Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Selo comemorativo é lançado em sessão solene na Assembleia Legislativa de Rondônia

13/04/2017


O deputado Luizinho Goebel (PV) presidiu a sessão solene em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana, com o lançamento de selo e carimbo comemorativos. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) no Plenário da Assembleia Legislativa.

Antecedeu a realização da sessão solene a celebração de um culto da Igreja Luterana, que contou com a apresentação de vídeo explicativo sobre Martin Lutero, fundador.

O deputado Luizinho Goebel disse viver um momento ímpar e histórico, através da oportunidade dada há 500 anos de viver a graça. Emocionado, lembrou que seu saudoso pai, há 35 anos, ajudou a construir a primeira Igreja Luterana na cidade de Vilhena. “Que seja abençoado estes 500 anos e os próximos 500”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) lembrou o fechamento de igrejas em Rondônia, que segundo ele, por perseguição de alguns policiais ambientais. O presidente frisou que Lei Estadual aprovou a isenção da Lei Ambiental referente ao ruído. “O exemplo desta lei foi estendido a outros Estados e também regulamentado”.

Maurão parabenizou o deputado Luizinho pela realização da homenagem e a todos os pastores e membros da Igreja Luterana, desejando as bênçãos de Deus a todos.

Após leitura do histórico de criação do selo comemorativo, o deputado Luizinho, juntamente com a representante dos Correios, Ronia Célia de Jesus Correa, os pastores Samuel Neunfeld e Jorge Klein e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wilber Coimbra realizaram a obliteração do primeiro selo comemorativo em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana.

A gerente de Administração dos Correios, Ronia Célia, disse que o evento é um conjunto entre Brasil e Alemanha e que o Selo Comemorativo Especial está sendo lançado também em várias cidades brasileiras. Ela agradeceu ao parlamentar pela solenidade.

Representando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Jaru, o pastor Samuel Neunfeld Vorpagel citou palavras de Lutero, quando afirma que aquele que busca nas escrituras de Deus, fortalece sua fé e está amparado, seguro. Disse que esta é a oportunidade de voltar a casa mais forte, abençoado e que “vamos lembrar deste dia como um marco para a história da Reforma”.

Representando o Sínodo da Amazônia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, disse que no início foi difícil e que hoje com alegria comemoramos os 500 anos de profissão da nossa fé. “Vamos em busca de muitos outros 500 anos de iluminismo para nossa confissão luterana”.

Representando a câmara de vereadores de Porto Velho, a vereadora Joelna Holder (PMDB), se disse grata pela oportunidade de ter o privilégio de comemorar os 500 anos com os irmãos luteranos. “Este ato começou um tempo atrás, mas que cala ainda fundo em nossos corações. Obrigado por manterem a palavra do Senhor sempre viva”.

Representando a vice-governadoria, Adriano Castro disse ser importante iniciativa como esta, especialmente no atual momento vivido pela humanidade, tão necessitada de Deus e que “hoje todos iremos mais leves para casa, com o coração repleto da palavra e do amor de Deus”.

O diretor geral do Instituto Luterano de Ensino Superior (Iles/Ulbra), Milcíades Alves de Almeida falou da importância da instituição para a formação dos alunos, que acabam levando também os princípios cristãos.

O presidente da Escola Superior de Contas, conselheiro do TCE/RO, Wilber Coimbra disse que Lutero foi um libertário quando se insurgiu contra a venda de indulgência, libertando o povo dos grilhões da ignorância. Com isso os luteranos se transformaram em um farol que irradia a luz libertária da palavra de Deus.

 • Fonte: ALE/RO - DECOM


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br