Paróquia Centro - Igreja Martin Luther

Sínodo Sudeste


Avenida Rio Branco , 34 - Campos Elíseos
CEP 01206-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3223-2097
paroquiacentro.sp@luteranos.com.br
ID: 358

Lançamento do projeto de restauração Igreja Martin Luther - Centro-SP

26/06/2005

lançamento restauro - 01
lançamento restauro - 02
lançamento restauro - 03
lançamento restauro - 04
lançamento restauro - 05
lançamento restauro - 06
lançamento restauro - 07
lançamento restauro - 08
lançamento restauro - 09
lançamento restauro - 10
lançamento restauro - 11
lançamento restauro - 12
lançamento restauro - 13
lançamento restauro - 14
lançamento restauro - 15
1 | 1
Ampliar

No dia 26 de junho, aconteceu nas instalações da Igreja Martin Luther o lançamento do Projeto de Restauração, Ampliação e Modernização da Paróquia Centro de São Paulo. O evento, com intuito de inserir a comunidade no projeto, iniciou com um concerto, organizado pela regente do Coral da Paróquia Juliana D. Christmann, com a participação do Coral da Associação Católica Kolping, Coral Martin Luther e as solistas, Luiza Ett, Tati Helene, Priscila Borges, o solistas Diógenes Gomes e o organista Carlos Wacyk.

Aproximadamente 400 pessoas prestigiaram aos coralistas e solistas, que encerraram o concerto – juntamente com o público – cantando a música “Ein Feste Burg ist unser Gott”, melodia de Martin Luther (1483 – 1546).

Em seguida, os convidados dirigiram-se ao pátio da Igreja, onde houve uma recepção com coquetel banhado a alegria e interação. Foi notável a presença de diversas autoridades, dentre elas: Vice-governador do Estado de São Paulo, Dr. Cláudio Lembo, a Vice-Cônsul da Alemanha, Sra. Renate Reichardt, o diretor do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo, Sr. Walter Pires.

A apresentação do Projeto foi iniciada com as palavras do Dr. Cláudio Lembo, que enfatizou a importância da preservação de construções históricas, e lembrou das doutrinas de Lutero. “Estou pronto para trabalhar junto com o governador Geraldo Alkmin para que esta restauração saia logo e com boa qualidade”, disse o vice-governador ao encerrar o seu discurso.

Como abertura oficial do projeto, o Presidente da Paróquia, Nelseu Dutterle, saudou os presentes. Os pastores Frederico Carlos Ludwig e Vera Cristina Weissheimer narraram a história da Paróquia Centro, a qual foi ilustrada com fotos apresentadas em um telão.

O restaurador, Francisco Zorzete da Companhia de Restauro, explicou como acontecerá a revitalização das instalações do prédio da Igreja. Em seguida, o pastor Frederico mostrou as plantas e as perspectivas do Projeto, feitas pelo arquiteto Marcos Krueger, além de esclarecer os objetivos e a importância do projeto à comunidade. “Este evento do de lançamento do Projeto é uma motivação para a comunidade e uma apresentação a ela do resultado final das pesquisas e as perspectivas de ampliação, restauração e modernização das dependências da Igreja; contando com a presença de lideranças de outras Paróquias”; colocou o Pastor.

A idéia do Projeto surgiu quando foi implantado, na cidade de São Paulo, o programa de Revitalização do Centro. Em 1998, foi formada uma Comissão de Restauração, que começou a pensar sobre o Projeto. A partir de 2004, o engenheiro membro da comunidade, Eduardo Krueger, assumiu as coordenadas do Projeto, acelerando, assim, as perspectivas do mesmo.

Além de ser necessária à recuperação e revitalização da Igreja, é de extrema importância a ampliação de suas dependências; uma vez que, nesses últimos anos, cresceu em grande escala os membros da comunidade, as atividades e os trabalhos realizados na Igreja. “As dependências já não comportam mais as atividades realizadas na Igreja, como, Culto Infantil, o trabalho com moradores de rua, entre outros”, complementa o Pastor.

Com as projeções já realizadas, o passo seguinte é de fazer os projetos técnicos da restauração da Igreja e da parte adjacente a ela (projeto estimado em R$ 290.000,00), além de receber as aprovações dos órgãos tanto municipais quanto estaduais. Estas aprovações são essenciais para a realização da obra, já que a Igreja Martin Luther foi tombada como Patrimônio Histórico. Somente em um segundo momento, as obras sairão do papel. Para isso, deverão ser arrecadados cerca de R$ 2.700.000,00.

Pelo fato da Igreja ser tombada, pode-se conseguir doações dedutíveis do imposto de renda, através da lei Rouanet. O pedido já foi encaminhado para o Ministério da Cultura, em Brasília; portanto, espera-se o retorno do governo. Já existem contatos com algumas empresas e com a câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a fim de receber o apoio financeiro.

A comunidade pode auxiliar o desenvolvimento do Projeto de duas maneiras distintas. A primeira delas é a coleta de dados históricos sobre a Igreja para facilitar a sua restauração, e a segunda delas, é a ajuda financeira para as obras, uma vez que o Projeto é realizado em prol da comunidade.

Está previsto o término das obras para dezembro de 2008, quando será comemorado o centenário da Igreja. “Será um presente à Igreja e aos membros dela a reinauguração de suas dependências, bem como a restauração, ampliação e modernização da Igreja Martin Luther”, finaliza o P. Frederico.

Autora: Caroline Dulley
Fotos: Débora Ludwig


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br