Jornal Evangélico Luterano

Ano 2015 | número 780

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 07:29

Fé Luterana

A cruz de Cristo

   P. Alfredo Jorge Hagsma, formado em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, exerceu o Ministério Pastoral na Paróquia em Estância Velha/RS e é co-autor de ‘Celebrar Natal em Família e Comunidade’, ‘Celebrar Páscoa em Família e Comunidade’, ‘Pequenas Histórias: sábias lições’. Atua na Paróquia Cristo Salvador, em Curitiba/PR

A cruz no meu cotidiano

   Em uma Igreja, algumas lideranças implicaram com o crucifixo que ficava na parede atrás da mesa do altar. Com o argumento de que o significado teológico estava na cruz vazia (lembrava do Cristo ressuscitado), a imagem do crucifi cado foi retirada. O crucifi xo apontava para o Cristo morto e não era nada agradável ver aquele semblante de dor e sofrimento a cada culto. Por algum tempo, o crucifixo não fez parte daquela Igreja como símbolo sagrado e litúrgico. Com o passar do tempo, o impasse teológico foi esquecido e o crucifi xo foi recolocado no seu lugar de origem, ao lado da cruz vazia.

   De fato, em poucas das nossas Igrejas ainda encontramos o crucifixo. Os argumentos para isto são diversos. É interessante observar a nossa dificuldade com o Cristo crucificado. Rapidamente apontamos para o Cristo ressuscitado, fundamento da nossa fé, e temos razão em fazer isto! No entanto, o Cristo vivo não quer que nos esqueçamos do crucificado de forma tão automática. Tanto é verdade que, após a ressurreição, ele continua mostrando as marcas dos cravos nas mãos. Não existe ressurreição sem morte. Não existe Páscoa sem a passagem pela sexta-feira da Paixão, sem a crucifi cação. Cruz vazia qualquer pessoa carrega, alguns como amuleto, já o crucifixo... Paulo disse que a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura... é o poder de Deus (1Co 1.18). Em Fp 3.18, Paulo alerta para o perigo de se tornar inimigo da morte de Cristo na cruz, ou seja, não compreendê-la em toda a sua dimensão.

   Cada pessoa tem a sua cruz! Quantas vezes já ouvimos esta frase ou talvez já a utilizamos? Em Lc 9.23, Jesus dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Falamos na nossa cruz e não da cruz de Cristo. Esta frase de Jesus muitas vezes tem sido interpretada no sentido de que ‘o meu sofrimento, a minha carga é a minha cruz e já é demais!’. No entanto, a cruz de Cristo aponta não apenas para o meu sofrimento, mas para o sofrimento de toda a humanidade, para o sofrimento de toda a Criação.

   O Crucificado continua mostrando o seu rosto no dia a dia em milhões de pessoas que sofrem as mazelas da nossa sociedade (Mt 25.42-43). A expressão de dor, de sofrimento do crucifi cado (Cristo fixo) é a expressão do pecado humano, que faz toda a Criação gemer. É ali que a cruz de Cristo se manifesta, mostrando toda a sua crueldade. Neste sentido, falar na ressurreição sem apontar para o Crucifi cado ameaça diminuir a obra de Cristo, dá margem para uma Teologia da glória que foge da cruz. É celebrar festivamente em plena Sexta-feira da Paixão.

   Só experimenta e compreende a ressurreição aquela pessoa que não foge da cruz, não da sua, mas da cruz de Jesus Cristo. Enquanto aguardamos a plenitude do Reino, o crucifixo e a cruz vazia estarão lado a lado. Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a perceber as cruzes no cotidiano e, a partir da cruz de Cristo, proclamar a vitória da vida.

Para refletir, leia Mateus 25.42-43

 

   P. Yedo Brandenburg, graduado em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, com pós-graduação (Lato Sensu) em Aconselhamento e Psicologia, exerceu o Ministério Pastoral em Tenente Portela/RS, Campo Bom/RS, Teutônia/RS e Novo Hamburgo/RS.
Atualmente, é Editor da Comissão Interluterana de Literatura (CIL), em São Leopoldo

 

A ressurreição no meu cotidiano

   Quem ri por último, ri melhor! Esse provérbio caracteriza a ressurreição de Cristo. Na Sexta-feira da Paixão, pessoas riram de Jesus. Com a sua morte na cruz, pensavam: ‘É o fi m!’. A morte parecia rir por último, mas, com a ressurreição de Cristo, tudo mudou. Deus ri por último e não a morte. A ressurreição é a mensagem central da fé cristã. É notícia fantástica: traz esperança e anima a colocar sinais de vida neste mundo, em que a morte está tão presente.

   Quando jovem Pastor, fui confrontado com a morte repentina do meu pai, aos 54 anos de idade. Foi um choque! Quantas vezes eu levara o consolo da Palavra de Deus em situações de perda de pessoas significativas! Naquele momento, porém, eu estava fragilizado e necessitando de apoio. Foi marcante a presença de familiares, de pessoas amigas e da Comunidade no ofício litúrgico da despedida e do sepultamento do meu pai. Ser carregado por pessoas, pela Comunidade de fé e pela Palavra de Deus foi um sinal da ressurreição já aqui e agora e trouxe luz para dentro da fase de luto.

   A última palavra sobre nós pertence a Deus. O Reformador Martim Lutero disse: ‘Cristo Jesus, Filho de Deus, do céu foi enviado; venceu a morte e os males seus, venceu todo o pecado. Perdeu a morte o seu poder, Jesus a conseguiu vencer; seu aguilhão tirou-lhe. Aleluia’ (Hinos do Povo de Deus 57.3).

   A morte, contudo, é como um polvo que lança os seus tentáculos para dentro da própria vida. A morte marca presença quando nos afastamos de Deus, somos egoístas e nos assemelhamos a um lobo voraz. Então, esfriam o amor e a solidariedade.   

   Lutero afirmou, a partir do Batismo, que toda a nossa vida é um processo constante de morte e ressurreição. A ‘velha pessoa’ em nós deve morrer diariamente para ressurgir, em Cristo, a ‘nova pessoa’, que ama a Deus e ao próximo, zela pela integridade da Criação e alegra-se com o milagre da vida. 

Por um lado, a ressurreição de Cristo revela a paixão de Deus pela vida e é o seu protesto contra os sinais de morte que invadem o nosso cotidiano, prejudicando a nossa boa convivência. Então, caminhemos unidos visando à integridade de toda a Criação. Amemos pessoas e nos utilizemos de coisas. Respondamos ao mal com o bem. Deixemos de lado o amor ao poder e mostremos o poder do amor que emana da fé em Cristo.

   Por outro lado, a ressurreição de Cristo nos fortalece para entregar a Deus o que não nos pertence: a vida dos nossos familiares e a própria vida. Quandochegar a hora, entreguemo-la em confi ança ao Deus que ri por último.

   As frágeis experiências de ressurreição aqui e agora são um aperitivo do que Deus tem reservado para nós no fi nal dos tempos por meio do presente da fé naquele que disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, vi- verá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá (João 11.25-26).

Para refletir, leia Romanos 6.1-11

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br