Sínodo Vale do Itajaí



Rua Amazonas , 131 2o. andar - Centro
CEP 89020-001 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364
sinodovi@terra.com.br
ID: 21

Pia Desideria

A Europa vivia a era do absolutismo. Os governantes reinavam de maneira absoluta, não prestando contas de seus atos a ninguém. As igrejas eram estatais e, como instituição, confessionais e orientadas a partir de suas respectivas ortodoxias.

Ao lado do absolutismo outro fator caracterizou a época: uma crise violenta que abalou todos os setores da vida, a ponto do povo ver sua sobrevivência ameaçada.

Os sinais mais visíveis desta crise foram as guerras, entre as quais, a mais importante: a guerra dos 30 anos (1618 -1648) Esta guerra que, só na Alemanha dizimou 40% da população rural e 30% da urbana, arruinou a economia, a população empobreceu, cresceu o endividamento, a produção de alimentos diminuiu assim como diminuiu o oferta de emprego. A crise econômica teve fortes reflexos na vida moral e dos bons costumes do povo. Valores e verdades religiosas foram ‘colocadas em cheque’. A igreja cristã, que até então tinha respostas para as perguntas existenciais das pessoas, foi perdendo, cada vez mais, influência. Desgraça, miséria e incertezas deixaram as pessoas profundamente angustiadas, a ponto do século XVII ser conhecido como o “Século da Angústia”.

Em meio a tanta desgraça, miséria e angústia, as pessoas esperavam da religião consolo, aconselhamento e edificação espiritual. Foi enorme a procura por literatura cristã, a ponto de 25% de todos os livros vendidos no século XVII serem de caráter edificante e cristão. Essa gama de literatura começou a abrir brechas nas tradicionais barreiras confessionais. Entre os livros mais editados, citam-se a “Imitação de Cristo”, do cônego holandês Tomás de Kempis, com 744 edições em 140 anos; a “Prática da Piedade”, do bispo anglicano Lewis Bayly, com 104 edições; “O Peregrino”, do pregador leigo John Bunyan, com 61 edições. Na Alemanha “Livros do Cristianismo Verdadeiro”, do pastor luterano Johann Arnd, com 123 ediçõess. Spener foi solicitado a escrever um prefácio a esta obra que mais tarde se tornou um livreto separado com o título “Pia Desideria”.


Leia o documento completo, de Phillip Jacob Spenser PIA DESIDERIA, por Darcy Hugo Brandt, pastor, no anexo abaixo...
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
pia_desideria.pdf

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br