Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

A Bispa Presidente da ELCA responde à decisão de mudar a embaixada dos EUA em Israel

06/12/2017

A Rev. Elizabeth A. Eaton, bispo presidencial da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA), emitiu a seguinte declaração em resposta à decisão de transferir a embaixada dos EUA em Israel a partir de Tel Aviv para Jerusalém.


Estou profundamente desapontado ao saber dos planos da administração Trump de mover a embaixada dos EUA em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. A ELCA considera que um acordo negociado de status final, incluindo uma ''Jerusalém compartilhada'', deve ser alcançado sem ações unilaterais de qualquer parte que prejudique o resultado das negociações.

Esta ação unilateral não apoiaria a causa da paz e uma solução de dois estados, mas criaria desnecessariamente mais tensões e possíveis violências que tornariam mais difíceis os esforços para reuni-las para conversações. Como meu irmão em Cristo e colega, o Bispo Munib Younan, da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e Terra Santa, disse com frequência, a segurança dos israelenses depende da liberdade dos palestinos e a liberdade dos palestinos depende da segurança dos israelenses. Esta ação proposta tornaria ambos mais inseguros.

Para prosseguir com este plano, apenas isolaremos a nossa nação do movimento global por uma paz justa para judeus, cristãos e muçulmanos na região e a política da nossa igreja que busca o fim da ocupação, o fim do terrorismo e da violência e, em última instância, o estabelecimento de um estado palestino viável e contíguo. Uma vez que o anúncio é uma das intenções, exorto o presidente a rescindir este plano e, em vez disso, continue a concentrar-se na capacidade de nossa nação de contribuir construtivamente para uma solução pacífica do conflito entre israelenses e palestinos. Junto com outros parceiros inter-religiosos, continuo a estar pronto para discutir com o presidente maneiras de chegar a uma solução pacífica do conflito israelo-palestino.

Atenciosamente,
 Rev. Elizabeth A. Eaton
Bispa Presidente Igreja Evangélica Luterana na América
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
REDE DE RECURSOS
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br