23º Seminário Sinodal sobre Deficiência e Inclusão

Sínodo Norte Catarinense - Jaraguá do Sul/SC

23/08/2014

O Departamento Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense tem se ocupado com o tema Deficiência e Inclusão. E anualmente, promovemos um seminário para as lideranças de nossas Paróquias e Comunidades. O Seminário deste ano será assessorado pelo Arquiteto Mário Cézar da Silveira sob o tema: “Revendo Paradigmas-Provocativos para um mundo Melhor

Neste ano o encontro aconteceu no dia 23 de agosto nas dependências da Comunidade Ilha da Figueira, Paróquia Apóstolo João, de Jaraguá do Sul. Estiveram reunidos vários participantes de várias comunidades/paróquias que abrangem o Sínodo Norte Catarinense.

As instalações das nossas Comunidades permitem o ir e vir de todas as pessoas? Ou ainda temos barreiras arquitetônicas que impedem as pessoas de circular com segurança nos prédios, templos, pátios? São perguntas que nos inquietam e não podemos fugir delas, mas trabalhá-las. E por isso, convidamos um especialista no assunto.

Precisamos rever paradigmas. O palestrante nos fez repensar vários conceitos de acessibilidade e valores que nos são impostos pela sociedade. Quando falamos em deficiência sempre vem a nossa mente uma pessoa que nasceu com ela e dificilmente que ela pode ser adquirida durante a vida através de um acidente, doença ou de qualquer outra forma. Às vezes precisamos de uma provocação divina para nos reconstruirmos. Devemos deixar o “outro” fazer da forma que “ele” pode e não como você quer.

Nós crescemos quando decidimos melhorar nossas deficiências. Existem vários tipos de deficiências: Física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e psicossocial. “Ter” uma deficiência é diferente de “portar”

Falamos tanto de acessibilidade, mas como podemos observar no dia a dia que carros são muito mais importantes que pessoas, pois quando tem um buraco no asfalto muitas pessoas ligam para a prefeitura, chamam a imprensa, mas as nossas calçadas estão todas quebradas, cheias de obstáculos isto quando existem, construídas a muitos anos e dificilmente alguém toma uma atitude. Sobre mobilidade urbana na maioria das vezes se pensa em obras imediatistas. E as nossas casas estão preparadas para receber uma pessoa com deficiência. Nossos banheiros permitem alguém ou nós mesmos entrar com uma cadeira de rodas? A porta é suficientemente grande para permitir que uma cadeira passe? Para nós que somos considerados “normais” um degrau de dois centímetros não é obstáculo mas para um cadeirante é.

A decisão de ser barreira ou acessibilidade é sua.
De quantos sonhos você desistiu porque as coisas sempre foram assim?
Faça o que você quiser da maneira que puder.
Muitos andam com suas próprias pernas, mas não sabem para onde ir!

Nossos agradecimentos ao palestrante Mario Cezar da Silveira. Obrigado pela oportunidade de compartilhar seus conhecimento e experiências. É maravilhoso quando nos possibilitam sentir a felicidade de fazer o que se ama.

Alguns links interessantes:

www.crepusculo.org.br
Oferece a todas as pessoas e instituições possibilidades de ampliação em suas formas de comunicar, produzir e inter-relacionar com a diversidade.

Facebook do Sr. Mario Cezar da Silveira
https://www.facebook.com/mariocezar.dasilveira?fref=ts
 

Acompanhe outros eventos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência ocorridos no Sínodo Norte Catarinense:
1. Encontro de Mães ou Cuidadoras
Atividades com APAE Barra do Sul
23º Seminário Sinodal sobre Deficiência e Inclusão

Acompanhe também na página especial da Pessoa com Deficiência no Portal.

COMUNICAÇÃO
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br