Associação Wally Heidrich - Centro de Eventos em Palmas


Rua Samambaia, s/n - Praia Palmas do Arvoredo
CEP 88190-000 - Governador Celso Ramos /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 9890-30555
awhpalmas@gmail.com
ID: 2308

Praia de Palmas tem "Bandeira Azul" na temporada 2015/2016!

Brasil conta com sete bandeiras azuis hasteadas em praias e marinas

14/01/2016

Palmas - Bandeira Azul
Palmas - Bandeira Azul
Palmas - Bandeira Azul-1080x724
1 | 1
Ampliar

O Brasil tem, atualmente, sete bandeiras azuis hasteadas em praias e marinas nesta temporada 2015/2016, três a mais que na temporada passada. As cinco praias e duas marinas que representam o programa no país estão situadas em São Paulo (2), Rio de Janeiro (3) e Santa Catarina (2). É a primeira vez, desde que o programa iniciou nacionalmente, em 2004, que praias de água doce foram certificadas. Esse é o caso da Lagoa do Peri, em Santa Catarina, e da Lagoa do Iriry, no Rio de Janeiro.
A princípio, sete praias foram aprovadas pelos júris nacional e internacional, porém duas delas perderam a certificação e voltaram para a fase piloto do programa: a Praia do Remanso, no Rio de Janeiro, e a Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Bahia. Com essa mudança, o programa fica com seis praias na fase piloto, sendo que, caso atendam aos critérios, elas podem ser certificadas no próximo ano.
“Estamos muito orgulhosos das certificadas e sabemos que o Programa está bem representado no Brasil. Conhecemos os esforços crescentes em conscientização e preservação ambiental de todas as detentoras do selo e acreditamos que essas iniciativas inovadoras serão exemplo para outras praias e marinas brasileiras”, comenta Leana Bernardi, coordenadora nacional do Bandeira Azul.

Praias e marinas certificadas – Temporada 2015/2016
Praia do Tombo – Guarujá, SP
Prainha – Rio de Janeiro, RJ
Lagoa do Iriry – Rio das Ostras, RJ
Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC
Lagoa do Peri – Florianópolis, SC
Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ
Marinas Nacionais – Guarujá, SP

Praias na fase piloto
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador, BA
Praia do Remanso – Rio das Ostras, RJ
Praia Grande – Governador Celso Ramos, SC
Praia de Itacoatiara – Niterói, RJ
Praia do Sossego – Niterói, RJ
Praia de Areia Vermelha – Cabeledo, PB

O que é o programa Bandeira Azul?
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.

O Programa teve início em 1987, na Europa, e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessária a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da sociedade civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa.

O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul.

Presente em 49 países, o programa Bandeira Azul já condecorou mais de 4100 praias e marinas. O Brasil é o único país da América do Sul participante do programa.

Fonte:
Programa Bandeira Azul (http://www.bandeiraazul.org.br/)
Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos (http://governadorcelsoramos.sc.gov.br/)
Jornal RBS Notícias - 13/1/16 (http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/rbs-noticias)

Conheça mais:
O programa (http://www.bandeiraazul.org.br/sobre/)
Procedimentos e critérios (http://www.bandeiraazul.org.br/criterios-e-publicacoes/

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br