Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 806

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:52

Diversidade

Somos o resultado dos nossos relacionamentos!

Todas as formas de vida se relacionam. Para a espécie humana, relacionar-se é algo que faz parte da sua essência. Somos, em boa medida, o resultado dos nossos relacionamentos. Carinho, afeto e amor, por exemplo, são indispensáveis para a existência humana. Ninguém vive só. Necessitamos nos relacionar com outras pessoas, por isso a família é tão importante em nossas vidas. Em boa medida, é ali que aprendemos a ser aquilo que somos.

Algum tipo de família existe em todas as culturas. Algumas famílias são mais diversas, outras menos. Algumas são mais numerosas, outras menos. Algumas têm papeis mais claramente definidos, outras menos. É fundamental para toda a vida, mas especialmente na infância, que tenhamos pessoas próximas com as quais podemos receber e dar cuidado, educação, amparo, proteção, amor. Há diversos relatos bíblicos que apontam para a importância da família, como, por exemplo, 1Timóteo 5.8: Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

Em tempos de grandes mudanças, a família é um dos âmbitos da convivência humana que mais sofrem alterações. Existem novas configurações familiares que diferem até mesmo na função que a família tem. A legislação brasileira reconhece estas alterações: ‘A transição da família como unidade econômica para uma compreensão solidária e afetiva, tendente a promover o desenvolvimento da personalidade de seus membros, traz consigo a afi rmação de uma nova feição, agora fundada na ética, na afetividade e na solidariedade. Esse novo balizamento evidencia um espaço privilegiado para que os seres humanos se completem’ (A nova concepção de família no ordenamento jurídico brasileiro, por Patrícia Matos Amatto Rodrigues).

Para a Igreja, fica a tarefa de incluir e acolher todas as famílias e de criar espaços e programas para que lá elas possam encontrar subsídios e apoio para as suas crises. Trata-se de uma oportunidade missionária, pastoral e diaconal. Permanece válido o que a IECLB afi rmou já em 1997: ‘A fé cristã atinge a vida singular, conjugal e familiar. As pessoas merecem ser respeitadas em suas opções ou nos acontecimentos que as colocam em determinada situação, por isso o serviço comunitário deve procurar aceitar, envolver e amparar todas as pessoas, sem medo, constrangimento ou preconceitos. O sofrimento causado pela rejeição, por parte da família e da sociedade, é um motivo de preocupação para a Comunidade Cristã.

O que, de fato, importa em uma família é o amor que a constitui, une e mantém. Que todas as famílias, sem distinção, possam se sentir acolhidas em nossas Comunidades e instituições.

P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária

PRONUNCIAMENTO

Valorizando a Família

Sob família, a Igreja entende o grupo de pessoas relacionadas entre si por laços de parentesco, afetividade, compromisso ou comunhão cristã. Portanto, o conceito de família vai além do grupo de pessoas formado por pai, mãe, filhos e filhas, vivendo legalmente sob o mesmo teto. Com respeito e amor, a Comunidade Cristã também aceita, acolhe e ampara grupos familiares com características especiais.

Na compreensão luterana, a Comunidade Cristã tem tarefas que ultrapassam as fronteiras das famílias que a compõem, por isso estas famílias são chamadas a vivenciar a sua vocação cristã, colaborando com a Comunidade na realização da sua missão no mundo.

Posicionamento Valorizando a Família
Janeiro/1997

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br