Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 143 – 170420 - Atos 2,14a.22-32

Jesus disse para Tomé: Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! João 20,29

20/04/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

Quem me mostra o trecho bíblico que relata como foi a ressurreição de Jesus, a este darei um prêmio! Não corro risco de ter que dar mesmo este prêmio pois este relato não existe. A bíblia não demonstra muito interesse nos detalhes técnicos da ressurreição. Ela se limita a falar dos encontros com Jesus ressurreto e com os anjos testemunhando a ressurreição.

Já teve quem considerou isto um ponto fraco da Sagrada Escritura e por tabela de toda fé cristã. Ela estaria contornando esta parte dos acontecimentos por não ter certeza sobre a veracidade. O texto para a reflexão deste domingo de Atos 2,14.22-32 mostra que este não foi o motivo desta suposta omissão.

Os primeiros cristãos estavam tão impactados pelo encontro com o Cristo ressurreto que ficavam totalmente concentrados em entender as consequência que esta nova realidade estava trazendo para suas vidas e em corresponder e viver esta novidade. A luz disso parecia um detalhe insignificante como funcionou a ressurreição. Estavam aí para viver e não para fazer arqueologia.

Em Atos Pedro não tem tempo para cuidar dos detalhes porque está diante de 3000 pessoas impactadas pelo Espírito Santos. Ele precisa explicar daonde vem este acontecimento: Vem do Cristo que não permaneceu na morte!

Façamos como Pedro: quando sentimos no coração aquele calor que só o Cristo vivo provoca, vamos levar a sério e corresponder com nossa vida!

Saudações até domingo!
P. Guilherme Nordmann

Novidades em www.luteranos.com.br/santos

- Culto no Domingo de Ramos e Oficina de Páscoa das Crianças na Igreja Luterana de Sanos 09/04/2017


Agenda de Cultos e Atividades:
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h
Domingo
23/04/2017
2° Domingo
após Páscoa
10:00 hs: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
Texto da prédica: Atos 2,14a.22-32
 
10:00 hs: Culto das Crianças
Segunda
24/04/2017
19:30 hs: Reunião do Presbitério
Domingo
30/04/2017
2° Domingo
após Páscoa
10:00 hs: Culto com Santa Ceia (P.em. Hans Spring)
Texto da prédica: 1ª Pedro 1,17-23

10:00 hs: Culto das Crianças
 

Palavra da Semana - Para nossa reflexão


Mensagem da Presidência da IECLB - Páscoa 2017
 
 
Estimados irmãos e estimadas irmãs da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!

No Domingo de Ramos, a Igreja celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Jesus foi aclamado pelo povo: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas maiores alturas! (Mateus 21.9). A presença de Jesus alvoroçou a cidade.

Na Sexta-Feira Santa, rememoramos a crucificação de Jesus. Diz a Bíblia que lideranças políticas e religiosas da época persuadiram o povo a gritar: Crucifica-o! Crucifica-o!

Uma entrada triunfal é seguida da morte cruel – na cruz.

O apóstolo Paulo escreve: A mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que se perdem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1Coríntios 1.18).

Uma morte vista como loucura e poder de Deus. Como assim? Como entender esta contradição?

No Domingo da Páscoa, a Igreja celebra uma convicção: Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele (Romanos 6.9). O Cristo crucificado ressuscitou e vive. A morte perdeu o seu poder. A morte revelou o poder de Deus. A Páscoa nos convida a não nos dobrarmos diante da morte!

Como sustentar esta convicção em nossos dias? Alguém poderá dizer: Acorde! Olhe ao seu redor! Veja quanto medo! A morte está solta... lá no campo, nas cidades, na nossa rua. Apenas um exemplo: Nesta Páscoa, quantas famílias choram a morte de pessoas jovens brutalmente assassinadas somente em 2017?

Como afirmar que é Páscoa? Como celebrar Páscoa?

Neste momento, setores da política brasileira querem condenar boa parte do povo brasileiro a uma “eterna Sexta-feira Santa”. A propósito, lembro um trecho da Carta Pastoral que emitimos sobre a Reforma da Previdência: “vicejam notícias de que assuntos diretamente relacionados à vida da população sofrida são decididos sem compromisso com o povo aflito. A legitimidade dos atuais Legisladores está abalada na sua essência, mesmo com exceções. Que autoridade lhes resta para revisar e definir reformas? O descolamento da classe política do povo brasileiro é notório. Se sobra alguma relação, ela é cínica e dissimulada”.

É em meio a esta realidade que a mensagem da Páscoa conclama a Igreja cristã e o povo brasileiro a acordar. A Páscoa convida a, alegres, jubilar e a afirmar a esperança quando tudo conspira contra a vida e contra a própria esperança! Esta é a nossa loucura! Essa é a loucura da Igreja Cristã! Como diz a Palavra de Deus: a mensagem da morte de Cristo é loucura. Contudo, para quem nele crê, é poder de Deus.

Sim, essa é a contradição. Em meio à morte e aos seus tentáculos, a Páscoa celebra a vitória da vida, a mensagem da esperança de que o sofrimento e a injustiça que experimentamos hoje não precisam ser assim, não devem ser assim, pois o Cristo morto e ressuscitado é o mesmo que proclama, em alto e claro tom: Eu vim para que vocês tenham vida e vida em abundância.

É aqui que entra o nosso protagonismo enquanto pessoas cristãs e cidadãs, você e eu.

Para cada um e cada uma de nós, a notícia de que Cristo ressuscitou e vive quer revigorar a nossa fé, fé que se expressa e se traduz em protagonismo: protagonismo que proclama a mensagem da vitória da vida sobre a morte e protagonismo que impulsiona para a vivência da fé por meio da cidadania nos trilhos da democracia, tornando-se chama de esperança em meio à escuridão.

A Páscoa nos faz cantar com o Poeta Thiago de Mello: Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar. Vem ver comigo a cor do mundo mudar. [...] Vamos juntos, multidão, trabalhar pela alegria, amanhã é um novo dia.
Páscoa nos faz cantar neste ano em que celebramos o Jubileu da Reforma:
Cristãs e cristãos, alegres, jubilai, felizes exultando; com fé e com fervor cantai, a Deus glorificando. O que por nós fez o Senhor, por seu divino excelso amor, custou-lhe a própria vida.
É Páscoa! Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500!
É Páscoa! No Cristo ressuscitado, vivemos, nos movemos e existimos.
É Páscoa! Amanheceu! É novo dia!
Feliz Páscoa!

Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 32
ID: 42001
COMUNICAÇÃO
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br