Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 13:28

Sínodos

Nos próximos 500: Igreja Missionária!

O Sínodo Vale do Taquari caracterizase por ser geograficamente o menor Sínodo da IECLB. São apenas 100 quilômetros de uma extremidade à outra. Aqui vivem em torno de 34 mil luteranos reunidos em 59 Comunidades e 15 Paróquias. A proximidade entre as Comunidades e a Sede do Sínodo, em Teutônia/RS, possibilita Conferências Ministeriais, Seminários e reuniões com boa participação do público-alvo de cada evento. Da mesma forma, permite que se faça um bom acompanhamento a Ministros e Ministras, lideranças e Comunidades em geral.

 Em 2017, nos alegramos especialmente com as comemorações em torno dos 500 anos da Reforma. Tivemos dois grandes eventos alusivos ao Jubileu da Reforma. O primeiro foi o Dia Sinodal da Igreja, celebrado no dia 4 de junho, Pentecostes, em Languiru, Teutônia. Cerca de 1600 pessoas prestigiaram o encontro, cujo tema foi Alegres, celebrai e que contou, além do Culto Eucarístico, com diversas atividades culturais e musicais. O destaque ficou por conta da Orquestra, formada por mais de 120 alunos das escolas da Rede Sinodal de Educação da região.

O segundo grande evento foi a Celebração Ecumênica Luteranos e Católicos celebrando os 500 anos da Reforma, realizada em Estrela/RS, no dia 1º de outubro. Contamos com a participação dos Sínodos Vale do Taquari, Planalto Rio-Grandense e Centro-Campanha-Sul e das Dioceses de Montenegro/RS e Santa Cruz do Sul/RS.

Além destes dois grandes encontros, muitas outras atividades marcaram o ano de 2017. Tivemos caminhadas, passeios ciclísticos, sessões solenes, seminários, concertos, palestras, debates e intensa presença nos meios de comunicação do Vale do Taquari.

A soma das comemorações resultou em uma grande mobilização e no fortalecimento das nossas Comunidades. Um Presbítero, no final do ano, avaliou da seguinte forma: ‘Nós, como lideranças nas Comunidades, enfrentamos muitos problemas a cada dia, mas estas comemorações nos deram novo ânimo e colaboraram para a nossa autoestima como luteranos’.

Também nos alegramos em nosso Sínodo com o bom trabalho de formação oferecido pelos diversos Setores de Trabalho e pela Diretoria do Conselho. A cada ano, o Sínodo realiza entre 12 e 15 Seminários, alcançando cerca de 500 pessoas, que aplicam os conhecimentos adquiridos em suas Comunidades, com os seus distintos públicos: crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas.

Os encontros anuais realizados em âmbito sinodal, como Passa Dia da Juventude Evangélica, Confirmandos e Confirmandas, Dia da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), e os bianuais, como o Dia das Crianças e o Dia da Pessoa Idosa, são fonte de grande satisfação, pois reúnem cerca de mil pessoas.

Por último, mas não menos importante, nos alegramos com a equipe ministerial do Vale do Taquari. Contamos com 30 Ministros e Ministras, que formam um grupo coeso e dedicado à Missão de Deus confiada a nós como Igreja. Da mesma forma, contamos com boas lideranças, engajadas com o modelo sinodal de Igreja que somos. Percebe-se um crescente número de novas lideranças e jovens nas nossas Comunidades e Paróquias.

Sabemos que ainda precisamos evoluir em questões como Gestão e Planejamento. Enfrentamos dificuldades na gestão de algumas Comunidades. É necessário melhorar a atualização de documentos, a gestão financeira de recursos, a pontualidade dos repasses, a manutenção predial e a sustentabilidade a longo prazo. No que diz respeito ao Planejamento, apenas 40% das Comunidades do Sínodo o fizeram. Novas iniciativas, como o Seminário de Missão e o Grupo de Trabalho Missão no Vale, estão se ocupando com as questões de Gestão e Planejamento e esperamos que possam colaborar com a Missão.

Tudo o que fazemos tem como objetivo sermos, cada vez mais, uma Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Nos próximos 500 anos, queremos edificar uma Igreja sem barreiras arquitetônicas ou discriminatórias. Queremos ser Igreja que saiba acolher o diferente, sem impor taxas ou objeções. Queremos ser Igreja que esteja atenta às necessidades das pessoas e possa servi-las em verdadeiro amor cristão.

P. Gilciney Tetzner | Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br