Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Assembleia do CONIC terá seminário sobre a Reforma

04/08/2017


Entre os dias 21 e 24 de agosto de 2017, o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza a XVII Assembleia Geral Ordinária. O encontro, que será no Instituto Bíblico de Brasília, contará, no dia 22, com a realização de um seminário sobre “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI”.

A abordagem do tema é bastante oportuna, uma vez que em outubro deste ano, 2017, serão comemorados os 500 anos da Reforma Protestante, uma data emblemática não apenas para a história da Igreja no ocidente, mas também para a política, a economia e as artes.

A história da Reforma não foi isenta de conflitos e violência. A intolerância religiosa foi uma de suas consequências. Parte dessas intolerâncias e preconceitos ainda não foram superados.

Nesse contexto, o movimento ecumênico desempenha papel fundamental no sentido de lembrar permanentemente que a essência do cristianismo não são os exclusivismos, mas a diversidade em torno de uma única fé: a fé em Jesus Cristo. O ecumenismo é importante para lembrar constantemente que precisamos ir além de uma Igreja autocentrada, de modo a assumir o testemunho profético que reivindica dignidade de vida para todas as pessoas.

Vale lembrar que o seminário “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI” pretende resgatar a importância da Reforma para a história das Igrejas, a fim de identificar os principais desafios e perspectivas apresentados por este evento para o movimento ecumênico do século XXI. Além disso, o seminário irá tentar resgatar a Reforma como um evento plural que teve a participação de mulheres e homens; identificar as rupturas e tensões presentes no âmbito do movimento da Reforma e as principais heranças teológicas da Reforma; analisar as principais perspectivas e desafios apresentados pela Reforma, em especial, sua compreensão de Igreja, relação Religião/Estado e valores como liberdade de consciência e liberdade religiosa e, finalmente, elaborar um documento conjunto com desafios para a ação pública do movimento ecumênico.

O tema será refletido a partir de três abordagens:

1) A herança da Reforma – abordagem histórica: Dra. Bianca Daebs
2) A Herança da Reforma – abordagem Teológica: Dr. Elias Wolff
3) A herança da Reforma – desafios e perspectivas para nossos tempos: Dr Rudolf Von Sinner

Serviço:
Seminário “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI”

Quando: 22 de agosto de 2017, a partir das 9h00.
Onde: Instituto Bíblico de Brasília - Av. L2 Norte, próximo aos anexos dos ministérios, quase em frente ao Serpro. O acesso é pela rua interna paralela a L2 Norte (acesse pela Via Embaixadas Norte).

Fonte: CONIC


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br