IECLB e Diaconia - Recife-PE



ID: 2709

ONG Diaconia inicia amplo processo de aproximação junto às Igrejas evangélicas

15/05/2013

Oficina_Juventudes_27.04_Crédito_Higor Gonçalves
Oficina_Lideranças_25.04_Crédito_Higor Gonçalves
1 | 1
Ampliar

Abril foi um mês importante para a ONG Diaconia. Na segunda quinzena, a entidade, de inspiração cristã, deu início a um amplo processo de aproximação junto às Igrejas evangélicas, a partir da realização de uma série de ações de sensibilização, mobilização, articulação, formação e incidência política no tocante às questões ambientais.

A primeira ação aconteceu no último dia 25, quando a organização realizou em sua sede, no Recife, uma oficina voltada especificamente às lideranças cristãs. Relacionado ao tema meio ambiente no contexto urbano, o encontro utilizou como mote a escassez de água, em referência ao “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo foi despertar as lideranças cristãs para a reflexão acerca do acesso ao bem natural em áreas urbanas. Denominada “Escassez de água, riscos e vulnerabilidades”, a oficina reuniu 27 líderes de nove denominações.

“A expectativa é que as congregações passem a debater sobre questões relativas ao meio ambiente e incidam, posteriormente, em políticas públicas nessa esfera”, explicou o assessor político pedagógico da Unidade Territorial da Diaconia no Recife, Joselito Coutinho. A oficina foi a primeira ação do processo de formação de líderes. O próximo passo está sendo a realização, nesta semana, do “Intercâmbio com lideranças de Igrejas: água como um direito humano”. O encontro acontece até esta quinta-feira, 16, no município de Umarizal, situado no Oeste Potiguar, onde a Diaconia possui relevante experiência frente a questões ambientais e de convivência com o Semiárido.

Na volta do intercâmbio, os líderes promoverão um grande seminário para cerca de 80 pessoas, em paralelo a II Semana de Meio Ambiente Urbana (II Semeia Urbana), prevista para a primeira semana de junho. “Nosso objetivo com todo o processo é que as Igrejas vejam que, a partir do engajamento, se pode transformar a realidade”, pontuou Joselito Coutinho.

Juventudes - Com o mesmo objetivo de despertar a reflexão acerca de assuntos ligados ao meio ambiente no contexto urbano, mas com a proposta de também capacitar para a construção coletiva de materiais de comunicação acerca do tema, a entidade realizou uma oficina de vídeos voltada a 18 jovens de cinco diferentes congregações evangélicas na faixa etária entre 15 e 29 anos.

Durante o encontro, realizado em 27 de abril, eles aprenderam técnicas para elaboração de roteiros, gravação e edição de vídeos com celulares. Utilizando a ferramenta, os jovens terão o desafio de produzir pequenos vídeos que abordem o tema “juventude e meio ambiente”. Dez trabalhos serão selecionados para o I Festival Pernambucano de Vídeos Mobile da Juventude Cristã (www.festivaldevideosmobile.blogspot.com.br). O objetivo é que o material circule nas Igrejas, sensibilize e fomente o debate sobre as questões ambientais.

Navegando em Defesa das Águas é o mote da primeira edição do Festival. As inscrições vão até o próximo sábado, dia 18. “Esperamos que esse possa ser o ‘pontapé inicial’ para que a questão ambiental comece a ser debatida, politicamente, dentro das igrejas. Queremos ainda sensibilizar os jovens sobre seu papel como ator central na discussão e proposição educativa e política relacionadas às questões ambientais com foco na temática água”, finalizou Joselito Coutinho.

Diaconia - Fundada em 1967 por onze Igrejas - a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é uma delas, a Diaconia é uma organização de inspiração cristã, sem fins lucrativos e que tem por objetivo a promoção da justiça e do desenvolvimento social.

Atualmente, a entidade mantém unidades nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde reforça seu compromisso histórico com a defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (DHESCAs) de populações empobrecidas e injustiçadas, ampliando e aprimorando suas estratégias pela efetivação de políticas públicas para a transformação da sociedade. Conheça mais em: www.diaconia.org.br


Contato:

Higor Gonçalves – Assessor de Comunicação da ONG Diaconia – (81) 3221.0508 / (81) 9646.1569
 

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br