Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Mensagem da XXII Assembleia do Sínodo da Amazônia às Comunidades e Paróquias

06/05/2018

O Povo de Deus da IECLB esteve reunido como Sínodo da Amazônia em Cacoal nos dias 04 a 06 de maio de 2018. Foi um encontro de louvor, oração e escuta da Palavra de Deus. Falamos sobre Igreja, Economia e Política como lugares e formas da ação amorosa de Deus em favor de sua boa Criação e de seus filhos e filhas. Mas também como lugares de nossa ação cuidadora e comprometida com a vida e aquelas que têm seu direito de viver ameaçado. Afirmamos que nosso Deus, Pai de Jesus Cristo, é o Senhor de tudo o que existe, nosso único Deus. Ele criou nosso mundo, as pessoas e todos os seres que nele habitam. Fez desta terra um lugar bom para se viver e de nós sua imagem e semelhança.

Temas importantes para a vida de nossas comunidades e paróquias, que vivem nestas distâncias do Norte, foram debatidos e tratados. Refletimos sobre o convívio em nossos lares. Descobrimos uma realidade nem tão doce quanto se imaginava. Há, espalhados por todos os rincões de nossa nação, opressão, violência, maldade e falta de amor, ameaçando o desenvolvimento e a vida de nossas crianças, mulheres, idosos e pessoas fragilizadas em sua condição de seres humanos. Existe violência psicológica, moral, sexual patrimonial, religiosa e física, ferindo e matando filhos e filhas de Deus. Tudo isso acontece muito perto de nós e, até mesmo, entre nós.

Como Povo de Deus, somos chamadas a denunciar toda forma de opressão e violência contra a mulher, a criança, o idoso e pessoas com deficiência. Mas também somos desafiadas a acolher, proteger e orientar as vítimas e seus familiares. Queremos afirmar que o amor, que recebemos generosamente de Deus, nos compromete com os pobres e marginalizados que este mundo de pecado criou. Oramos para que o amor e a justiça de Deus acampem entre nós e orientem nossas vidas, estabelecendo formas mais amorosas e justas de convívio. Esperamos um novo céu e nova terra onde habitam a justiça e o amor.

Não por último, escolhemos nossos líderes para estar à frente dos trabalhos do Sínodo da Amazônia para os próximos quatro anos. Elegemos a Pastora Vera Lúcia Engelhardt como Pastora Sinodal; o Pastor Jorge Klein, como Pastor vice-sinodal; o Sr. Ivo Seewald como presidente da Assembleia Sinodal; o Sr. Ademar Eggert como presidente do Conselho Sinodal; e demais lideranças para diferentes cargos. Pedimos as lideranças de nossas comunidades e paróquias que orem por esses nossos irmãos e irmãs, e para que possamos permanecer unidos no amor, como ramos na videira, que é Cristo Jesus. E que os frutos do amor, da justiça e da paz sejam abundantes entre nós, para que, partilhados, alimentem e saciem toda a boa criação de Deus.

Cacoal, 06 de maio de 2018.


Autor(a): Comissão de Mensagem
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
ID: 47078

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br