Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins

Sínodo Espírito Santo a Belém



Praça Dr. Arthur Gerhardt , 61 - Centro
CEP 29260-000 - Domingos Martins /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3268-1177 | (27) 9982-05622
dmartins@luteranos.com.br
ID: 116

Um sonho realizado - inauguração em Alto Biriricas - Domingos Martins/ES

“Comunidade de Alto Biriricas - Domingos Martins/ES - inaugura torre com sinos e templo reformado”

19/02/2017

_DSC0292
_DSC0299
_DSC0352
_DSC0393
_DSC0474
_DSC0475
_DSC0501
_DSC0593
_DSC0816
_DSC0817
Abertura da porta
Altar
Diversas fotos
Externa
Igreja antiga
1 | 1
Ampliar

O dia 19 de fevereiro de 2017 foi muito esperado pela Comunidade de Alto Biriricas, Paróquia de Domingos Martins/ES. Após um ano de muita dedicação, muito trabalho e muitos mutirões, foi concluída a obra de reforma total do templo, construção de uma torre (antes não existente) e colocação dos três sinos. Ao longo do ano, muitos foram os momentos marcantes na vida de fé da comunidade, após a decisão de dar início a um antigo sonho: construir uma torre e colocar sinos. No dia 14 de maio de 2016 foi feito o lançamento da pedra fundamental da torre, anexada ao templo, este já em uso, inaugurado em 05 de dezembro de 1937, cuja pedra fundamental foi lançada em 20 de setembro de 1936. Com o início da construção da torre, o templo recebeu uma reforma total. Na verdade, do antigo templo, ficaram apenas as paredes, construídas em pedra maciça. A comunidade acho por bem preservar essa raridade e manteve a estrutura original dessas paredes. No entanto, o telhado, as janelas e as portas foram totalmente substituídos, o altar foi modificado e ampliado, o piso e o reboco das paredes foram totalmente refeitos. Em 01 de outubro de 2016 comemorou-se a chegada dos três sinos, que receberam os nomes “Paz, União e Bênção”, sendo levados até o templo com grande cortejo em celebração festiva. Logo em seguida eles foram devidamente instalados na torre e receberam um sistema de automatização, acionando o número de marteladas corresponde a cada hora, além de badalar programado, permitindo seu acionamento automático de domingo a sexta-feira às 18h, aos sábados às 16h e aos domingos de manhã às 6h. E nos momentos de cultos e celebrações, os sinos e o martelo são acionados por um painel de controle, facilitando o seu manuseio, sem necessidade de cordas. A torre, rica em detalhes na sua arquitetura, com destaque para a Rosa de Lutero (pintada minuciosamente pela diácona Irléci Klitzke Thomas), ficou em perfeita harmonia com o templo. A obra toda, incluindo o altar, foi liderada e desenhada pelo presidente da comunidade, Sr. Arvelino Lutzke, com apoio, envolvimento e dedicação de toda a diretoria e dos membros. Os pedreiros Eli Kalke e Ademiro Beilke conduziram a construção com muito empenho e grande profissionalismo. Muitos foram os mutirões, com grande participação da comunidade, que permitiram adiantar os trabalhos ao máximo, além da colocação de tapetes de grama em todo o pátio.

Diante de tanto esforço, o dia 19 de fevereiro certamente não podia ser um dia qualquer. Foi um dia de celebrar em gratidão a Deus pela realização de um sonho. A Comunidade de Alto Biriricas tem 143 membros (pessoas batizadas). O sonho da torre com os sinos vem de longa data, já desde a sua construção, relatam os mais velhos. Por isso, a celebração foi muito especial. Os ministros locais, pastor Eloir Carlos Ponath e diácona Irléci Klitzke Thomas, preparam a celebração, mobilizando os grupos de canto as comunidades de Jucu, São Bento e da própria comunidade, Alto Biriricas. O Coral “Vozes da Esperança”, da ADL, sob regência de Douglas Kalke, atendeu ao convite para abrilhantar a celebração. Os coros de metais das comunidades da Paróquia de Califórnia conduziram os hinos e apresentaram-se após o culto. O pastor sinodal, Joaninho Borchardt, conduziu a dedicação da torre com os sinos e do templo reformado. Para a pregação o pastor Joaninho passou a palavra ao pastor Siegmund Berger, superintendente da ADL, o qual lembrou que, assim como as paredes de pedra maciça, primeiro alicerce do templo, permaneceram intactas, assim também devem permanecer intactos os nossos alicerces da vida cristã. Lembrou, pois, a necessidade de viver de maneira autêntica a nossa fé em Jesus Cristo e a observância ao dez mandamentos. O pastor Siegmund, junto com os instrumentistas da ADL, também apresentou canções religiosas após o culto. Estiveram presentes os ministros que passaram pela comunidade, pastor Valdir Weber, atualmente na Alemanha, e pastor Valdeci Foester, atualmente em Santa Maria de Jetibá. Participaram também os ministros vizinhos, pastor Edivaldo Binow, da Paróquia de Califórnia, pastor Scharles Roberto Beilke, da Paróquia de Rio Ponte, diácono Luciano Butske, da Paróquia de Tijuco Preto, além do estudante de teologia, membro na Comunidade de Domingos Martins, Daniel Pagung. Também foi registrada a presença do pastor Everaldo Discher, da IELB, que parabenizou a comunidade pela dedicação e pala vivência da fé.

Os festejos do dia ficarão marcados pela beleza da obra finalizada, pela alegria dos membros da comunidade, pela presença da paz, da união e da bênção de Deus no cotidiano da comunidade, que, não por acaso, deram nome aos sinos. Uma comunidade que vive unida e que persiste em conjunto consegue realizar grandes feitos. Não apenas a obra construída foi um grande feito, mas, sobretudo, o engajamento e a comunhão dos membros, que animou ainda mais a vida de fé e a participação nas atividades. Que Deus abençoe a comunidade para seu fiel testemunho de comunhão e de fé.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br