Campo Grande e Santo Amaro com seus corais e a de São José dos Campos.

6 – Seminário Internacional
Entre os dias 18 e 27 de Outubro, recebemos em nossas Instalações, um grupo de Pastores da Alemanha, Argentina, Chile e Brasil , dentro de um projeto da EKD. Esta experiência foi muito importante para nossa paróquia pois permitiu a troca de experiências e comunhão em um nivel alem das fronteiras.

7 – Patrimônio e Segurança
Nossas instalações são antigas e necessitam de benfeitorias e manutenções constantemente. Instalamos uma porta lateral (para a área externa) no banheiro feminino da sala de reuniões. Isto facilitou o acesso aos mesmos, trazendo como beneficio adicional o aumento do numero de alugueis do salão paroquial. Foi reformado o teto do salão paroquial, danificado pelo forte vendaval de 01/08, instalando-se 3 (tres) telhas, caibros, viga e cumeeira. Foi trocada a calha entre o salão paroquial e a casa pastoral. Esta calha estava furada e entortada resultando em humidade nas paredes do salão. Foram trocadas as telhas da sacristia do templo. Foram efetuados reparos na calha do templo, onde havia uma verdadeira cahoeira. Foram instaladas 2 (duas) telhas canaleta na garagem do lado direito do templo. Foi realizada a pintura do salão paroquial sendo a mão de obra, prestada voluntáriamente pelos srs. Erik Hager e Fábio Augusto. Esta pintura contribuiu também para o incremento no aluguel do salão comunitário. Foram adquiridas 2 escadas de aluminio, sendo uma maior para ação externa e outra interna. As antigas de madeira já estavam comprometidas oferecendo sérios riscos á segurança Fixação da pia do banheiro masculino. Manutenções nos chuveiros e valvula hydra do banheiro feminino. Aquisição de teclado e monitor. Instalação de cabo para a Internet. Troca da fechadura do portão de entrada e uma série de pequenos reparos. Foram realizadas as higienizações permanentes de nossas instalações. Foram feitas as recargas dos extintores de incendio e limpeza da caixa de gordura, de acordo com a legislação vigente.

8 – Plantões Administrativos
Todos os plantões administrativos foram realizados normalmente ás 3ªs, 4ªs e 5ªs das 09:00 ás 13:00. Nestes plantões o templo foi mantido aberto, e foram realizados os trabalhos administrativos, atendimento das pessoas que nos procuraram e acompanhamento das manutenções.

9 – Conclusão
O cristão não deve se preocupar em demasia com os desafios e tarefas que tem pela frente, pois com fé e trabalho, tudo será provido. Os desafios são grandes mas os sinais positivos se acumulam e estão se fortalecendo. Tenhamos em mente e corações estes sinais, para a concretização do crescimento de nossa comunidade e a realização de sua missão como Igreja de Cristo.

10 – Agradecimentos
Agradecemos á todos que bondosamente contribuiram com sua presença, orações, companhia, trabalho, contribuições e doações. Agradecemos á turma que nos apoiou nas confraternizações, Paulo Littig, Roque, Jose Carlos, Marli Fuchs, Margot Gaebler, Maria Lucia W. Caporrino, Christian Barg, Marcio Mollenberg, Rosa Gil Marsal, Alfredo Czekay, Claudia Michel e tantos outros. Á turma do culto Crianças, Monica Feiferis Spring, Valéria Nóbrega, Maria Luiza Voos. Aos pastores Hans Spring e Adelar Schunke, pela música e realização dos cultos quando necessário. Não podemos esquecer de agradecer ao Pastor Wilhelm Nordmann que não esmoreceu nas complicadas tarefas de conduzir duas paróquias, com as consequentes exigências de deslocamentos constantes e as duplicadas atividades como boletins, contatos, visitas, etc.. Enfim são tantos os que ajudaram, que corremos o risco, e pelo qual pedimos perdão antecipadamente, de esquecermos de alguém. Agradecemos também ao apoio da União Paroquial e do Sínodo.

Pasquale Caporrino – Presidente

Relatório Pastoral 2015

Dados estatísticos dos cultos e ofícios:
Cultos: 2015 manhã noite (2014)
Cultos 54 28 26 (54)
Participantes 1371 980 391 (1128)
média por culto 25 35 15 (21)

Ofícios: 2015 (2014)
Batismos 0 (2)
Confirmações 0 (2)
Sepultamento 5 (1)
Profissão de fé 3 (1)
Bênção Matrimonial 1 (0)

Comentário:
Os cultos são o momento mais importante na vida da comunidade e estão mostrando a vitalidade e dinâmica dela. Com isto chamar atenção para o fato que quase todos os cultos há pessoas novas que acharam a nossa comunidade pelos mais diversos motivos.
Nisto reside uma chance para o desenvolvimento da comunidade e, quem sabe uma voação especial de se tornar um lugar cada vez mais acolhedor. Se cativarmos a cada ano somente uma parte destas pessoas novas,teremos uma igreja com rosto bem diferente em 8-10 anos. As pessoas já sentem-se bem acolhidas, mas sem dúvida esta voação é desafiador sempre.
Salta aos olhos a enorme diferença na frequência entre os cultos da manhã e da noite. Parecem ser duas diferentes comunidades. Ainda não achamos a receita de tornar os cultos vespertinos mais atraentes. Passa, sem dúvida pela música, o que não é fácil de mudar no cenário geral de recursos escassos.
Faz parte da diferença que quase todos momentos especiais são marcados nos cultos da manhã atraindo, o que é claro, mais gente.
Em especial contribui para a vida celebrativa em nossa comunidade o culto Intantil que funciona nos cultos da manhã acolhendo crianças, pais e avos.

Curso Básico da Fé:
De março a abril realizamos uma edição do Curso Básico da Fé com 11 participantes. Foram intensos encontros de reflexão, diálogo e oração que deixaram suas marcas nos participantes.

Curso Biblico Básico:
Um destas marcasa é realização deste curso bíblico amplo em 30 encontros que iniciou em seguida com 11 encontros ainda em 2015 continuando em 2016. São 8 participantes regulares e tem sido muito gratificantes para todos.

Confirmandos:
Em junho 2015 foi possível formar um grupo de confirmandos com 4 jovens o que tem sido uma grande alegria para a comunidade e o pastor.

Visitas:
Na medida do possível foram realizadas visitas a membros afastados, enfermos e novos. Quase sempre experimentei algum êco das pessoas visitadas que gerlamente se mostraram bastante gratos pela atenção recebida.
Não resta dúvida do grande potencial e importância da visitação, mas é especialmente nesta parte que sinto com dureza o efeito das difculdades de agenda geradas pela reealidade do meio pastorado.

Seminário internacional:
De 18-23/10/2015 foi realizado em nossas dependências um seminários internnacional sobre Liturgia com participação de obreiros da Alemanha, Chile, Argentina e do Brasil. Foram momento únicos de aprendizagem e convivência, dos quais a comunidade participou em um culto e numa noite de confraternização.

Plantões:
O sistema dos plantões é o melhor possível para uma comunidade pequena abrir-se ao pulico em geral e ao mesmo tempo dar conta das tarefas administrativas e de cuidar do patrimônio. Participei nas terças-feiras do plantão e sou muito grato pela boa parceria com o Sr. Pasquale Caporrino nas diversas tarefas e desafios que surgem. Este meio pastorado não poderia funcionar sem a grande dedicação e o empenho dele.

Perspectivas:
A vida de comunidade pequena tem suas limitações que por vezes sentimos fortemente, mas como já transpareceu anteriormente, temos sinais de melhora sensível. A experiência da participção no culto transformou-se em acolhimento de novos membros, seja por transferência ou por profissão de fé. Contamos 27 novos membros em 2015, sendo que nos deixaram 10 pessoas, seja por transferência ou por falecimento. Um outro reflexo da dinâmica é o aumento nas contribuições e também no número de contribuintes, como já apontado nos relatórios anteriores.
Como aspectos da nossa condução que possbilitaram esta movimentação conto os plantões, a presença atualizada e dinâmica na mídia social e principalmente o jeito acolhedor da comunidade nos cultos. O desafio será persistir e crescer mais nestes aspectos. É dificil? - É - mas é possível e está ao nosso alcançe. Portanto podemos ser cautelosamente esprançosos acerca da viabilidade futura e o crescimento de nossa comunidade.
Wilhelm Nordmann – Pastor

Relatório Culto das Crianças 2015

“Ensina à criança os caminhos do Senhor, e mesmo grande ela não se desviará dele”.

Orientadoras: Maria Luiza Voos de Souza, Mônica Feiferis Spring e Valéria Nóbrega Ribeiro Barg.

Iniciamos as atividades do culto das crianças em 08/03/2015 com a narração, utilização de elementos cênicos e dinâmica sobre o tema 2015: Igreja da Palavra: “chamad@s para comunicar”.
Nossos encontros aconteceram nos 2os, 4os e quando houve nos 5os domingos.
O número variou com a participação de 2 a 9 crianças entre 2 e 11 anos.
O encerramento das atividades ocorreu no 2º Domingo de Advento - 06/12 com a apresentação do Auto de Natal – “Haverá Natal para o Zé?” e com a participação de 04 confirmandos e 06 crianças.

Momentos marcantes:
Oficina de Páscoa (com a caça ao tesouro sobre o tema: “A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém”);
Homenagem ao “Dia das mães”;
“Dia das crianças” (com a narração da “parábola dos talentos”, onde houve muitas brincadeiras e muitas guloseimas);
Os ensaios e a apresentação do Auto de Natal.

O material didático é o mesmo utilizado em 2013 e 2014: Encontros Bíblicos com as Crianças da Editora Sinodal, e complementos pela internet.

Pedimos que todos continuem a orar pelos trabalhos com as crianças e por toda a nossa comunidade.

Mônica Feiferis Spring - Coordenadora do Culto das Crianças

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4