Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 793

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 23:31

Unidade

Lutero - Reforma: 500 anos

   Uma das tarefas da reflexão teológica é a busca por respostas para as perguntas existenciais que as pessoas têm. No tempo da Reforma, Lutero se perguntava: ‘Como posso conseguir a salvação diante de um Deus juiz?’. As respostas que a Igreja da época dava – venda de indulgências, rezar missas e fazer obras meritórias – não eram mais o suficiente para acalmar as consciências das pessoas. Mesmo fazendo todas estas coisas e gastando nisso muito dinheiro, as pessoas não conseguiam paz de consciência. Como poderiam saber que fizeram tudo o que podiam ter feito para a própria salvação?

   A Reforma apresentou outra resposta teológica para a pergunta: ‘Nós não podemos fazer nada pela nossa salvação. A salvação é uma ação de Deus na cruz e ressurreição de Cristo. Deus nos torna herdeiros e herdeiras dessa vitória e nós a recebemos pela fé’. Portanto, em Cristo, Deus faz o que nós não podemos fazer: nos reconcilia com Ele. Reconciliados com Deus, somos livres para agir como pessoas amorosas, misericordiosas, que perdoam... o próximo, a próxima. Pela graça de Deus, livres para cuidar. O que recebi de Deus, isto, passo adiante (Tratado de Martinho Lutero sobre a Liberdade Cristã [1520]).

   O que a Teologia define como conceito precisa ganhar a vida. A pergunta, então, é: Como viver por graça, livre, liberto, em amor para com o próximo, a próxima se, na sociedade, tenho que concorrer com o outro, ser mais forte do que ele, ocupar a vaga dele?

   Conto um exemplo da minha própria casa. O meu pai (já falecido) foi pequeno Agricultor no oeste de Santa Catarina, entre os anos 1970 e 2000. Era integrado de uma agroindústria de aves. A vida transcorreu bem até que, um dia, ele recebeu a visita do técnico da empresa, que disse: ‘A sua granja não acompanha mais as diretrizes da empresa. Está atrasada tecnologicamente e dá prejuízo. O senhor tem que se atualizar e fazer as reformas necessárias ou precisaremos tirar o senhor da lista de produtores’. O meu pai recebeu a cobrança, mas não a oferta de ajuda. Por não ter os recursos necessários para a reforma, os trabalhos na granja foram encerrados. Como entender o que aconteceu? Por que, de repente, não fazemos mais parte dos planos?

   Já na década de 1960, Erich Fromm afirmou que a sociedade é uma grande máquina e cada pessoa é uma pequena engrenagem nessa máquina. O meu pai, com certeza, não cumpria mais de forma adequada o seu papel nesta engrenagem. Foi, por isso, colocado à margem, como muitos outros ainda hoje. São os ‘excluídos’.

   A sociedade precisa de um sistema para gerir-se. Hoje, temos o sistema capitalista. Para estar dentro dele, é preciso ter o que o sistema valoriza:

   - o sistema valoriza a pessoa pela sua capacidade de consumo: se tem dinheiro para comprar, é bem vista. Se não tem, está fora. Cria-se, assim, uma hierarquia entre as pessoas e uma divisão social entre os que têm e os que não têm dinheiro ou bens;

   - o sistema valoriza a pessoa pela sua aptidão: se o currículo é cheio de cursos e aptidões, as chances de emprego aumentam, pois o mercado de trabalho seleciona as pessoas mais aptas;

   - o sistema valoriza as pessoas pela sua produção: se o que você produz agora é útil para o mercado, as coisas vão bem. Quando não for mais útil, ouve-se um ‘sinto muito, mas você não faz mais parte dos nossos planos’;

   - o sistema valoriza a superioridade do ser humano: o ser humano não se entende como criatura de Deus, parte da Criação, mas como um ser soberano e tudo está ao seu dispor. Ao pensar assim, submete aos seus desejos a natureza e o próprio ser humano;

   - o sistema gosta dos valores da sociedade de mercado globalizado: competitividade, utilidade, mérito... são ‘música’ para os ouvidos. O sistema quer que as pessoas abram mão da liberdade, dos feriados, da vida. O trabalho tudo justifica e tudo é justificado pelo trabalho.

   O Prof. P. Dr. Gott fried Brakemeier (O ser humano em busca de identidade: contribuições para uma antropologia teológica) entende que este mecanismo, impulsionado e aliado à ciência moderna, cria uma camisa de força nas pessoas, o que afeta, inclusive, a identidade delas. É como se elas não tivessem alternativa e fossem obrigadas a deixar de ser elas mesmas para cumprir com um papel na grande máquina do sistema.

   Penso que este seja um grande desafio para as Comunidades e pessoas cristãs nos nossos dias: vivenciar os valores do Evangelho na sociedade que idolatra os valores de mercado, ser equipe quando o espírito é o do individualismo, partilhar quando o espírito é acumular, ser solidário quando é necessário competir, ser companheiro quando o espírito é ‘cada um por si e Deus por todos’, dar quando o espírito é receber. Em uma figura de linguagem: ser pessoa cristã é nadar contra a correnteza. É afirmar-se mais do que uma engrenagem de uma máquina.

   Proponho que você e eu assumamos a graça de Deus como um modo de vida. Que vivamos como pessoa liberta por Deus em um sistema que valoriza os valores do mercado. Que a graça molde o nosso jeito de tomar decisões, de falar e de agir. Dou dois exemplos bíblicos que podem nos inspirar para a vida:

   - (Lucas 15.11-32) - Um pai tem dois filhos. O mais moço pede a parte da sua herança e sai de casa. Enquanto tem dinheiro, ‘é alguém’. Depois que o dinheiro termina, resta-lhe a indignidade da margem da sociedade. Decide voltar para a casa do pai. Coloquemo-nos no lugar do pai: se o pai adotar o critério da sociedade de mercado, dirá: ‘meu filho, dei-te tudo o que pediste. Nada mais posso fazer. Você não foi responsável. Agora, vá à luta’. No entanto, o pai não diz isso. Ele adota o critério do Evangelho (e o irmão mais velho não entende isso): apesar do erro cometido, o jovem não perde a condição de filho. Apesar do pecado nosso de cada dia, não perdemos a condição de filhos amados e filhas amadas de Deus. Veja como uma escolha diferente leva a resultados diferentes.

   - (Filemon) - Filemon é dono do escravo Onésimo. Onésimo converte-se ao cristianismo e decide fugir. Paulo recomenda que ele volte à condição de escravo de Filemon, pois o fato de tornar-se cristão não tira dele a condição de escravo, conforme as leis da sociedade da época. Entretanto, se a diferença não está em Onésimo, ela precisa estar em Filemon, o patrão, que também é pessoa cristã. Paulo recomenda que Filemon receba Onésimo não como escravo, um escravo do trabalho, mas como um irmão na fé. Paulo anima Filemon a transformar em vivência a fé que ele tem. Esta é a postura da pessoa cristã: ver no outro um igual, não um serviçal. Perceba novamente: uma escolha diferente leva a resultados diferentes, mesmo na tensão.

   Termino parafraseando Lutero: o pé de laranja produz laranjas. Ele não pode produzir outra fruta. É sua natureza produzir laranjas. Assim a pessoa que é envolta pela graça de Deus produz gestos graciosos. Ela não pode produzir outra coisa. É sua natureza produzir gestos graciosos. Viver pela graça na contramão da cobrança é uma tensão diária. Precisamos ter clareza sobre qual é a motivação das nossas escolhas 

Como viver pela graça

   A graça de Deus cria em nós um modo de vida, um princípio que nos move, uma força em nós capaz de moldar decisões, pensamentos e ações. Arrisco alguns indicativos de como vive a pessoa que é moldada pela graça de Deus:

  •   viver pela graça de Deus é viver pela fé, ou seja, acolher o benefício que Cristo conquistou em nosso favor;

  •   viver pela graça de Deus é multiplicar na vida o benefício recebido de Deus. Lutero diz isso assim: ‘ser como um Cristo para o outro’. Deus agiu na cruz de Cristo em nosso favor. Agora, agimos em favor da outra pessoa do mesmo modo;

  •   a graça de Deus não é passiva. Ela sempre será anúncio de Boa Nova. Sempre dará o que as pessoas precisam: cuidado, misericórdia, amor, perdão... Viver pela graça é transformar a fé em sinais humanizadores;

  •   a graça de Deus envolve a pessoa por inteiro. A oração e a ação amorosa são dois lados de uma mesma moeda;

  •   viver pela graça de Deus é valorizar as pessoas pelo que elas são, não pelo que elas têm ou produzem. É vero outro como pessoa que tem sentimentos e emoções;

  •   a ação graciosa não transforma em dinheiro a necessidade do outro. A graça não dá voz à ganância e à usura. A dúzia de ovos tem o mesmo preço no tempo da bonança e no tempo da tragédia;

  •   viver pela graça é fazer algo pela outra pessoa e não esperar nada em troca. Deus nos ajudou e não exigiu nada em troca. Queremos agir por graça, não por mérito;

  •   viver pela graça é ser grato por toda dádiva recebida;

  •   viver pela graça é dar a todas as pessoas o direito à existência, sem nenhuma distinção. Este direito vem de Deus, não do mercado ou da sociedade;

  •   viver pela graça de Deus é viver a esperança de superar sempre o que está dado: a dor, a ganância, o egoísmo, a morte.

 

   O pé de laranja produz laranjas. Ele não pode produzir outra fruta. É sua natureza produzir laranjas. Assim a pessoa que é envolta pela graça de Deus produz gestos graciosos. Ela não pode produzir outra coisa. É sua natureza produzir gestos graciosos. Viver pela graça na contramão da cobrança é uma tensão diária. Precisamos ter clareza sobre qual é a motivação das nossas escolhas.

 

   P. Me. Marcos Jair Ebeling, graduado em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP, exerce o Ministério Pastoral na Comunidade de Campinas/SP, no Sínodo Sudeste

 

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br