Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 05:30

Diversidade

Imigração e pessoas refugiadas – e nós com isso?

A IECLB anda a passos firmes em direção ao seu 200º aniversário, a ser celebrado em 2024. Nesta caminhada, vem procurando refletir sobre Missão e formas de manter-se fiel ao chamado do Senhor da Igreja, que determinou, Vão a todos os povos... Sim, Jesus disse todos os povos! O Concílio de outubro deste ano deverá definir as ênfases missionárias prioritárias para os próximos anos.

A IECLB não está fora deste mundo. Aliás, este é o único que temos. É necessário constatar, portanto, que a presença e importância das Igrejas na sociedade, outrora forte e significativa, diminui a cada dia. Muito disso se deve às suas próprias contradições e ao aumento exacerbado de expressões religiosas com práticas e interesses altamente questionáveis.

Revela-se que vivemos mais e mais em um mundo desigual, injusto e violento, bem diferente daquilo que poderíamos ter como realidade – considerando a riqueza gerada no mundo. Infelizmente, os valores do deus mercado (competição, lucro, acumulação) permitem que desemprego, fome, violência e morte sejam uma realidade constante, em todos os países, mas especialmente naqueles que sofreram processos de colonização.

Situações de falta de comida, terra, trabalho ou perspectiva impulsionam pessoas a ir em busca de dias melhores. Outras pessoas fogem de perseguições étnicas ou religiosas. Outras ainda fogem das guerras.

O Brasil tem sido destino de muitas pessoas imigrantes e refugiadas. É bom distinguir entre ambas. Imigrantes são pessoas que entram em outros países diferentes daqueles do qual são originárias, passando a residir e trabalhar nos mesmos. Pessoas refugiadas são aquelas que sofrem perseguição por causa de raça, religião, política, nacionalidade, associação a determinado grupo social e, por isso, precisam viver fora do seu país de origem sem poder retornar aos mesmos, sob o risco de morte.

Cá estamos nós, tentando nos manter como Igreja unida e crescer no testemunho e na amplitude da nossa presença. As reflexões que temos feito giram em torno da proposta de sermos uma Igreja de Comunidades cada vez mais atrativas, inclusivas e missionárias. Não podemos, portanto, deixar de ter olhares atentos aos novos povos que chegam ao país. O nosso compromisso diaconal com pessoas imigrantes e refugiadas vem em primeiro lugar, mas esse compromisso deveria estar acompanhado do convite e do acolhimento destas pessoas para dentro da Comunidade.

Imigração está no DNA da IECLB. Os nossos antecessores e as nossas antecessoras eram pessoas estrangeiras e foram recebidas nas primeiras Comunidades. Que Deus nos permita continuar recebendo e acolhendo pessoas na nossa casa, na nossa Comunidade. 

P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

Imigrantes e pessoas refugiadas

Terá a IECLB um coração para pessoas imigrantes e refugiadas?

Há, sim, ações que revelam corações na IECLB que são sensíveis diante dessa realidade. Iniciativas significativas - em nível de Sínodo e em nível comunitário - buscam acolher, apoiar, acompanhar pessoas refugiadas no Brasil.

Levamos às nossas Comunidades um convite. Considerando que existem iniciativas comunitárias no seio da IECLB em apoio a pessoas imigrantes e refugiadas, vamos informar, divulgar, compartilhar essas experiências!

Compartilhando, poderemos, sobretudo aprender, incentivar, apoiar-nos mutuamente. O Portal Luteranos está aí para proporcionar esse compartilhamento!

Manifesto sobre Migração e Imigração (2016)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br