Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 808

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:57

Presidência

Em esperança: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos!

Segundo Lutero, ‘assim como [os hebreus] foram conduzidos pelo deserto, sempre ainda em esperança, visto que eles ainda não tinham tomado posse da terra de fato, do mesmo modo nós sempre ainda somos conduzidos nesse deserto em esperança’. Em outro momento, Lutero constata: ‘vejam, então, de que grandes misérias estamos repletos. Quem não sente isso está morto e, como eu disse, quem realmente o sente é por certo um dos discípulos que acorda Jesus e diz: Senhor, salva-nos! Perecemos!’(Mt 8.23-27).

A celebração do Jubileu da Reforma desafia a buscarmos respostas diante do absurdo que permeia o nosso dia a dia, pois Nele vivemos, nos movemos e existimos! (At 17.28a). Esse tem sido um grande desafio também para a IECLB. Por onde caminhar em esperança solidária? No Fórum Nacional de Missão, realizado no início do mês de junho deste ano, nos perguntamos Como dar conta da Missão que Deus confiou à IECLB? O momento que vivemos em nosso país, mas também em nosso mundo, é complexo! O mercado religioso é cínico! O povo (eleitorado) não assusta nem intimida os nossos políticos! O mercado ignora as pessoas humildes! Há uma fragilização da Democracia e isto é perigoso! Há, ainda, os ‘internautas proféticos’, que acreditam no poder mobilizador das massas e transformador da realidade por meio de cliques!

O Sociólogo Zygmunt Bauman não falava em deserto, mas em ‘interregno’, ou seja: estamos ‘suspensos entre o não existe mais e o não existe ainda e, por isso, somos necessariamente instáveis – nada à nossa volta é fixo, sequer a direção da nossa viagem’. Como, no contexto da celebração do Jubileu da Reforma, dar conta dos atuais desafios, superar as polarizações? Como evitar os movimentos (atitudes e críticas) que apenas fragilizam e não ganham pessoas para a causa do Reino?

Bauman aponta para um caminho fundamental: ‘O que estamos enfrentando é um trabalho que exige muito tempo e muito esforço. [...] Entre os veículos para a viagem ao longo da estrada, é o diálogo sério, com disposição favorável (informal, aberta, cooperativa), buscando a compreensão mútua e o benefício recíproco, que merece mais confiança. Esse tipo de diálogo não é tarefa fácil nem divertida. Ela exige determinação resoluta, contínua e imune aos sucessivos resultados negativos. Exige um sentido forte de propósito, grande arte, capacidade de admitir os próprios erros, além do dever árduo e doloroso de repará-los. Acima de tudo, serenidade, equilíbrio e paciência’.

P. Dr. Nestor Friedrich | Pastor Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br