IECLB e Diaconia - Recife-PE



ID: 2709

Diaconia comemora 48 anos com celebração aberta ao público

ONG beneficia cerca de 18.000 pessoas na capital pernambucana e interior do Estado

24/07/2015

A manhã do próximo domingo (26) terá uma programação toda especial na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, na Zona Norte do Recife/PE. Para marcar o aniversário de 48 anos da Diaconia, grupos de crianças, adolescentes, jovens e mulheres apoiados na capital e regiões adjacentes estarão se apresentando com depoimentos, esquetes teatrais e música, mostrando a arte e a mobilização comunitária como caminhos para transformar vidas. A celebração é aberta ao público e acontece a partir das 10h. A Catedral fica localizada na Rua Alfredo de Medeiros, 60, bairro do Espinheiro.

Em Pernambuco, a Diaconia atua no Recife e municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertões do Pajeú, Itaparica e Central, beneficiando direta e indiretamente cerca de 18.000 pessoas com projetos e ações voltados à promoção e garantia dos direitos previstos em leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto da Juventude, Lei Maria da Penha, dentre outras, através do apoio de parceiros e da sociedade civil.

Dentre as iniciativas desenvolvidas atualmente, estão as apoiadas pela Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN), que trabalha a formação comunitária de adolescentes e jovens para participação em políticas públicas e inserção no mundo do trabalho, através de oficinas de arte, cultura, produção cultural, fotografia e audiovisual. Outros projetos com crianças, adolescentes e mulheres também despertam famílias para a alimentação saudável e a superação de violências, através de campanhas e fóruns sobre igualdade de direitos. O trabalho conta com a parceria de 46 lideranças de igrejas e 11 grupos femininos e juvenis.

“A Diaconia sempre investiu na formação de lideranças, tanto comunitárias quanto de Igrejas, concebendo as pessoas como agentes potenciais de transformação em seu entorno. Ao longo do tempo, agregamos esses grupos em torno de temas sociais desafiantes, e acredito que contribuímos para criar espaços de diálogo, engajamento e uma visão mais ampla de nossa missão”, avalia Gleizy Gueiros, coordenadora na Região Metropolitana do Recife, destacando encontros de jovens e campanhas de conscientização sobre meio ambiente, escassez de água e direitos das mulheres.

Diaconia - Organização social de inspiração cristã e sem fins lucrativos, a Diaconia nasceu em 28 de julho de 1967, na cidade do Rio de Janeiro, sendo fruto de uma convocação da Confederação Evangélica do Brasil às Igrejas Evangélicas. No início da década de 1980, a instituição transferiu sua sede para o Recife, focando sua área de atuação direta nos estados do Nordeste, região que concentra 40% da população pobre do país. Atualmente, mantém unidades no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, reforçando seu compromisso histórico com a defesa dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCAs) de populações empobrecidas e injustiçadas, ampliando e aprimorando estratégias voltadas à efetivação de políticas públicas que visem à transformação da sociedade.

Igrejas Associadas - 11 igrejas estão diretamente ligadas à atuação da Diaconia, estando presentes através de representantes nos Conselhos Diretor e Fiscal da entidade, norteando e dirigindo os trabalhos e também se envolvendo em ações capitaneadas pela ONG nos três estados atendidos (Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte). São elas: Igrejas do Cristianismo Decidido, Igreja Adventista do 7º Dia, Exército de Salvação, Igreja de Cristo no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI) e Igreja Evangélica Congregacional.

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br