Dia Alpha na Paróquia São Mateus

21/05/2017

WhatsApp Image 2017-05-21 at 17.54.42.
Dia Alpha 2017
Dia Alpha 2017.b
IMG-20170524-WA0010
IMG-20170524-WA0011
IMG-20170524-WA0014
1 | 1
Ampliar

Entre as propostas utilizadas na IECLB para edificação das pessoas na fé, está o Alpha. Ele tem origem na Igreja Anglicana da Grã-Bretanha e é ecumênico. Aqui no Brasil, tem boa aceitação na nossa Igreja e na Católica Romana, entre outras.

O Alpha consiste de 15 palestras que tratam dos assuntos básicos da fé cristã de maneira informal, bem humorada e sem julgar as opiniões das pessoas participantes. Cada noite inicia com um lanche de confraternização (muitos vêm direto de trabalho, escola ou faculdade). Depois da abertura e cânticos, há a palestra que dura cerca de 40 minutos. Após esta, os participantes se dividem em pequenos grupos, nos quais debatem o tema exposto, colocam suas opiniões e fazem perguntas. Estes grupos estão sob a orientação de membros da equipe coordenadora, previamente treinada.

Na Paróquia São Mateus, o Alpha acontece ininterruptamente desde 2006. Centenas de pessoas, luteranas ou não, já passaram por ele. Todas as pessoas integrantes da equipe coordenadora já participaram numa das edições anteriores. E foram ficando. Ou seja, o Alpha também é meio de formação de lideranças. Além do cultivo de amizades, pois seu lema é “Amigos/as trazem amigos/as”.

Desde o ano passado, nas quintas-feiras à noite, temos juntado meninos e meninas do 1º ano do Ensino Confirmatório, na modalidade Alpha Jovem. Isto é, o mesmo tema lhes é passado, na hora da palestra aos adultos, de uma forma mais descontraída e dinâmica ainda. Depois, retornarão aos assuntos do livro do Ensino Confirmatório. Temos também o Alphinha, destinado às crianças. O resultado é o envolvimento de famílias inteiras, pois nesta noite temos ainda a oferta do Aprofundamento Bíblico, um grupo que se dedica a estudar um ou mais livros da Bíblia durante o ano.

Três das palestras abordam o Deus Espírito Santo. A primeira delas acontece numa quinta à noite. As outras duas temos realizado no chamado Dia Alpha. É um domingo, no qual os participantes do Alpha, do Alpha Jovem e do Alphinha se reúnem com a Comunidade no culto matutino. O tema da prédica é válido como a segunda palestra acerca do Espírito Santo. À tarde, acontece a terceira palestra sobre o tema, nos moldes das demais. Tanto de manhã como à tarde, há a divisão em grupos de diálogo. Além disso, almoçamos em conjunto e encerramos confraternizando com um saboroso café.

Foi o que vivenciamos em 21 de maio passado, o Dia Alpha em 2017 na Paróquia São Mateus. Contando equipe coordenadora, participantes (Alpha, Alpha Jovem, Alphinha) e convidados, tivemos cerca de 90 pessoas presentes, sem contar as demais pessoas no culto. Por isso, agradecemos a Deus, à equipe coordenadora, ao apoio da Diretoria da Paróquia São Mateus e de seus membros, como também aos que participaram deste evento especial!

Não deixe de conferir a galeria de fotos...

A edição 2017 do Alpha encerra com o culto na noite de 02 de julho, no qual os participantes terão o seu momento de formatura.
 


Autor(a): P. Alexandre Fernandes Francisco
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
ID: 42404
COMUNICAÇÃO
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br