Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 808

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:05

Sínodos

Sacerdócio Geral de todas as Pessoas Crentes

Ele nos auxilia em todas as dificuldades para podermos ajudar os que têm as mesmas dificuldades que nós temos e nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus (2 Co 1.4). Sendo essa a promessa de Deus, nos fortalecemos na tarefa de auxiliar uns aos outros nas suas grandes e pequenas dificuldades.

‘Muitas pessoas pequenas, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra’. Esse provérbio africano, presente em nossa caminhada, tem lançado um olhar diferente e animador para dentro das nossas inúmeras frentes e ações, que se tornam necessárias e importantes para resgatar a dignidade dos nossos membros e das suas famílias.

Na busca por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias, o Sínodo Nordeste Gaúcho tem buscado suprir uma das suas demandas no que diz respeito à formação e à motivação de lideranças. Não é de hoje que, nas nossas Comunidades, ouvimos queixas referentes às dificuldades de encontrar Presbíteros, pessoas dispostas a ajudar, seja no Presbitério ou nas demais atividades, desde o preparo de um almoço até a coordenação de um grupo.

Assim surgiu a pergunta sobre as nossas maiores necessidades. Isso ao mesmo tempo em que preparávamos a temática para o Dia da Igreja 2017 no nosso Sínodo. Fomos descobrindo que era importante investir na formação de lideranças e buscar motivação para que os membros gostassem de se engajar na sua Comunidade.

Essa foi a conversa que a Diretoria do Sínodo Nordeste Gaúcho desenvolveu no seu Retiro de 2016, em que fomos assessorados pelo P. Dr. Pedro Puentes, Secretário de Missão da IECLB. Na ocasião o P. Pedro nos ajudou em uma reflexão sobre a atual conjuntura e os desafios do nosso ser Igreja hoje.

Fomos descrevendo as nossas preocupações e os nossos anseios, que foram traduzidos, à luz dos 500 anos da Reforma, na preocupação de resgatar o Sacerdócio Geral de todas as Pessoas Crentes. Esse foi um tema importante desenvolvido por Lutero e que ocupou boa parte dos seus escritos: ‘Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Um cristão é servidor de todas as coisas e sujeito a todos. Em outras palavras, Lutero disse que o cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão.

Redescobrir essa verdade, apontada por Lutero, junto com as nossas Comunidades foi um importante trabalho que desenvolvemos. Esta ação começou com um ciclo de palestras oferecido a cada início de ano, tendo como público-alvo Presbíteros, Presbíteras e lideranças, com o objetivo de oferecer oportunidades de formação. Assim chegamos à temática do nosso Dia da Igreja, realizado em 28 de maio deste ano: A graça nos liberta, o amor nos compromete.

O Dia da Igreja nos absorve e envolve muito, mas o seu resultado, ainda que demande um alto investimento financeiro, nos proporciona um sentimento de pertença e revela o nosso orgulho em também poder afirmar que somos muitos. Assim, reunimos, em 2017, perto de 5 mil pessoas.

Reconhecer nos rostos das pessoas presentes no evento as nossas Comunidades, o nosso jeito de ser e testemunhar que somos Igreja de Jesus Cristo nos dá consistência para anunciar o Evangelho com voz firme para dentro de uma sociedade que passa a nos respeitar e ver com olhos diferentes como uma Igreja que se mantém transparente, solidária e ética, em uma realidade que se mostra avessa à vontade de Deus.

Igreja sempre em Reforma

Formar e informar para a boa funcionalidade da estrutura mediante a visitação e a orientação da Comissão Sinodal de Administração e Finanças tem sido uma das frentes de trabalho na qual investimos e tentamos nos aprimorar. Em nossas visitas, buscamos ajudar na compreensão que somos um corpo e que a fragmentação impede o seu correto funcionamento e o seu natural crescimento. Entre essa busca está a preocupação com o recolhimento e o repasse fiel do dízimo.

A Diretoria, juntamente com o Conselho Sinodal, tem incentivado que todas as Paróquias se engajem fortemente na Campanha Nacional de Ofertas para a Missão, a nossa Vai e Vem, Campanha de Missão da IECLB. Em algumas Paróquias, os resultados são alentadores. Já outras veem a Campanha como ‘mais uma atividade’ entre outras tantas.

Ser Comunidade mais atrativa, inclusiva e missionária nunca é tarefa concluída. Cabe assumir e reassumir essa tarefa diariamente.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer | Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br